28.3.07

Anti-fascistas vencem as eleições na Faculdade de Letras de Lisboa

As eleições, ontem realizadas, para a associação de estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa, onde ultimamente se tem vindo a notar uma estranha movimentação dos grupelhos ligados à extrema-direita, e que incluiu inclusivamente a apresentação de uma lista conotada com esse sector político, deram uma estrondosa derrota para os sequazes de Salazar e Mussolini. A lista X ( de extrema-direita) recolheu 81 votos ao passo que a lista U, anti-fascista, contou com 818 votos, saindo vitoriosa.

Viva quem muda sem ter medo do escuro
Está, entretanto, marcada para amanhã ( dia 29 de Março) uma sessão-debate sob o título «Viva quem muda sem ter medo do escuro» com a participação de Eduarda Dionísio (antiga aluna da FLUL), José Mário Branco (músico, aluno da FLUL) e a Associação SOS Racismo ( o debate realiza-se às 15h30m, dia 29 de Março, no Bar da Esplanada, Faculdade de Letras de Lisboa)

Entretanto reproduz-se um Manifesto que esteve a circular na referida faculdade e com o título «Por uma escola livre e sem racismo»



MANIFESTO - Por uma escola livre e sem racismo


(A todos os Estudantes, Funcionários e Professores)



A Faculdade de Letras tem um passado de luta pela liberdade, contra a opressão, a discriminação e a ignorância que não pode ser esquecido. Desde a luta contra o fascismo em tempos de ditadura ao activo movimento estudantil por uma escola aberta a todos, a faculdade marcou a sua presença. Ao longo da História, estudantes, professores e funcionários manifestaram-se contra as guerras, as desigualdades, o racismo, a xenofobia, o fechamento e a intolerância, existentes dentro e fora da escola.


A nossa faculdade sempre soube olhar para fora, sempre soube que através do conhecimento se combatem preconceitos mais obscuros e absurdos da nossa sociedade. A Faculdade de Letras é isso mesmo, a experiência do ensino, do conhecimento e da partilha da diversidade cultural, expressão da humanidade. É o espaço onde tem lugar o estudos das várias Línguas, das diversas Culturas, das Artes e das relações que mantêm entre si, da discussão, da crítica e do pensar, da análise da História, das pessoas e dos lugares. Aqui conquista-se o espaço para a diversidade e para um mundo mais justo, livre e consciente.


Não podemos, portanto, assistir passivamente às discriminações racistas e a tentativas de intimidação de que têm sido alvo estudantes dentro da faculdade ou a folclóricas mas preocupantes manifestações neonazis como a que assistimos na passada quinta-feira, dia 15 de Março, dentro do nosso espaço escolar. Não podemos compactuar com ideias fascistas e discriminatórias, fechando os olhos às ameaças de violência e ao mal-estar vivido pelos nossos colegas no dia-a-dia da faculdade. Só a ignorância, o conformismo, a passividade e o vazio cultural deixam espaço à intolerância e favorecem a cultura do medo e os novos obscurantismos.A liberdade de expressão é inconciliável com a discriminação e a apologia da desigualdade. É por isso que este espaço, que é nosso e é de todos, foi, tem de ser e será um espaço de liberdade e respeito, desde os bares aos corredores, passando pelas salas de aula, centros de investigação e bibliotecas, bem como todos os lugares em que decorre a vida associativa, departamental e institucional desta faculdade.


Todos nós, que estudamos e trabalhamos aqui e aqui vivemos e convivemos, mulheres e homens de diferentes idades, nacionalidades e cores, podemos e devemos tornar a Faculdade de Letras um lugar sem racismo e sem discriminação, um espaço realmente aberto a todos, onde todos possam estudar e trabalhar em liberdade


Fonte:
http://livrodeestilo.blogspot.com/index.html


Consultar ainda: