9.7.07

Uma vaia monumental põe Sócrates a ridículo

Um espectáculo dentro de outro espectáculo!

O primeiro-ministro português, o ex-engenheiro José Sócrates, foi alvo de uma monumental vaia pelas 40.000 pessoas presentes na cerimónia-espectáculo da nomeação das sete maravilhas do mundo realizada no passado Sábado no estádio da Luz, em Lisboa.
A onda de assobios foi de tal ordem que foi motivo de galhofa geral dentro do recinto desportivo e passou a ser tema de conversa obrigatória em todo o país, desde os cafés aos media. Não só pelo ridículo da situação como pela desautorização popular lançada à figura do governante e líder do principal partido político português actualmente com maioria absoluta dos deputados no Parlamento.
A reacção popular condiz com a realização de uma grande manifestação de trabalhadores realizada na passada 5ª feira em Guimarães e a greve geral do dia 30 de Maio contra as políticas anti-sociais levadas a efeito pelo Governo Sócrates com efeitos desastrosos nas condições de vida da população em geral, em contraste com o chorudos lucros dos bancos e das principais empresas nas mãos dos grupos económicos que controlam a economia portuguesa.

Como dizia já o velho Eça:
"Este governo não cairá porque não é um edifício; sai com benzina porque é uma nódoa."

Não resisto a reproduzir aqui um excerto de um post acerca do mesmo assunto que encontrei no excelente blogue «estrelinha ajuizada» sob o sugestivo título «Monumental vaia – a 8ª maravilha»:


«Ontem José Sócrates em mais uma “Festa da Democracia” foi copiosamente vaiado no Estádio da Luz durante a gala das 7 Maravilhas do Mundo. À atenção do senhor Comissário Político do PS em Lisboa, perdão, do senhor Governador Civil, por mais esta manifestação ilegal. As câmaras de vigilância do estádio estavam ligadas? Vai dar muito trabalhinho identificar todos aqueles milhares que assobiaram. Não vão ser favas contadas como em Braga onde eram só meia dúzia de manifestantes, perdão, de “foliões”… (...)»


Aproveitamos para anexar uma fotomontagem que fomos retirar ao blogue O Bitoque, aproveitando o momento, para recomendar a sua consultar regular:

A estátua norte-americana também foi vaiada!

Mas não foi só Sócrates que foi vaiado. Também os Estados Unidos não passaram incólumes à crítica da assistência do espectáculo: quando foi mencionada a estátua da liberdade como uma das candidatas às setes maravilhas do mundo escutou-se de imediato uma enorme assobiadela, só ultrapassada pela que foi dirigida ao Sr. Sócrates. Este facto foi objecto de notícia no New York Times cujo autor associou inteligentemente a vaia à contestação e crítica do povo português ( não confundir com o servil e bajulador governo de Durão Barroso e acólitos) contra a invasão e a ocupação pelo exército dos Estados Unidos da América do território do Iraque.

(informação e vídeo obtido por via do blogue Renas e Veados )


Para assistir ao filme dos acontecimentos, nada melhor que ver este video:



A estátua da pseuda-liberdade americana que não foi aceite no concurso das sete maravilhas do mundo.




Climas, um filme de Nuri Bilge Ceylan vai passar em Barcelos ( 11 de Julho) por iniciativa do cineclube local

Cineclube de Barcelos: http://www.zoom.pt/


11 de Julho às 21:45 no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos – sessão de cinema com o filme Climas, de Nuri Bilge Ceylan


Sinopse:
Isa e Bahar são duas figuras solitárias arrastadas pelo seu clima interior eternamente em mudança. E em perseguição de uma felicidade que já não lhes pertence. "Climas", Prémio da Crítica Internacional em Cannes, é a quarta longa-metragem de Nuri Bilge Ceylan e conta a história de uma ruptura sentimental, ao sabor das estações, a história de um canalha, que se inscreve na tradição de Bergman e Antonioni. O filme é protagonizado pelo próprio realizador e pela mulher, Ebru Ceylan.



Crítica:
A confirmação - se fosse preciso, depois de "Clouds in May" e "Longínquo" - de que há aqui cineasta, Nuri Bilge Ceylan. "Climas" talvez seja o filme mais "antonioniano" ou mais "rosselliniano" do realizador turco - por causa do casal, da incomunicabilidade, da espera, em vão, por sinais... - mas é-o sem jogo referencial (ou reverencial).E há um suplemento de angústia e crueldade nestas paisagens de inverno que gelam as relações entre um homem e uma mulher: este homem e esta mulher são interpretados por Nuri Bilge Ceylan e Ebru Ceylan, o realizador e a sua esposa. Nuri não terá feito por acaso. Nem pode estar inocente da inquietação que assim provoca no espectador. Que pensará: uma ficção? O documentário de exposição de um divórcio? O anúncio de um divórcio que há-de vir? ( Vasco Câmara, Jornal Público)

Cineclube de Barcelos:
http://www.zoom.pt/

A ZOOM é uma Associação Cultural, sem fins lucrativos, com sede em Barcelos, tendo como actividade principal a exibição cinematográfica, com o objectivo de promover e divulgar o cinema, organizando mostras e ciclos cinematográficos (com destaque para o cinema português e europeu). Pretende ainda promover a realização e divulgação de projectos, actividades e produtos culturais, bem como formação, nas áreas da música, artes plásticas, fotografia, vídeo e multimédia.

Atenção mochileiros: abriu o Andarilho, um hostel na cidade do Porto para toda a gente

O Andarilho, o novo hostel na cidade do Porto


A cidade do Porto ( ou Oporto, como os anglo-saxónicos costumam dizer) já tem mais um local de alojamento com preço reduzido especialmente a pensar nos viajantes-mochileiros (backpackers) que passarem pela cidade.

O novo hostel chama-se simbolicamente Andarilho e situa-se na Rua Firmeza, nº 364 (
andarilhohostel@gmail.com), Porto.
Trata-se de um hostel espaçoso, com beliches, cozinha, sala de estar, esplanada, etc, condimentos suficientes para permitir uma grande autonomia aos viajantes.

Consultar:
http://www.andarilhohostel.com/


No Porto existem muitas pensões, residenciais, e albergues cujos preços são muito reduzidos. Outro hostel, vocacionado para viajantes independentes, situa-se na parte velha do burgo ( junto à torre dos clérigos):

Oporto Poets Hostel
Travessa do Ferraz, 13


Recorde-se que a rede de Hostels está implantada por muitos países e baseia-se em preços reduzidos e grande convivialidade entre os seus utilizadores.


Outros hostels em Portugal:

Rising Cock ( em Lagos)
Travessa do Forno, 14, Lagos
www.risingcock.com

Last Poets hostel ( em Lisboa)
Rua do Duque, 41
http://www.lisbonpoetshostel.com/index.php


Oasis Mansion ( em Lisboa)
R. de Santa Catarina, 24, Lisboa
www.hostelsoasis.com


Cascais beach hostel (em Cascais)
R. da Vista Alegre nº 10, Cascais
www.cascaisbeachostel.com


Alguns hostels em Espanha:

Los Amigos hostel ( em Madrid)
Campomanes, 6 – 4º izq
www.losamigoshostel.com

HelloBCN hostel ( em Barcelona)
Calle Lafont 8
www.hellobcnhostel.com

Home Guest-house ( em Barcelona)
Calle Hedilla, 58
www.likeathome.net

Pere Tarrés ( em Barcelona)
www.peretarres.org/alberg


Home hostel ( em Valência)
Plaza Vincent Iborra
www.likeathome.net



Lolo Urban House ( em San Sebastien/Donostia)
Boulverd, 26, 1º izq
www.enjoyss.com


Oásis ( em Sevilla)
Plaza de la Encarnacion, 29
http://www.oasissevilla.com/en/default.html


Oásis ( em Granada)
Placeta Correo Viejo, 3
http://www.oasisgranada.com/en/default.html



The Melting Pot Backpackers ( em Málaga)
Paseo de Salvador Rueda, 9

The Melting Pot Backpackers ( em Tarifa)
Calle Turriano Grácil, nº 5





Jardins botânicos existentes em Portugal

Jardins Botânicos são áreas protegidas, constituídas, no seu todo ou em parte, por colecções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação da flora regional, acessível ao público, servindo à educação, à cultura, ao lazer e à conservação do meio ambiente.


Jardim Botânico do Porto
Departamento de botânica Dr. Gonçalo Sampaio
R. do Campo Alegre, 1991, Porto
http://www.fc.up.pt/bot/Jardim/jardim.htm


Jardim Botânico do Porto organiza ateliers este Verão para crianças

Jardim Botânico do Porto, que reabriu recentemente ao público depois de um ano de obras de requalificação, está a promover durante o mês de Julho, um conjunto de ateliers de Verão dirigidos a crianças. Estes Ateliers funcionam em dois turnos distintos consoante a idade dos participantes, das 9h30 às 12h30 (6 a 9 anos) e das 14h00 às 17h30 (10 a 12 anos), os ateliers pretendem dar a descobrir aos mais novos as vertentes botânica, histórica e literária do jardim.O primeiro atelier realizou-se entre o dia 2 e 6 de Julho e intitulou-se "Vamos Conhecer o Jardim Botânico". Como o nome indica, os participantes são motivados, sobretudo, para a observação da flora e fauna do jardim, de forma a descobrirem a vida que este encerra. De 9 a 13 de Julho, realiza-se o atelier "Um Conto no Jardim", no qual as crianças vão conhecer o conto "O Rapaz de Bronze", de Sophia de Mello Breyner Andresen, incluindo os cenários da história e a própria vida da autora. A escritora residiu na antiga Quinta do Campo Alegre, o actual Jardim Botânico do Porto, estando essa vivência bem presente na sua obra.
O último atelier designa-se por "Arte no Jardim" e vai ter lugar de 16 a 20 de Julho. O objectivo é identificar espaços e materiais do jardim, para que com eles os participantes concebam instalações a expor em diferentes cenários. As crianças são convidadas a explorar materiais recicláveis e a tirar partido dos elementos da natureza numa dinâmica artística.
O Jardim Botânico foi reaberto ao público em Maio último, depois de concluída a primeira fase do projecto de requalificação paisagística e infraestrutural de que está a ser alvo. Nos quatro hectares do jardim e respectivas estufas, os visitantes têm ao seu dispor espécies vegetais de inegável valor científico, desde plantas tropicais a cactos, roseirais e sebes de japoneiras, passando por exemplares raros de carvalhos, tulipeiras, magnólias e camélias. A antiga Quinta do Campo Alegre, integrada em 1951 na U.Porto e actualmente administrada pela sua Faculdade de Ciências, é ainda um lugar de referência na vida e obra dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A..


Jardim Botânico de Coimbra
Departamento de botânica da Universidade de Coimbra
Calçada Martins de Freitas – Arcos do Jardim – Coimbra
consultar aqui



Jardim Botânico d’Aguda
Calçada da Aguda, em Lisboa
www.isa.utl.pt/jardim



Jardim Botânico de Lisboa

Museu Nacional de História Natural/Jardim botânico
R. escola Politécnica 58, Lisboa
http://www.jb.ul.pt/



Jardim botânico da Madeira

Caminho do Meio – Bom Sucesso – Funchal
www.sra.pt/jarbot

Parques ecológicos/florestais e biológicos


Parque biológico da Gaia
Local: freguesia de Avintes, no concelho de Vila Nova de Gaia
http://www.parquebiologico.pt/



Parque biológico da Serra das Meadas
Parque Biológico da Serra das Meadas
Câmara Municipal de Lamego
Rua Padre Alfredo Pinto Teixeira. 5100
http://www.cm-lamego.pt/index_2.htm



Parque ecológico do Funchal
Jardins do Monte - Estrada Regional 103, nº 259
Consultar: aqui, aqui, aqui


Parque Florestal de Monsanto
Localização: Auto-Estrada de Lisboa-Cascais; Estrada do Alvito; Estrada 24 de Janeiro; Estrada da Serafina; Estrada de Montes Claros; Pina-Manique; C.R.I.L. ( Sector Ocidental da Cidade de Lisboa)
http://www.cm-lisboa.pt/monsanto/?id_categoria=13