27.5.05

Raiz e Utopia



«Raiz e Utopia» foi uma notável revista trimestral que começou a ser editada a partir da Primavera de 1977 pela mão de António José Saraiva, Carlos L. Medeiros e José Baptista, e que se definia como uma revista de «crítica e de alternativas para uma civilização diferente».
Foram publicados vários números, tendo pouco depois a revista ficado a cargo de Helena Vaz da Silva, do Centro Nacional de Cultura.
Ao longo da sua existência a revista conseguiu manter um nível de muita boa qualidade, com textos e ensaios de muito interesse, organizando números temáticos e dossiers sobre vários problemas sócio-culturais.
Publicamos por ora um pequeno excerto do Manifesto Raiz e Utopia que foi publicado no 1º número da revista.

NOTA: Pimenta Negra vai proximamente editar o texto integral desse Manifesto, dado o elevado interesse histórico e cultural de que ele se reveste.


Raiz e Utopia ( manifesto)
Autores:
António José saraiva
Carlos L. Medeiros
José Baptista


Os burocratas, tecnocratas e salvadores políticos dos vários mundos, independentemente das suas diferenças de situação e doutrina, estão empenhados em consolidar um sistema em que a grande maioria dos homens executa mecanicamente as decisões tomadas por alguns. Torna-se cada vez mais urgente restituir a cada homem a sua humanidade, quadriculada e esquartejada num mundo cada vez mais programado.
«Raiz e Utopia» não propões uma nova doutrina no plano político e ideológico em que se exibem os actores do dia. Não contribui para o discurso dominante. Tão-pouco alinha com o que é moda chamar «ciência». Recusa a ilusão do «progresso» considerando que a famosa «marcha da humanidade» é um comboio num túnel em forma de funil. Os problemas de raiz estão hoje escamoteados no discurso tecnoburocrata. É preciso mudar radicalmente a problemática a partir do quotidiano, transformar a atitude do espírito perante as coisas. A utopia não é um impossível: é um norte, a leste ou a oeste das ilusões confortáveis que hoje são servidas como ópio às massas resignadas.