4.3.06

Professor que comparou Bush a Hitler recebe apoio dos alunos



Os estudantes de uma escola secundária do Colorado deixaram hoje as salas de aula em protesto contra a suspensão de um professor, decidida pela direcção da escola, por aquele ter comparado o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, com o ditador nazista Adolf Hitler.


Cerca de 150 alunos da escola secundária Overland, em Aurora, gritaram palavras de ordem e saíram das salas em solidariedade ao professor Jay Bennish que, numa aula no passado dia 1 de fevereiro, disse que "algumas pessoas comparam Bush a Hitler".
.
Acontece que um aluno gravou a explicação de Bennish na aula em que se discutiu o "Discurso do Estado da União" pronunciado dois dias antes por Bush no Congresso dos Estados Unidos e começou a divulgar a gravação.
.
Já em Parsippany, Nova Jersey, as autoridades de outra escola se reunem-se hoje para analisar o caso do professor Joseph Kyle. Na aula de Política, ele propôs "julgar" o presidente por crimes contra a humanidade como os ataques a povoações civis e o tratamento cruel de prisioneiros. De acordo com o projetco da turma, alguns estudantes representariam os papéis de acusadores e outros os de advogados defensores, outros ainda o de testemunhas, enquanto cinco docentes formariam um " Tribunal Internacional de Justiça".
De acordo com o presidente do Conselho Escolar, Robert Perlett, participarão da reunião o diretor da escola, o superintendente interino, a sua adjunta e o vice-presidente do Conselho. Kyle não foi convidado...