12.2.10

Terra Viva distribui gratuitamente roupa aos sem-abrigo


Com a colaboração do MPDP (Movim.Pop.Desempregad@s e Precári@s) e do SOV(sindic.ofícios vários)da AIT/sp (anarco-sindicalistas), o Terra Viva- Associação de Ecologia Social continua a distribuir gratuitamente roupa e agasalhos diversos (de criança, de senhora e de homem) a famílias e trabalhadores/as desempregad@s e precári@s ou simplesmente mais necessitados, com ou sem abrigo, e moradores/as mais necessitados da Zona Histórica do Porto ou de outras zonas com maior índice de desemprego e de exclusão social.

A ROUPA EM DISTRIBUIÇÃO RESULTA DE VÁRIAS DOAÇÕES PARTICULARES E DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES, NO SEGUIMENTO DO NOSSO APELO EM DEZEMBRO PASSADO DE APOIO A TRABALHADORES SEM-ABRIGO QUE SE ENCONTRAVAM PRECARIAMENTE ABRIGADOS DA CHUVA NO ANTIGO "Mercado do Anjo"(Pr.de Lisboa) E QUE NA SUA MAIORIA JÁ SE ENCONTRAM ALOJADOS EM PENSÕES OU "COMUNIDADES DE HABITAÇÃO" COM APOIO DA Seg.Social E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES LOCAIS


NOTA-COMENTÁRIO A ALGUMAS INFUNDADAS ACUSAÇÕES ( de J.P.)

POR FAVOR NÃO NOS CHAMEM NEM "ASSISTENCIALISTAS" NEM "CARITATIVOS" PORQUE NÃO O SOMOS!
PORQUE NEM TEMOS QUE RESPONDER A NECESSIDADES ESTATÍSTICAS "SOLIDÁRIAS" GOVERNAMENTAIS NEM SOMOS RAT@S DE SACRISTIA CARITATIV@S PARA TENTAR REDIMIR OS NOSSOS (EVENTUAIS)"PECADOS"...NEM PRETENDEMOS CAÇAR VOTOS PARA NENHUM PARTIDO OU LUGARZINHO NO POLEIRO DOS PODEROSOS!!!

LIMITAMO-NOS A TENTAR RESPONDER ,CONJUNTAMENTE COM AS SOLIDARIEDADES
POSSÍVEIS DE MOBILIZAR, A NECESSIDADES REAIS E URGENTES DE PESSOAS REAIS ÀS QUAIS NOS UNEM SENTIMENTOS DE PARTILHA, DE APOIO, DE INDIGNAÇÃO PESSOAL E SOCIAL QUE NÃO CABEM EM NENHUMA "TÉCNICA" DE "INTEGRAÇÃO SOCIAL"(?).

SOMOS SIM SOLIDÁRI@S E (ECO-)LIBERTÁRI@S E ACREDITAMOS NOS VALORES DO APOIO MÚTUO - ATÉ PORQUE A MAIORIA DE NÓS, JOVENS E MENOS JOVENS, SOMOS IGUALMENTE DESEMPREGAD@S, PRECÁRI@S ou MAL-ABRIGADOS e LIDAMOS DIÁRIAMENTE COM (E ESTAMOS SOCIALMENTE INSERIDOS EM) SITUAÇÕES DE CARÊNCIA ECONÓMICA, SOCIAL, AMBIENTAL, REJEITANDO CONTUDO O "COITADINHISMO" E AFIRMANDO ANTES OS VALORES DA DIGNIDADE HUMANA D@S "EXCLUÍD@S" E A NOSSA JUSTA E LEGÍTIMA INDIGNAÇÃO PERANTE AS GRITANTES DESIGUALDADES SOCIAIS, HOJE, AQUI E AGORA!

ALÉM DO MAIS, COMO ENTENDEMOS QUE OS DIREITOS ADQUIRIDOS (COM O 25 DE ABRIL MAS TAMBÉM COM AS DIVERSAS LUTAS SOCIAIS QUE SEMPRE E AINDA SE MANIFESTAM DE ALGUMA FORMA)SÃO MESMO DIREITOS E NÃO "ESMOLAS SOCIAIS" ATIRADAS COMO MIGALHAS E RESTOS DO ALTO DA BURRA PELOS BUROCRATAS DE SERVIÇO AOS "POBREZINHOS", QUEREMOS AFIRMAR A NOSSA INTERVENÇÃO SOCIAL, ONDE, COMO E SEMPRE QUE NOS SEJA POSSÍVEL, NO SENTIDO DE DENUNCIAR E IMPEDIR DE ALGUMA FORMA QUE EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS OU PRIVADAS -ESSAS SIM "ASSISTENCIALISTAS" E "CARITATIVAS", porque visando não soluções estruturais e alteradoras da actual realidade social mas sim visando "põr pensos rápidos" nas feridas sociais mantendo as causas dessas "feridas"...- AS PESSOAS NÃO SEJAM TRATADAS COMO OBJECTOS DE ESTATÍSTICA MAS COMO SUJEITOS POTENCIAIS DA PRÓPRIA TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL ( ele é TRATAMENTO BUROCRÁTICO E AUTORITÁRIO, ele é SERVIR COMIDA ESTRAGADA, ele é NÃO ACOMPANHAR DEVIDAMENTE AS PESSOAS MAIS FRAGILIZADAS, ele é ENCARAR OS MAIS EXCLUÍDOS, À PARTIDA COMO EVENTUAIS CRIMINOSOS, MANIPULADORES, CORRUPTOS, ALDRABÕES...quando afinal vimos todos os dias ONDE ESTÁ REALMENTE O NÚCLEO PRINCIPAL DE CRIMINOSOS,MANIPULADORES,CORRUPTOS e ALDRABÕES ( ainda por cima institucionalizados e legalmente cobertos!...).

A Violação dos Direitos Humanos no País Basco - debate em Lisboa (dia 17 de Fev.) com o jornalista Rui Pereira


Quarta-feira, 17 de Fevereiro, 19 horas

Clube Estefânia (Rua Alexandre Braga, 24 A, Lisboa)


Com: Rui Pereira, jornalista e autor de Euskadi, A guerra (des)conhecida dos bascos, Edurne Iriondo, advogada basca, e um ex-preso político basco.

Várias entidades e organizações, entre as quais o Relator da Comissão da ONU contra a Tortura e a Amnistia Internacional, têm denunciado, ao longo dos anos, as sucessivas denúncias de tortura por parte de presos políticos bascos. Simulação de afogamento, asfixia através de saco, choques eléctricos nos genitais, tortura do sono e espancamentos são alguns dos métodos utilizados. Entre os milhares de casos destacamos alguns. Em 2001, Unai Romano saía com a cara irreconhecível de um interrogatório policial. Em 2004, foi publicado o relato chocante de Amaia Urizar, que num interrogatório viu o seu corpo ser violado com uma pistola. Em 2008, após ser detido, Igor Portu dava entrada no Hospital de Donostia com uma perfuração num pulmão.

Um Estado que tortura, proíbe partidos políticos e manifestações, fecha jornais e rádios e ilegaliza organizações juvenis e populares e que mantém os seus detidos durante mais de uma semana sem qualquer acesso a advogados, familiares ou cuidados médicos não pode ser considerado um Estado de Direito.

Associação de Solidariedade com Euskal Herria

Amendoerias em Flor 2010, em Torre de Moncorvo (de 12 de Fev. a 7 de Março)




Programa da Amendoeira em Flor - Torre de Moncorvo 2010

12 DE FEVEREIRO – SEXTA-FEIRA

- 14.00h - Corso de Carnaval, pelo agrupamento de escolas do concelho de Torre de Moncorvo

13 DE FEVEREIRO - SÁBADO

15;30h - inauguração da Exposição O ciclo da Amêndoa, no auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo


16 DE FEVEREIRO – TERÇA-FEIRA (CARNAVAL)

- 15.00h - Actuação de José Alberto e sua banda, na praça Francisco Meireles


20 DE FEVEREIRO – SÁBADO

- 12.00h - Abertura da XXIV Feira de Artesanato de Torre de Moncorvo

Actuação da Banda Filarmónica de Felgar, no Largo da Corredoura

- 15.00h - Actuação da Banda Filarmónica de Felgar, na praça Francisco Meireles

- 15.00h - Inauguração da Exposição de Desenho e Pintura de Gomes da Rocha “Sem Escola nem Escala”, no Centro de Memória de Torre de Moncorvo

- 16.00h - Apresentação do livro ”Na intuição do tempo“ de António Sá Gué

Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo

- XV Aniversário do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo – Entrada gratuita a todos os visitantes, Museu do Ferro e da Região de Moncorvo

- 22.00h - Actuação de TAYTI, no Largo da Corredoura


21 DE FEVEREIRO – DOMINGO

- 15.00h - Actuação de David Caetano, Largo da Corredoura


27 DE FEVEREIRO – SÁBADO

- 22.00h - Espectáculo Cantigas do Festival, Largo da Corredoura

Actuação dos MYULA, Largo da Corredoura


28 DE FEVEREIRO – DOMINGO

- 15.00h - Actuação da Banda Filarmónica de Carviçais, Largo da Corredoura

- 18.00h - Encerramento da XXIII Feira de Artesanato de Torre de Moncorvo, Largo da Corredoura


4 DE MARÇO – QUINTA-FEIRA

- 15.00h - Abertura da VII Feira dos Produtos da Terra e Stocks, Largo da Corredoura

- 17.30h - Inauguração da VII Feira dos Produtos da Terra e Stocks, Largo da Corredoura

- 22.00h - Actuação de QUIM BARREIROS, Largo da Corredoura


5 DE MARÇO – SEXTA-FEIRA

- 22.00h - Actuação de MYULA, Largo da Corredoura


6 DE MARÇO – SÁBADO

- 22.00h - Actuação de PYROPLASTOS e DUFF, Largo da Corredoura


7 DE MARÇO – DOMINGO

- 16.00h - Actuação de BRUNO CORDEIRO, largo da Corredoura

- 18.00h - Encerramento da VII Feira de Produtos da Terra e Stocks, Largo da Corredoura

6ª Assembleia aberta da Plataforma Anti-Guerra e Anti-Nato (Pagan) realiza-se dia 18 de Fev. às 18h.


6ª Assembleia aberta Plataforma Anti-Guerra Anti-Nato
quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2010 às 18:00
Local: Grupo Desportivo da Mouraria
Rua: Travessa da Nazaré, 21, 1º
Lisboa


Assembleia aberta seguida de jantar vegetariano organizado pelo colectivo Gaia, projecção de filme e debate sobre as lutas anti-Nato, tendo em vista a próxima cimeira da Nato em Portugal, em Novembro de 2010.


No próximo dia 18 de Fevereiro, 5ª feira pelas 18h. haverá mais uma ASSEMBLEIA da Plataforma Anti-Guerra e Anti-NATO, no Grupo Desportivo da Mouraria (Sede do GAIA-Lisboa)

A Ordem de Trabalhos proposta será a seguinte:

18h. – 19h. Informações; pequeno balanço das acções já efectuadas; propostas de acções futuras; propostas de grupos de trabalho, sua estruturação, seu funcionamento, sua articulação com assembleia PAGAN.

19h- 19:30h – Debate em grupos, com vista a detalhar e viabilizar as diversas propostas presentes à assembleia no início. Os/as relatores/as de cada grupo farão síntese do debate do respectivo grupo e o que concluiu, transmitindo à Assembleia, no ponto seguinte. Estas propostas devem ser suficientemente detalhadas para especificar quem faz, quando ou até quando, que meios precisa (incluindo meios financeiros), como vai obtê-los…

19h30- 20:00h Debate em plenário com vista à aprovação dos diversos acordos pelos presentes.


Nota:
DEPOIS DESTA ASSEMBLEIA, HAVERÁ UM JANTAR VEGAN ORGANIZADO PELO COLECTIVO GAIA, PROJECÇÃO DE UM FILME (A DESIGNAR) E DEBATE SOBRE AS LUTAS ANTI-NATO E AS PERSPECTIVAS DE LUTA, ESPECIALMENTE TENDO EM VISTA A PRÓXIMA CIMEIRA DA NATO EM PORTUGAL, EM NOVEMEBRO DE 2010.

Grupo Desportivo da Mouraria
Travessa da Nazaré, 21 – 1°
1100-368 Lisboa
Telef. 218 870 058
Fax. 218 870 058