24.1.05

Vanunu, cientista e prisioneiro de consciência, foi eleito como reitor da Universidade de Glasgow

Os estudantes da Universidade de Glasgow utilizaram o seu voto democráticopara eleger Mordechai Vanunu para o lugar de Reitor, abrindo assim umabrecha no manto de silêncio que mantém Vanunu em semi-prisão assim como acumplicidade internacional à volta da produção massiva e desestabilizadorade arma nucleares por parte de Israel.

O 119º reitor eleito pelos 17.000 estudantes da Glasgow deverá agora serlibertado pelo governo israelita a fim de poder tomar posse do seu cargo,colocando o governo britânico numa posição difícil uma vez que Vanunu foihá anos raptado pelas Mossad numa capital europeia e esteve sequestradoem Londres durante bastante tempo.

Recorde-se que Mordechai Vanunu é um qualificado cientista israelita quedenunciou o Estado de Israel pela posse e produção de armas nucleares.Raptado e sequestrado pelos serviços secretos israelitas numa cidadeeuropeia, ele esteve preso durante anos nas masmorras israelistas etornou-se o mais conhecido prisioneiro de consciência do mundo.

No Outono passado ele foi finalmente libertado, mas por pouco tempo. Depoisde uma entrevista a um jornalista inglês, Vanunu foi finalmente detido pelapolícia do Estado e está incomunicável.University of Glasgow VANUNU 4 RECTOR Campaign

http://www.vanunu4rector.org.uk/