11.5.09

Absolvidos em Guimarães os sindicalistas acusados de promoverem uma manifestação ilegal (!!!) contra o Governo de Sócrates

O Tribunal Judicial de Guimarães absolveu os quatro sindicalistas que estavam acusados pelo Ministério Público de um crime de desobediência. Adão Mendes, Francisco Vieira, José Cunha e Margarida Leça estavam acusados de promoverem uma manifestação contra o Governo em Outubro de 2006, junto ao Centro Cultural Vila Flor.

Na sua decisão, o Tribunal considerou não haver razão para condenar os arguidos pela razão simples de que não houve desobediência como se prova pelo facto de nunca ter havido, por parte das autoridades presentes no local, ordem de dispersão aos manifestantes

Inaugurado em Lisboa o maior centro de precariedade da Europa

Os Precários-Inflexíveis melhoraram ontem à noite a programação do primeiro dia no novo centro comercial Dolce Vita Tejo, propagandeado como o maior do país. Levámos fita vermelha e tesoura e fomos dar mais colorido à festa. Para nós, esta foi a verdadeira inauguração, a inauguração da maior concentração de precários de Portugal.

A publicidade transformada em notícia vende-nos este novo mega-espaço comercial como um grande investimento em tempos de crise e fala-nos de 5 mil “postos de trabalho directos”. Compreendemos e sabemos na pele a importância que tem - para cada pessoa que começou a trabalhar neste espaço - o facto de ter um trabalho. Mas falta falar das condições de trabalho, dos direitos destes novos milhares de precários. E faltaria ainda dizer que a estes grandes centros comerciais, capturando facilidades e apoios vários, corresponde o estrangulamento de outras formas de comércio e, portanto, de quem neles trabalha.

Somos cada vez mais precários, mais desempregados, mais mal-empregados. A ideia de que mais vale ser precário que desempregado não convence ninguém. Não é assim que se pode esperar sair da tal crise ou contribuir para o progresso do país. O Dolce Vita Tejo é mais uma contribuição para o baixar contínuo da fasquia dos direitos de quem trabalha.

Passado o frenesim unanimista das primeiras horas, esperamos agora que se contem as outras histórias: as histórias de quem trabalha no Dolce Vita Tejo sem direitos.

Livraria Letra Livre está na Feira do Livro de Lisboa

A Livraria Letra Livre participa na Feira do Livro de Lisboa, de 30 Abril a 17 de Maio. O seu pavilhão ficará situado na ala direita do Parque Eduardo VII Pavilhão DI 02.
Além de livros de fundos e esgotados levaremos a representação de pequenas editoras independentes: &etc, Angelus Novus, Averno, Black Sun, Edições Mortas, Íman, Opera Omnia.

Horário

De 2ª a 5ª feira, a Feira do Livro abre às 12h30 e encerra às 20h30.

Às sextas-feiras e vésperas de feriados, 12h30-23horas

Sábados das 11h-23horas

Domingos 11h-22horas
http://www.letralivre.com/



O livro Caravana, de Rui Manuel Amaral (edição da Angelus Novus), encontra-se no pavilhão da Letra Livre.

Mais informações sobre "Caravana" aqui:

Ecomuseu do Seixal: actividades para o mês de Maio incluem passeios, encontro de embarcações tradicionais de todo o país (dias 22 a 26) e concertos



O EMS funciona como um conjunto de constituintes (núcleos e extensões) cujo aproveitamento museológico se destina ao cumprimento da missão e objectivos programáticos comuns, referentes ao território e à população do concelho do Seixal.Dependem ou interagem entre si e têm por base de funcionamento a circulação e partilha de informação e a gestão integrada de serviços.
Os núcleos são sítios ou espaços de propriedade e tutela municipais, musealizados ou com aproveitamento museológico.
As extensões são sítios ou patrimónios integrados em espaços de tutelas mistas, com parcial aproveitamento museológico.




Passeios no Tejo em barcos tradicionais


O Ecomuseu Municipal do Seixal, em parceria com o Museu de Marinha, promove a partir de Abril passeios fluviais no rio Tejo em embarcações tradicionais. Como complemento da visita ao Museu de Marinha, poderão os seus visitantes participar numa navegação, no Tejo e no tempo, a bordo de um dos últimos exemplares de embarcações tradicionais que em tempos coloriram este rio e as suas margens.
Os passeios terão lugar nas seguintes datas:
29 de Abril;
13 de Maio;
15 de Junho;
14 de Julho;
27 de Julho;
12 de Agosto;
26 de Agosto;
09 de Setembro;
24 de Setembro;
08 de Outubro.
As marcações são feitas através do Museu de Marinha:
telefone: 21 366 0224 / 21 362 00 19





Encontro de embarcações tradicionais na baía do Seixal


De 22 a 26 de Maio, o EMS reúne no Seixal dezenas de embarcações tradicionais oriundas de várias zonas do país e ainda da Galiza. Esta iniciativa decorre no âmbito do Maio Património, um conjunto de iniciativas que, no concelho do Seixal, assinala o Dia Internacional dos Museus, o 27º Aniversário do EMS e a Noite dos Museus.

O 3º Encontro de embarcações tradicionais na baía do Seixal, organizado pela Câmara Municipal do Seixal, através do seu Ecomuseu, tem como principais objectivos:
- A protecção e a valorização do património marítimo e fluvial, em particular das embarcações tradicionais, enquanto recursos de desenvolvimento, divulgando-os nos âmbitos nacional e internacional;
- A promoção da cultura marítima e a valorização do património natural e cultural do estuário do Tejo;
- A promoção de parcerias para o desenvolvimento de profissões ligadas ao mar com especial ênfase na importância da formação profissional para assegurar os saberes-fazer associados à navegação e à manutenção das embarcações tradicionais;
- O alargamento de públicos interessados em acontecimentos náuticos e em práticas de cultura associadas a espaços ribeirinhos e ao estuário do Tejo, nomeadamente a bordo de embarcações tradicionais e de recreio.



Em Maio, venha viver o património com o Ecomuseu Municipal do Seixal numa noite especial (16 e 18 de Maio)


Descubra o património de uma forma diferente, visitando os museus numa noite muito especial, a Noite dos Museus. A 16 de Maio, sábado, para comemorar, o Ecomuseu promove um concerto pelo Eire Trio, que terá lugar no Núcleo da Mundet, no Seixal. Eleonor Picas, na harpa, Flávio Azevedo, no violino e Rui Leal, no contrabaixo, animarão um serão diferente, que pode continuar com a visita às exposições em exibição.

No dia 18 de Maio, comemoramos o Dia Internacional dos Museus e o 27º Aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal, com um concerto pela Escola de Jazz e Música Moderna de Almada-Seixal, no Núcleo Naval, em Arrentela. Venha ouvir boa música e cantar os parabéns ao Ecomuseu. Contamos consigo!



O concelho de Vinhais passa a ser um ecomuseu


O concelho de Vinhais foi transformado em Ecomuseu, com o objectivo de melhor aproveitar os seus recursos naturais e humanos, passando o território a ser visto como um museu vivo

Trata-se de uma área com mais de 694 quilómetros quadrados e 35 freguesias, que a Câmara quer promover como um Ecomuseu, ou seja um espaço natural e um verdadeiro museu vivo.

O projecto do Ecomuseu tem como objectivo divulgar os principais recursos e a identidade do concelho, nomeadamente a natureza, as tradições, actividades económicas, o património arquitectónico e histórico. A ideia é levar os visitantes às aldeias e sítios onde estão essas riquezas.

As adegas de S. Jumil, os fornos de cal e a Lorga de Dine e o Cerro de Penhas Juntas são alguns dos elementos históricos do concelho de Vinhais que podem ser observados e conhecidos neste Ecomuseu. Este espaço, situado no cume da Ciradelha (um dos pontos mais altos do município), visa dar a conhecer os pontos de interesse turístico espalhados pelo Mundo Rural, através de painéis explicativos, convidando os visitantes a deslocarem-se aos locais.

O ecomuseu pretende fugir ao conceito de museu tradicional, mostrando as peças sem as tirar do seu ambiente natural.

Ao todo, serão divulgados cerca de duas dezenas de sítios com alguma história e com ligações profundas às raízes do concelho, como moinhos, complexos mineiros, templos, museus tradicionais e cozinhas tradicionais de fumeiro.

O Castro da Ciradelha, situados a noroeste da vila, guardam as memórias de um local estratégico defensivo, conhecido ao longo dos séculos como Cidadela. Este povoado, que assenta em estruturas proto-históricas, que remontam à Idade do Bronze, julga-se que terá dado origem ao povo de Vinhais.
Para encontrar mais vestígios sobre a ocupação castreja, a Câmara local já está a levar a cabo sondagens arqueológicas naquela área. O objectivo é encontrar materiais dessa época e classificá-los, para serem expostos no Centro Interpretativo.

Um novo roteiro turístico, designado “Destinos com História”, foi agora lançado, apresentando 24 monumentos e locais de interesse turístico do concelho.

No Roteiro são apresentados os solares, como o Solar da Corujeira, Solar dos Condes de Vinhais, dos Sarmento, de Estêvão de Mariz, a hospedaria de Rio de Fornos, que era o Solar dos Morgados de Rio de Fornos, os pelourinhos de Vinhais, Ervedosa e Vilar Seco de Lomba, o Castelo de Vinhais, a igreja de São Facundo, que é uma das mais antigas igrejas da diocese, o complexo do Seminário de Vinhais, as igrejas da Moimenta e Tuizelo, o Templo da Senhora dos Remédios, a casa dos antigos Paços Medievais, que já foi cadeia e é, actualmente, a Casa da Música de Vinhais. No guia está também a Casa da Vila.