31.1.11

Comunidade de leitores na livraria-bar Gato Vadio no 1º Sábado de cada mês, às 18h. (próxima sessão: 5 de Fev.)




Comunidade de Leitores Vadia
1º sábado de cada mês, às 18h

A livraria-bar Gato Vadio organiza uma comunidade de leitores no 1º sábado de cada mês, às 18h.
Em 2011 juntamo-nos em torno de escritores russos para discutir e trocar impressões sobre uma obra por mês, onde o humor russo se mistura com o humanismo, entre contos, novelas e comédias de teatro, florestas, ginjais, ruralidades e um nariz que se escapou do seu dono.

É a comunidade de leitores vadia à sua espera!

Selecção e moderação de Nuno Meireles


Livraria-bar Gato Vadio
Rua do rosário, 281 – Porto
telefone: 22 2026016
email:
gatovadio.livraria@gmail.com

Lista de obras nos próximos meses

Fevereiro:
O Nariz - Nikolai Gógol

Março:
A Aldeia de Stepantchikovo e os seus Habitantes - Fiódor Dostoiévski

Abril:
A Floresta - Aleksandr Ostróvski

Maio:
A Morte de Ivan Ilitch - Lev Tolstói

Junho:
O Ginjal - Anton Tchékhov

Ciclo de debates e análises sobre a guerra colonial no núcleo do norte da AJA ( começa no dia 4 de Fev.)




No dia em que passam exactamente 50 anos (4 de Fevereiro de 1961) dos primeiros ataques a uma prisão e a uma esquadra da polícia, em Luanda, por forças do MPLA – desencadeando-se assim, a "Guerra Colonial" – a AJA norte inicia um ciclo de debates e análises sobre factos e uma época que marcaram a sociedade portuguesa.


Associação José Afonso - núcleo do norte
rua do bonjardim 635 1º tras.
4000-028 porto
t. 91 771 19 64
http://vejambem.blogspot.com/
ajanorte@gmail.com

Bancos comunitários, moedas locais e regionais como instrumentos de desenvolvimento local ( Seminário hoje na Fac. de Economia de Coimbra)


Seminário
Bancos Comunitários, moedas locais e regionais como instrumentos de desenvolvimento local

Yves Cabannes, University College London

31 de Janeiro de 2011, 14.00, Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
http://www.ces.uc.pt/eventos/index.php?id=3282&id_lingua=1


Frente à crise monetária mundial e às mudanças estruturais do sistema financeiro internacional que teve efeitos dramáticos sobre as economias locais e sobre as condiçõesde vida dos maisnecessitados, surgem experiências concretas e debates sobre a necessidade de criar moedas locais e regionais. A intenção é sempre a mesma: dinamizar as economias locais,embenefício dosprodutoresdirectose dosmais necessitados.

Depois de umbreve resumo das mudanças estruturais do sistema financeiro internacional, ocursoapresenta, um panorama mundial das evoluções recentes e das experiencias mais significativas de moedas regionais e locais. Não obstante, a criação de moedas locais não ser de forma alguma um tema recente, têm sido efectuadas diversas experiências, em várias partes do mundo, por exemplo durante a República Espanhola (1937 em particular), ou no município de Wörgl na Áustria dos anos 30, ou mais recentemente na Argentina, após a crise de 2001.

Num segundo momento, a experiência do Banco Palmas no Conjunto Palmeira, Fortaleza, Brasil, será apresentada e analisada criticamente, a partir dos seus vários aspectos: moeda local, microcréditos,empresas de economia social e solidária, clubes de trocas, cartão de crédito (Palma Card) local. Um balanço do impacto sobre o desenvolvimento económico e social do Conjunto Palmeira, dez anos depois do lançamento do BancoPalmas abrirá o momento do debate.

O argumento central da apresentação é que a criação de moedas regionais e locais, emitidas por comunidades, ou por municípios está em expansão, e vai se expandir tremendamente nos próximos anos. Representam uma alternativa central para umdesenvolvimento local justo e solidário.


Bibliografia de trabalho

Henk van Arkel Paulo Peixoto de Albuquerque Camilo Ramada Heloisa Primavera (org.), Onde está o dinheiro? Pistas para a construção do movimento Monetário Mosaico, Dacasa Editora, 183 pp, 2002, http://redlases.files.wordpress.com/2008/02/pt2002_livroonde_esta_o_-dinheiro_hp.pdf

La Jornada(en internet), Impulsan con el túmin la moneda comunitária en Espinal, Vera Cruz, IPS, publicado 30/12/2010. 2pp.

Joaquim Melo, Banco Palmas...um caminho, Boletim Responsabilidade Social e Ambiental do sistema Financeiro, Ano 3, nº 29, Abril de 2008, Banco Central do Brasil.

Fulana e fulano de tal, Santo de casa também faz milagre, foto novela do Banco Palmas, sd, 12 pp.

Leituras adicionais recomendadas

- Bernard Lietaer et Margrit Kennedy, Monnaies régionales, de nouvelles voies vers une prospérité durable, Editions Charles-Léopold Mayer, 256 pages, 2008, (français)

Joaquim Melo, avec Elodie Bécu et Carlos de Freitas, Viva Favela ! Quand les démunis prennent leur destin en main, Editions Michel Lafon, 2009, 284 pp (français)

Joaquim Melo e Sandra Magalhães, Banco Palmas ponto a ponto Bairros pobres, ricas soluções, Ed. Associação Conjunto Palmeiras, Fortaleza,115p, 2003.

José Maria Santacreu Soler, La crisis monetaria española de 1937, Universidad de Alicante, 268 pp, 1986 (Español)

Claire Cousin, Les frappés de la monnaie locale, Le Monde magazine, 4 Décembre 2010, 4 pp (Français)



Nota biográfica

Yves Cabannes é actualmente Professor e membro da direcção da Development Planning Unit, na University College London. Entre 2004 e 2006 lecciona a cadeira de Planeamento Urbano na Harvard University Graduate School of Design. Professor visitante em diversas Universidades Europeias e Sul Americanas.

De 1997 a 2003 foi Coordenador Regional do Programa de Gestão Urbana para a América Latina e Caraíbas da UN Habitat/PNUD. Anteriormente a assumir o cargo trabalhou durante dez anos no Nordeste do Brasil com várias ONG, Organizações Sociais de Base e Governos Locais em projectos de habitação de baixo custo, actividades de geração de rendimentos e de melhoria das condições habitacionais em comunidades pobres.

É Coordenador de numerosos programas de Investigação e Investigação & Desenvolvimento em parceria com instituições asiáticas, sul americanas, africanas e árabes sobre temas relacionados com governação municipal e urbana: planeamento e orçamento participativos, redução da pobreza à escala municipal e práticas inovadoras de inclusão social, revitalização dos centros urbanos, micro-finanças de base comunitária, agricultura urbana, habitação de baixo custo e tecnologias adequadas ao desenvolvimento local.

É membro activo da Sociedade Civil na área do desenvolvimento: presidiu ao UN Advisory Group on Forced Evictions (2004 -2010); é consultor senior e membro de diversas iniciativas e redes como a International Alliance of Inhabitants, a International RUAF Foundation, e Resource Centres for Urban Agriculture and Food Security.

É especialista em Desenvolvimento e Planeamento Urbano, tendo completado estudos na ESSEC, Paris, e École des Ponts ParisTech,e o Doutoramento na Sorbonne.

Materiais
Onde está o dinheiro?
http://www.ces.uc.pt/ficheiros2/files/Yves%20Cabannes4MONEDAS%20LOCALES%20EN%20MEXICO.pdf

http://www.ces.uc.pt/ficheiros2/files/Yves%20Cabannes%203%20BANCOS%20COMUNITARIOS%20BRAZIL.pdf

http://www.ces.uc.pt/ficheiros2/files/Yves%20Cabannes4MONEDAS%20LOCALES%20EN%20MEXICO.pdf

Uma canção por Cesare Battisti: “Hoje Battisti, amanhã tu”

Um grupo de cantores, entre os muito conhecidos na música portuguesa, juntou-se para interpretar esta canção de apoio à não extradição de Cesare Battisti. Pela Comissão de Apoio a Cesare Battisti (Portugal)

Veja aqui o “video-clip” desta canção - com letra de Manuela de Freitas e José Mário Branco, e música de José Mário Branco - com a qual se pretende chamar a atenção para o caso de Cesare Battisti, preso no Brasil há quase 4 anos e ameaçado pelo Supremo Tribunal Federal de ser entregue ao governo italiano.

“Hoje Battisti, amanhã tu”


CESARE BATTISTI
CESARE BATTISTI
QUE JUSTIÇA É ESSA?
PORQUÊ TANTA PRESSA?

CESARE BATTISTI
É POR MIM E POR TI
P’RA TU ESTARES CALADO
QUE ELE É EXTRADITADO

Mas quem é que manda nesse Brasil?
E quem é que julga o falso juiz?
História mal contada
Propagandeada
Quem ouve o que ele diz?
Quem vai ouvir o que ele diz?

(ao refrão)

Para ser exemplo a quem bate o pé
E se calhar nem sabes quem é
História tua
Fechar a rua
E calar o banzé
E assim calar o banzé

(ao refrão)

Quem é esse homem nessa prisão?
Crime inventado, ou opinião?
Se não fazes nada
Espera p’la pancada
À tua porta baterão
É à tua porta que baterão

(ao refrão)

FICHA TÉCNICA


HOJE BATTISTI, AMANHÃ TU
Letra de Manuela de Freitas e José Mário Branco
Música de José Mário Branco

Cantores:

Aldina Duarte
Amélia Muge
Camané
Duo Diana & Pedro
Duo Virgem Suta
Fernando Mota
João Gil
Jorge Moniz
Jorge Ribeiro (grupo Baile Popular)
José Mário Branco
Luanda Cozetti (Couple Coffee)
Norton Daiello (Couple Coffee)
Paulo de Carvalho
Pedro Branco
Tim

Instrumentistas:

Guitarra (violão): José Peixoto
Baixo eléctrico: Norton Daiello
Flauta e sax soprano: Paulo Curado
Percussões: Fernando Mota e José Mário Branco

Captação e mistura áudio: Fernando Mota

Imagens filmadas por Rui Ribeiro
Montagem vídeo por Nelson Guerreiro

Gravado e filmado em Lisboa (Portugal), em 25 de Janeiro de 2011.

Uma iniciativa da Comissão de Apoio a Cesare Battisti (Portugal).

Para saber mais sobre o caso de Cesare Battisti: http://passapalavra.info/?p=30200

Como iniciar um processo de agricultura urbana (sessão de esclarecimento - dia 3 de Fevereiro às 21h30)


Como iniciar um processo de agricultura urbana

Na sessão a realizar dia 3-fev, às 21.30 na sede da Campo Aberto, Francisco Flórido irá apresentar os diferentes projectos que tem desenvolvido com o Movimento Terra Solta na área da agricultura urbana e hortas sociais.

Em particular irá apresentar o novo espaço no centro do Porto (Quinta das Musas) e projecto BioKintal, projecto que tem como objectivo ser uma referência na cidade do Porto.

Outros Projectos em curso

Porto
BioKintal– Quintal de transição de Agricultura em Espaço Urbano em fase de transição de Agricultura Biológica para Agricultura Natural

Torres Vedras
BioKintal – em Agricultura Biológica
Criação de lotes sociais em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras
Criação de uma Quinta de Transição em Permacultura

Barcelona
Projecto de construção de um pátio num 5º andar em Permacultura

Go
Projecto “Arvores que falam” ver –
http://networkedblogs.com/d2RrH

É importante que todas as associações que estiveram presentes ou que queiram estar possam participar na partilha de conhecimentos e experiências para este nosso/vosso desígnio comum de Sustentabilidade e desenvolvimento Humano.

Trás um amigo Também e vamos celebrar na “Quinta Musas da Fontinha” o espírito cooperativo.

www.campoaberto.pt/2011/01/20/como-iniciar-um-processo-de-agricultura-urbana/