28.11.05

Como defender-se das agressões da publicidade


A publicidade é uma actividade extremamente agressiva pelo que importa adoptar-nos algumas precauções a fim de não sermos vítimas fáceis do seu assédio, agressividade e intrusão.
Para tanto bastará alguns gestos simples que podem ser seguidos por qualquer indivíduo.Por exemplo :
- cortar o som da TV quando começar o período dedicado às mensagens publicitárias. Gozar as delícias do silêncio.
- recusar os folhetos publicitários distribuídos na rua e na caixa de correio
- voltar ao contrário todos os papéis e os sacos de plástico que contenham mensagens publictárias
- retirar as marcas das roupas que se adquirir
- nunca utilizar nem se referir a nomes de marcas

Quando não houver possibilidade de nos furtarmos à publicidade, então pôr-se a reflectir e a interrogarmo-nos a si mesmo :
- Terei necessidade disto ?
- Terão as pessoas em geral necessidade disto ?

Finalmente pôr-se a pensar sobre o não-dito, sobre o que está oculto na mensagem publicitária, assim como nas consequências sociais e ambientais da produção daquele produto em concreto