10.3.05

A invenção da bandeira negra.

O dia 9 de Março marca o nascimento histórica da bandeira negra. Não propriamente a dos piratas, mas a que é símbolo do sofrimento e da revolta. Tudo se passou em Paris no ano de 1883.

De início, por volta de 1870, era um simples véu negro que Louise Michel utilizava quando assomava à frente de alguma manifestação operária. Recorde-se que Louise Michel enviuvara duplamente: por um lado, pelo esmagamento da Comuna de Paris, e por outro, pela morte por fuzilamento aos 25 anos do seu amado Théophile Ferre.

Em Paris no dia 9 de Março de 1883, uma multidão avança sobre as padarias e atira-se aos pães que aqueles estabelecimentos guardavam. Uma gravura da época mostra Louise Michel, vestida de preto, no meio dos desempregados revoltados, brandindo uma pequeno haste à qual estava atado o célebre véu preto e sobre o qual se tinha bordado a seguinte frase: « O Pão ou a morte».
Pelo seu acto de ataque às padarias, Louise Michel será condenada a 6 anos de prisão, mas os seus colegas encontraram uma bandeira para erguer, e daí para a frente a bandeira negra flutua nos meetings e nas manifs dos rebeldes libertários.