29.5.09

Apresentação do livro “Minha Pátria é o Mundo Inteiro”, biografia sobre Neno Vasco, no bar-livraria Gato Vadio (hoje, dia 29, às 22h.)


A obra de pesquisa histórica, «Minha Pátria é o Mundo Inteiro» de Alexandre Samis (Letra Livre, 2009) sobre o militante anarquista Neno Vasco (1878-1920), intelectual que actuou nos meios operários em Portugal e no Brasil com particular importância na imprensa sindicalista da época, será apresentada hoje, dia 29 de Maio, pelas 22h., na livraria Gato Vadio ( Rua do Rosário nº 281, Porto)


Da "geração coimbrã" à militância e implantação social do anarquismo,do anarco-sindicalismo e do sindicalismo revolucionário em Portugal e no Brasil, da República de 1910 ao reaccionarismo da mesma contra o movimento operário e contra os libertários, este livro é também o relato de todo um conjunto de lutas sociais de uma época em que as ideias anarquistas tinham calado fundo nos meios populares e operários.


Neno Vasco ou Gregório Nazianzeno Moreira de Queirós e Vasconcelos (1878 – 1923) foi um poeta, advogado, jornalista e escritor, ardoroso militante anarco-sindicalista nascido em Portugal. Emigrou para o Brasil onde estabeleceu uma série de projectos com os anarquistas daquele país. É de sua autoria a tradução mais conhecida para língua portuguesa do hino A Internacional.

“Minha Pátria é o Mundo Inteiro. Neno Vasco, o Anarquismo e o Sindicalismo Revolucionário em Dois Mundos”, Alexandre Samis, Letra Livre, Lisboa, 2009 455pp