7.1.09

Procuram-se novos elementos para os Ritmos de Resistência, uma banda de samba de Lisboa formada por activistas sociais




A Banda de Samba de Lisboa procura novos membros!

*Tum Tum ta ta Tum Tum ta Tum Tum Tum ta ta Tum ta ta*

Já ouviste falar dos Ritmos de Resistência?
Gostarias de te juntar a nós?


A Banda de Samba de Lisboa procura novos membros!

Fazemos parte dos “Rhythms of Resistance”, uma rede internacional de bandas que partilham uma orientação política comum (baseada nosprincípios políticos da PGA- Peoples' Global Action) e que fazem uso dos seus ritmos em manifestações e iniciativas de acção directa.

Não pretendemos apenas criar festas ou pequenos Carnavais; confrontamos e criticamos os sistemas de dominação e apoiamos quem luta contra a exploração, discriminação e opressão, tentando transmitir uma energia de força solidariedade e acção criativa.

Os ensaios habituais têm lugar à 4ª feira às 18h no Centro Social daMouraria (CSM) – Grupo Desportivo da Mouraria, Travessa da Nazaré, nº12(metro Martim Moniz) e a primeira quarta de cada mês é dedicada à recepção de novas pessoas.

Aparece esta 4ª feira, 7 de Jan. às 18h, no CSM, para participares no nosso ensaio, ficares a conhecer-nos e quem sabe juntares-te a nós.

Senão puderes vir mas quiseres participar na banda ou tiveres sugestões de acções onde a banda possa participar envia e-mail parasambalisboa@gaia.org.pt.

*Tum Tum ta ta Tum Tum ta Tum Tum Tum ta ta Tum ta ta ta*

Ritmos de Resistência Lisboa:
http://gaia.org.pt/ritmosresistencia



Rhythms of Resistance:
http://rhythms-of-resistance.org/spip/

População da Peneda-Gerês contesta o plano estatal de reordenamento que privilegia o "eco-turismo" em detrimento das actividades humanas tradicionais

As populações locais do Parque nacional da Peneda-Gerês sentem-se ameaçadas pelo novo Plano de Reordenamento do território imposto pelo Estado pois a sua aplicação significaria o fim da pastorícia, das "vezeiras", da utilização dos baldios comunitários, etc... pois o objectivo que se pretende privilegiar é o maldito "eco-turismo", relegaando para segundo lugar, ou mesmo eliminando, as actividades humanas tradicionais. Para o efeito organizaram-se e criaram uma estrutura própria: a "Comissão Peneda-Gerês-Com-Gente".

"No dia 28 de Novembro de 2008, em Campo do Gerês, realizou-se uma reunião nela participando gente daquela freguesia, de Rio Caldo, Vilar da Veiga, Ermida, Germil, Covide, S. João da Cova, Louredo e Castro Laboreiro.
Nesta reunião decidiu-se o seguinte:Que a comissão passa a designar-se por Comissão Peneda-Gerês-Com-Gente.
A Comissão é constituída por:
- António Campos (Juiz da Vezeira da Ribeira)
- António Pires (Presidente da JF de Campo do Gerês)
- António Principe (Presidente da JF de Vilar da Veiga)
- Domingos Fujaco (Presidente da JF de Covide)
- Filipe Mota Pires (Comissão de Baldios de Vilar da Veiga)
- José Carlos Pires
- Luís Filipe Pires (Secretário da JF Campo do Gerês)
- Manuel António Sousa (Vezeira de Vilar da Veiga)
- Manuel Ferreira (Presidente da JF de Rio Caldo)
- Severino Fernandes (Vezeira de Rio Caldo)


São objectivos da Comissão fazer suspender o processo de revisão do Plano de Ordenamento do PNPG e iniciar um novo processo de revisão que possa
- Defender os direitos e interesses das populações locais, consagrados desde tempos imemoriais através de usos e costumes;
- Defender um plano de ordenamento que valorize o território e as populações locais;
- Ver reformulados os vectores do desenvolvimento sócio-económico do território.

Somos um grupo de pessoas que nasceram e vivem no território do PNPG


Debate sobre a linha do Tua em Bragança ( dia 17 de Jan. às 14h.) promovido pelo Movimento Cívico pela Linha do Tua



Debate - Linha do Tua
17 de Janeiro de 2009, Auditório Municipal Paulo Quintela, Bragança.
Organização: Movimento Cívico Pela Linha do Tua

Linha do Tua percorre um vale magnífico!
Qualquer que seja a estação do ano, o rio e a linha, lado a lado, permitem paisagens de sonho, quase irreais. Além do valor natural e histórico, é possível aproveitar todo o potencial da linha sem a destruir, contribuindo para o desenvolvimento e orgulho da população local.



Consultar:

Percursos a pé

Realiza-se no próximo Sábado o 1º módulo de formação em Direitos Humanos promovido pelo Observatório dos Direitos Humanos



Realiza-se no próximo Sábado, dia 10 de janeiro de 2009, a partir das 15h. o primeiro módulo de formação do Observatório dos Direitos Humanos, a ter lugar na sede do SOS Racismo na cidade do Porto.



Quem quiser comparecer, por favor confirme, enviando um mail para
dh.observatorio@gmail.com


http://www.sosracismoporto.blogspot.com/

http://observatoriodireitoshumanos.net/contactos.html


O Observatório dos Direitos Humanos (ODH) é uma frente de acção interassociativa que visa contribuir para a denúncia das violações dos direitos fundamentais em Portugal, bem como para a sua protecção e promoção.
O ODH não é uma instituição, mas sim o resultado de uma parceria alargada de diversas organizações sociais comprometidas com a defesa de um ou mais direito fundamental, que nasceu por iniciativa do Movimento Humanista a partir de uma proposta apresentada nas Jornadas da Não-Violência (Porto, 29/03/2008).
O ODH visa também potenciar a acção conjunta das organizações parceiras, facultando-lhes informação sobre os conflitos sociais e propiciando-lhes um âmbito comum para o intercâmbio e planeamento de campanhas e actividades.
Quais são os objectivos do ODH?
O ODH pretende monitorizar a situação dos direitos humanos em Portugal, denunciando os seus atropelos e promovendo o seu respeito, de forma a contribuir para a erradicação de todas as formas de violência (física, económica, racial, religiosa, sexual e psicológica) da sociedade portuguesa. Com a sua acção, o ODH pretende também difundir os direitos fundamentais, tratando de que os mesmos se incorporem na cultura portuguesa como valores centrais, orientando a conduta quotidiana de indivíduos e organizações