4.1.06

Sobre a Televisão ( citações)


«Não há com certeza nenhuma razão para que os noos totalitarismos se pareçam com os antigos. Governar com garrotes e esquadrões de incendiários, ou através da fome artificialmente fomentada, com detenções massivas, não só se tem mostrado ser desumano…como se tem provado ser ineficiente, e numa era de tecnologia avançada a ineficiência é um pecado contra o espírito santo. Um Estado totalitário realmente eficiente será aquele em que o governo dos todo-poderosos, mais o seu exército de administradores, controlarão uma população de escravos que não necessitarão de ser obrigados uma vez que eles próprios passarão a gostar da sua servidão. Fazer que tal aconteça será sem dúvida um objectivo desses governos.
Aldous Huxley


«Se o homem; às vezes não fechasse soberanamente os olhos, acabaria por não ver aquilo que vale realmente contemplar.»
René Char


«Encontro a televisão muito,mas muito educativa. Cada vez que alguém a acenda, tenho logo vontade de ir para outro compartimento ler um livro.»
Groucho Marx


«Não é por acidente que a televisão seja dominada por um punhado de forças empresariais ou estatais. Tão pouco é casual que a televisão seja utilizada para recrear os seres humanos sob um nova forma que se adequa aos meio comercial e artificial. Uma conspiração de factores económico e tecnológicos fazem isto inevitável.»
Jerry Mander, in «As 4 razões para suprimir a TV»

«As crianças de 4 anos não deveria, ver um único programa de televisão porque isso é altamente prejudicial para eles. Assustam-se mediante as imagens que lhes aparecem e desaparecem constantemente. As crianças de tenra idade sentem-se desorientados e confundidos com a televisão. Num momento em uma criança dessas reconhece na televisão uma certa figura, a primeira coisa que ela queria fazer era brincar com ela, pegá-la, mas acaba por não obter qualquer resposta. Ora a criança precisa de tocar, saborear, cheira e isso a televisão não lhe deixa nem lhe permite.»
Samuel Arango M., jornalista

«É verdade que há intervenções e um controle político ( que se exerce, em especial, mediante nomeações para cargos dirigentes), mas também acontece que, numa época como a actual, com grande precariedade de trabalho e com um exército de reserva de aspirantes desejosos em ingressar nas profissões ligadas á rádio e à televisão, a tendência para o conformismo é maior. As pessoas deixam-se levar por uma forma consciente de auto-censura, sem sequer haver necessidade de chamadas à ordem.»
Pierre Bourdieu


«Ignacio Ramonet demonstra por meio de vário exemplos mais ou menos recentes como um determinada montagem de certas imagens pode construir um acontecimento que nunca ocorreu, mas que o telespectador sente e interpreta como real devido à carga emocional e dramática das imagens. A concorrência entre os meios de comunicação explica porque è que eles procuram o sensacionalismo para atrair as audiências, sendo o menos importante para eles a verificação da verdade da informação.O poder político conhece muito bem estes efeitos e só os controla durante os conflitos armados.»
Ramon Tóston, prof. da Universidad Complutense de Madrid

«A televisão é muito útil. Adormece-me à noite. Mas, na realidade, adormece-me também durante o dia. Esse é que é o problema.»
Um avô…