4.6.06

Activistas anti-transgénicos foram ameaçados e agredidos ontem em Lisboa pelos jagunços da CAP


Vários activistas de forma individual e pacifica, estiveram durante a tarde de ontem (3 de Junho) na manif sobre agricultura e o mundo rural a distribuir panfletos sobre os perigos dos OGM (para o Ambiente, saúde e agricultura), sendo que sem nenhum motivo foram constantemente vigiados e por várias vezes agredidos, ofendidos, perseguidos e ameaçados (com ameaças físicas e de morte), por vários indivíduos, alguns pareciam ser "meros agricultores", enquanto que outros percebia-se que pertenciam à CAP (Confederação dos Agricultores Portugueses).
.
O objectivo destes era, através da intimidação e agressão física e verbal, tentar impedir um direito que todo o cidadão tem, de poder distribuir panfletos informativos, neste caso avisar sobre os perigos dos OGM's e banir o seu uso na agricultura portuguesa, que prejudica a tudo e todos e que só beneficia as indústrias de biotecnologia.
.
A polícia, chamada à atenção pelos próprios activistas, manteve uma posição pacífica e neutra, pelo menos no ínicio da marcha.
.
Os acontecimentos desta manifestação demonstram claramente que os lobbies e interesses das indústrias de biotecnologia e de outros que têm interesse neste tipo de economia/agricultura altamente destrutiva, estão inseridos em todos os sectores da sociedade, e não se importam de utilizar meios ilegais e muito violentos para censurarem ou destruírem qualquer oposição feita contra os que têm a ganhar com os OGMs, nomeadamente empresários (como a Monsanto). (De notar que a CAP é totalmente pró-transgénica) .
.
Os activistas do GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental), são hoje, Domingo 4 de Junho 2006, notícia do Diário de Notícias, página 4, na qual a jornalista que os acompanhou nestes “incidentes” descreveu a situação agressiva por parte de agricultores e membros da CAP e a atitute totalmente oposta dos activistas não-violentos.
.
Boicotem os produtos OGM!

Está nas nossas mãos: se vires algum rótulo com OGM’s faz reclamação no supermercado, exige rótulos específicos, opta por produtos mais justos para o ambiente e para a sociedade!
.
NÃO À COEXISTÊNCIA,
SIM À RESISTÊNCIA!
.
Fonte: Indymedia

Vamos semear um futuro sem transgénicos

Os Amigos da Conféderation Paysanne (Confederação Camponesa): Vamos semear um futuro sem OGMS (transgénicos)


Apelo para o apoio à Confédération Paysanne ( Confederação Camponesa)



Na Primavera de 2007 a Confédération Paysanne (Confederação Camponesa) festejará os seus 20 anos de existência.
Associação sindical que luta por uma agicultura camponesa epela defesa dos trabalhadores, ela soube sair do corporativismo do mundo rural, desperatr e interpelar as forças sociais e criar mil e um laços de solidariedade para afirmar um projecto de sociedade.
Vinte anos de combatre contra a industrialização crescente da agricultura e da alimentação.

Vinte anos de lutas a favor das produções agrícolas de qualidade, das sementes até à mesa, preservando a autonomia dos camponeses, pelos direito a uma remuneração justa, no respeito pelo ambiente e a biodiversidade dos territórios rurais e peri-urbanos.

Vinte anos de lutas por uma soberania alimentar do Sul como do Norte, e pela defesa dos direitos camponeses e das comunidades rurais.

As resistências colectivas e internacionais denunciam o liberalismo, e a sua atenção pelos interesses particulares em detrimento do interesse geral, e pretendem transformar as noções de autosuficiência de carácter proteccionista e mercantil numa reivindicação por uma soberania alimentar dos grupos de estados ou de regiões a fim de salvaguardar os numerosos camponeses contra a industrialização da agricultura.

Desde há uma década que a Confederação é um dos actores principais da resistência à privatização do ser vivo, na oposição às culturas de OGMs, às patentes de ilusórios clones, que colocam os camponeses na dependência das empresas transnacionais da agro-quimíca.

Para permitir a expressão democrática dos cidadãos face às políticas tão importantes para a sua alimentação, para fazer emergir o debate assim como alternativas, a Confederação Camponesa envolveu-se desde 1996 na acção, a que se juntaram indivíduos, estruturas associativas, sindicatos, e ainda políticos. Acções jurídicas foram também desencaceadas. Em 2003 juntaram-se a nós os ceifeiros voluntários que, através de actos de desobediência cívica não violenta, públicos, sucessivos e reivindicativos, se oposeram à repressão galopante.

Os camponeses, actores de um vasto movimento social, assumiram as suas responsabilidades insurgindo-se contras as empresas que abusam da sua posição dominante no mercado. Estando por alguns dias o debate no Parlamento (francês) sobre a lei dos OGMs, os camponeses exigem que os políticos assumam com coragem as suas responsabilidades e incitamos a todos para os interpelar.

Nos próximos meses a Confederação Camponesa, com os seus parceiros, continuará a construir resistências e a levar a cabo diversas iniciaitvas a todos os níveis, locais, nacionais, internacionais (por exemplo, vamos lançar uma campanha contra as empresas de petroquímicas e a propósito das sementes…)

Por isso temos que reunir meios financeiros para o efeito. O apoio que nos foi prestado por muitos, aquando da retenção das nossas contas bancárias promovida pela Monsanto, não pode por isso parar.

Por isso apelamos para nos apoiarem, tornando-vos em membros activos ou enviando o vosso apoio financeiro.

Contacto:

http://www.lesamisdelaconf.org/

www.confederationpaysanne.fr/article.php3?id_article=874

http://www.confederationpaysanne.fr/

e-mail:
contact@confederationpaysanne.fr

Endereço:
Confédération Paysanne,
81, Avenue de la Republique
93170 Bagnolet

Telef. 01 43 62 04 04
Fax: 01 43 62 80 03

Alguns indicadores da injustiça mundial…




As 3 pessoas mais ricas do mundo têm uma riqueza equivalente ao produto dos 48 países mais pobres

Os bens das 84 pessoas mais ricas do mundo ultrapassa o produto interior bruto da China ( com um população estimada de 1.000 milhões e 200 mil pessoas)


As 225 pessoas mais ricas do mundo possuem uma fortuna equivalenete ao rendimento anual acumulado de 47% das pessoas mais pobres do planeta, isto é, cerca de 3.000 milhões de pessoas.


Bastaria 4% da riqueza acumulada das 225 maiores fortunas ( avaliadas em mais de 1.000 milhões de dólares) para permitir o acesso e satisfação das necessidades básicas ( alimentação, saúde e educação) a toda a população mundial


122 empresas estão na origem de 80% de todas as emissões do dióxido de carbono


Para a produção de um iate de luxo são necessárias 200.000 horas de trabalho, isto é, 96 anos de horas de trabalho de uma pessoa ( trabalhando 8 horas/dia, e 5 dias numa semana). O que demonstra que por apenas alguns dias um milionário está em condições de se apropriar da vida inteira ( 96 anos ) de um outro ser humano.


Nos Estados Unidos os 100 mais importantes directores de empresas ganham cada um em média 1000 vezes mais que os seus subordinados.


A fortuna pessoal de Bill Gates ( 50.000 milhões de dólares) é igual à fortuna acumulada de 106 milhões de norte-americanos pobres


O orçamentro militar norte-americano do ano de 2004 foi de 480 mil milhões de dólares o que representa uma despesa de 27.373 dólares por hora desde o ano de nascimento de Cristo.


Em 2002 George W. Bush decidiu aumento o orçamento para as despesas militares em 40.000 milhões de dólares. Este aumento orçamental norte-americano representa exactamente o que seria necessário para resolver definitivamente o problema da fome no mundo.

De que falam os polícias entre si quando ninguém os está a ouvir?


No foro de discussão da confederação espanhola de polícia é possível encontrarmos verdadeiras pérolas do pensamento típico de um agente policial.

Dois exemplos:

«O melhor que fiz na escola da polícia foi abrir a cabeça a murro a muitos tipos, tantos são os tarados e imbecis que lá nos aparecem»

«Como pequeno-almoço, e para começar o dia, nada melhor que uns valentes abanões aos que lá nos aparecem. É grátis e não se gasta um cêntimo.»

Para se ter ideia do que ( não...) se passa naquelas cabeças bastará dar uma espreitadela no foro.

Comentários para quê?

Consultar: