24.6.10

Apresentação do livro A Mobilização Global, breve tratado para atacar a realidade, de Santiago Lopez-Petit(dia 26/6 às 21h na livraria-bar Gato Vadio)

Apresentação no dia 26/6 às 21h. do livro A Mobilização Global – Breve tratado para atacar a realidade, seguido do texto O Estado-Geurra, do filósofo catalão Santiago Lopez Petit , pelo jornalista Rui Pereira, que traduziu o livro para a editora Deriva, acompanhado por António Alves da Silva.

Antes será projectado o filme El Taxista Ful de Jordi Solé.

Local: Livraria-bar Gato-Vadio,
R. do Rosário, 281, Porto

"Só a rejeição total da realidade no-la pode mostrar na sua verdade. Só a rejeição total do mundo nos diz a verdade do mundo. Mas esse gesto radical de rejeição já não é o gesto moderno que, depois da destruição anunciava e preparava um novo começo. Não há começo absoluto porque a «tabula rasa» não nos deixa diante de nenhuma verdade absoluta. A rejeição total da realidade apenas nos oferece «uma» verdade da realidade. Esta é a nossa verdade."
Santiago López-Petit in A Mobilização Global

Filósofo e químico catalão, Santiago López Petit é professor de Filosofía na Universitat de Barcelona e é um dos mais interessantes pensadores actuais. Recebeu influências de autores como Deleuze e Foucault, e do marxismo italiano, por via da Autonomia Operária. Na sua obra ele propõe uma crítica radical do nosso presente. Santiago López Petit foi um dos muitos participantes das lutas autónomas que se desenvolveram nos anos 70 em várias cinturas industriais nas cidades europeias. No deserto que se seguiu após a derrota, López-Petit tem ensaiado construir uma nova filosofia, uma filosofia que, uma vez esgotadas as velhas categorias de luta operária, consiga revitalizar a política a partir de uma perspectica radical.


Este livro destina-se a uma coisa: a realidade A nossa realidade, esta realidade que coincide com o capitalismo. Dizer realidade capitalista é, portanto, redundante. Hoje, a situação tornou-se capitalista, e não deixa nada para fora. Consideramos esta realidade como um facto absoluto, na sua necessidade interior, mostrando como ela é, e como funciona. Ao revelar esta verdade ganhou inúmeros conceitos, especialmente a mobilização global é utilizado para descrever a globalização neoliberal e que é comercializado como o verdadeiro fundamento da própria realidade. Novas definições são então avançadas, tais como a democracia, enquanto articulação entre o Estado-guerra e o fascismo pós-fascismo, ou o poder como poder terapêutico. A realidade, porém, ao separar-se em sua implantação, ao sair da tautologia, mostra também suas fraquezas. Coloca, igualmente, diante de nossos olhos a nova questão social : o mal-estar
.


Ver ainda um anterior post sobre o livro,
AQUI

Consultar ainda a revista Espai en Blanc, de que o filósofo é um dos principais colaboradores: