16.10.05

Estudo prova-o: aquecimento global favorece furacões


Cientistas de uma universidade norte-americana encontraram novas provas da relação entre o aquecimento global, o aumento dos gases com efeito de estufa e os fenómenos metereológicos extremos registados nos últimos tempos.
Num artigo publicado pela revista Science, investigadores do Centro de Ciências Marinhas da Universidade da Califórnia afirmam que novas provas sugerem que existe uma ligação entre o aumento do dióxido de carbono (CO2) na atmsofera e o aquecimento global que causou fenómenos como os furacões Katrina e Rita – que em finais de Agosto e Setembro se abateram sobre a América Central e do México, causando centenas de mortes e enormes prejuízos.
«A relação entre o clima tropical e os gases com efeito de estufa é particularmente crucial porque as regiões tropicais recebem a maior proporção de luz solar, que actua como aquecedor do resto da Terra», explicou David Lea, um dos autores da investigação.
Segundo o estudo, a energia e a intensidade dos furacões têm relação esteita com a maior temperatura dos oceanos, que tem aumentado, em média, um grau centígrado por ano.

Fonte: JN