30.9.08

O Charlatão = José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal


Numa rua de má fama
faz negócio um charlatão
Vende perfumes de lama
anéis de ouro a um tostão
enriquece o charlatão
………………………
Entre a rua e o país
vai o passo de um anão
vai o rei que ninguém quis
vai o tiro de um canhão
e o trono é do charlatão


Excertos do Poema “O Charlatão” de Sérgio Godinho


Montagem de fotografia e palavras retiradas do excelente blogue:

O fim-de-semana europeu de observação de aves (EuroBirdwatch) - 4 e 5 de Outubro de 2008 - em Portugal





Irá decorrer nos dias 4 e 5 de Outubro, o Fim-de-Semana Europeu de Observação de Aves, iniciativa integrada no BirdLife EuroBirdwatch 2008, organizado em Portugal pela SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).

Em todo o país prevêm-se múltiplas actividades durante o próximo fim-de-semana a propósito do estudo e observação das aves.

Damos conta das actividades promovidas pelo CEAI (Centro de Estudos da Avifauna Ibérica) de Évora.
A primeira actividade (ex. saída de campo) terá lugar no sábado, 04 de Outubro na região de Moura-Mourão-Barrancos que é composta por habitats essenciais para a conservação de diversas espécies de aves ameaçadas. Por isso, a região está classificada como Zona de Protecção Especial para as Aves (ZPE), ao abrigo da Directiva Aves da União Europeia. Para além da avifauna, a região é igualmente importante a nível europeu para a flora e outras espécies da fauna, o que levou à criação do Sítio de Interesse para a Conservação Moura-Barrancos, classificado pela Directiva Habitats.

A segunda iniciativa (saída de campo) irá decorrer no dia 05 de Outubro na Lagoa dos Patos em Alvito. Nestes passeios poderá não só apreciar estas zonas de elevado interesse ecológico e natural, como observar algumas aves que escolhem estes locais como seu habitat.

Para participar ou para mais informações, os interessados podem contactar a Carolina Bloise através do número de telefone 266 746 102/962 092 624 ou pelo endereço de correio electrónico
cbloise@ceai.pt.




Em Portugal, serão várias as localidades a receber as iniciativas do Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves. Vila do Conde, Miranda do Douro, Figueira de Castelo Rodrigo, Parque Natural da Serra da Estrela, Lagoa de Óbidos, Porto Moniz, Funchal, São Miguel e Pico são apenas alguns dos locais onde serão organizados, desde passeios pedestres até viagens de barco.
Saiba mais em http://www.spea.pt/



1. Observação de aves em Moura-Mourão-Barrancos
Tipo: Saída de campo
Data: 4 Outubro 2008
Organização: CEAI - Centro de Estudos da Avifauna Ibérica
Enquadramento/Descrição: Deslocação em viaturas do CEAI desde Évora até à zona da visita. Percursos de carro e pedestre.
Local: Mourão-Moura-Barrancos
Guia: João Luís Almeida
Destinatários: Todos os interessados
Início: 8h00 na sede do CEAI
Final: 18h00
Nº participantes: 12
Preço: Grátis
Recomendações: Guia de aves, binóculos, máquina fotográfica, vestuário e calçado adequado para a época do ano e para andar no campo, chapéu, água e merenda para o dia.
Inscrições: Carolina Bloise 266 746 102/962 092 624


2. Observação de aves na Lagoa dos Patos
Tipo: Saída de campo
Data: 5 Outubro 2008
Organização: CEAI - Centro de Estudos da Avifauna Ibérica
Enquadramento/Descrição: Deslocação em viaturas do CEAI desde Évora até à zona da visita.
Local: Lagos dos Patos (Alvito)
Guia: João Luís Almeida
Destinatários: Todos os interessados
Início: 8h00 na sede do CEAI
Final: 13h00
Nº participantes: 12
Preço: Grátis
Recomendações: Guia de aves, binóculos, máquina fotográfica, vestuário e calçado adequado para a época do ano e para andar no campo, chapéu, água e merenda.
Inscrições: Carolina Bloise 266 746 102/962 092 624


CEAI - Centro de Estudos da Avifauna Ibérica
Rua do Raimundo, nº 119 Apartado 535 7002-506 Évora
tel: 266746102 fax: 266745782
lmorango@ceai.pt


Saída de Campo para Observação de Aves na Albufeira do Caia – 4 de Outubro


Integrada no "Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves 2007", o Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – ANCN, vai organizar no próximo dia 4 de Outubro, Sábado, uma saída de campo para observação de aves na Albufeira do Caia.


O "Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves" celebra a incrível beleza das aves
existentes no nosso continente e tem como objectivo o fomento da conservação das Aves e dos seus Habitats. É uma iniciativa promovida pela associação BirdLife International, sendo coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves (SPEA).



A Quercus associa-se a este evento, organizando diversas saídas de campo para observação de aves, sendo que a actividade no distrito de Portalegre decorrerá na Albufeira do Caia (concelhos de Arronches/Elvas/Campo Maior) no dia 4 de Outubro, durante o período da tarde.


Esta saída, que será guiada por colaboradores com experiência na área, abrangerá os diferentes níveis que os participantes possam apresentar, pelo que será aberta a todos os interessados. Para além do percurso pedestre, dirigido à observação, que iremos realizar na zona, a
actividade constará também de uma breve abordagem inicial a esta temática.



O início da actividade está previsto para as 14.30 horas, sendo o ponto de encontro em Arronches, no Largo Serpa Pinto, junto ao Centro de Educação Ambiental da Cam. Municipal. As inscrições, gratuitas, devem ser efectuadas por e-mail ou telefone, para os contactos do Núcleo Regional (portalegre@quercus.pt ou Telfs.: 96 010 70 80 // 93 942 63 71).



Apoio: Município de Arronches, Projecto RAIA – Recanto Alentejano de Interpretação Ambiental

QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Núcleo Regional de Portalegre
Apartado 163, 7301-901 PORTALEGRE, Telefs: 96 010 70 80 / 96 020 70 80
E-mails:
portalegre@quercus.pt / quercus.portalegre@gmail.com

Web page: www.quercus.pt

"Se esta rua fosse minha..." - festa das artes na Rua Cândido dos Reis a 4 de Out. no Porto, a partir das 14h.

Cartaz com a programação

Clicar por cima da imagem para ampliar e ler em detalhe



Plano B
Rua Cândido dos Reis nº 30
(aos Clérigos)
geral@planobporto.com

Fotografias do mesmo evento no ano passado:

As fotos foram retiradas de:
http://www.porto.taf.net/dp/

7ª edição d' O Gesto Orelhudo ( 3 a 10 de Outubro em Águeda)



A 7ª edição do Festival ‘O Gesto Orelhudo’ realiza-se de 3 a 10 de Outubro em Águeda! Este certame de referência dedicado à musicomédia internacional, apresenta a sua mais planetária edição de sempre, com grupos e artistas da Alemanha, Itália, França, Espanha, Portugal, Cuba, Equador, Argentina e Austrália.

Vários espectáculos premiados internacionalmente fazem parte do cartaz desta 7ª edição do festival “O Gesto Orelhudo”, insólito e extravagante evento que o país já assumiu na sua agenda cultural e que é fértil em descobertas e estreias em Portugal.
Este ano, há a animação de rua dos alemães Pas Par Tout, as músicas de circo dos catalães Dúmbala Canalla, a comicidade musical inigualável dos italianos Microband, o virote fanfarrão dos lisboetas O Menino é Lindo, o flamenco cómico dos latino-americanos Lost Locos, a saudável loucura do tangueiro argentino Daniel Melingo, a música explosiva e entusiasmante dos franceses Vaguement la Jungle, a estreia europeia do fabuloso humorista e malabarista australiano Joel Salom, o palco cheio no concerto de Toques do Caramulo & Galandum Galundaina e a descarga de energia dançante dos galegos A Tuna Rastafari.

O Festival "O Gesto Orelhudo", uma das mais ousadas propostas da d’Orfeu ao país cultural, apresenta a cada edição uma programação internacional recheada do que de melhor se produz, no nosso planeta, em termos de fusão músico-teatral. À música e ao teatro junta-se o novo circo, numa programação transdisciplinar que exulta o burlesco e o humor.
O festival instituiu há muito a figura do "musicómico", conceito de artista que vive este cruzamento de fusões, da música com o teatro e de ambas com o humor.

O festival decorre diariamente na habitual Tenda do Espaço d’Orfeu embora o concerto de encerramento tenha lugar no Cine-Teatro São Pedro, sempre na cidade de Águeda. O festival contemplará ainda programação paralela nas ruas e escolas secundárias da cidade, com os alemães Pas Par Tout.

O festival encontra nas parcerias de programação uma alavanca para a grande expressão do seu cartaz, garantindo extensões pelo país de alguns dos espectáculos internacionais, nesta edição em colaboração directa com o Cine-Teatro de Estarreja, o Festival de Teatro Cómico da Maia / Teatro Art’Imagem, o Festival Y / Quarta Parede / Teatro Municipal da Guarda, o ciclo LAAConcerto e o Teatro Virgínia (Torres Novas).


NOVIDADES PARA O ESPECTADOR

Nesta edição, o festival introduz dois serviços à disposição do espectador, pensados para a sua comodidade. Durante os espectáculos para maiores de 6 anos – Microband, Melingo e Gadgets -, haverá um serviço gratuito de Babysitting a funcionar na d’Orfeu, mediante inscrição prévia. Os pais podem, assim, deixar os bebés e crianças até àquela idade ao cuidado de monitores, enquanto assistem aos espectáculos, vivendo na plenitude o festival. No âmbito das inovações tecnológicas, no Espaço d’Orfeu será disponibilizada, via Bluetooth, uma aplicação dinâmica que os espectadores poderão descarregar gratuitamente no seu telemóvel, com todos os conteúdos sobre o festival: programação completa, apresentações de todos os espectáculos, dados sobre bilhetes/pontos de venda e outras informações úteis sobre esta 7ª edição. Um festival mais próximo de todos!



d'Orfeu Associação Cultural
Rua Engº. Júlio Portela, 6
3750-158 Águeda PORTUGAL

tel. +351 234 603 164
fax +351 234 604 842

http://dorfeu.blogspot.com/


PROGRAMA


Sex 3 Outubro, Espaço d’Orfeu

22h00 Pas Par Tout (Alemanha)
Este trio faz da rua o seu palco. O riso é o propósito das suas animações músico-teatrais cheias de momentos burlescos. ‘Klops’ é uma pequena comédia musical sem palavras, em que três velhos loucos fazem o seu número: não se diria que são trapalhões, antes atrapalhados. Os alemães apresentam ainda ‘Cock Tales’, animação itinerante em que o público é surpreendido por personagens musicais saídas directamente do... galinheiro.

23h00 Dúmbala Canalla (Barcelona)
Músicas de circo, ciganas, marcianas, catalãs e outros estilos festivos por inventar. O concerto dos Dúmbala Canalla, uma espécie de banda nómada, vai dar num grande fim-de-noite na tenda. Festa absoluta em palco e fora dele!

Sáb 4 Outubro, Espaço d’Orfeu

22h00 Microband (Itália)
A orquestra sinfónica mais pequena do mundo. Ei-los de volta, melhores que nunca. Não se esgota a originalidade e criatividade dos Microband, uma referência mundial da música cómica. O musicalmente impossível torna-se possível às mãos deste duo que combina um virtuosismo instrumental quase acrobático com uma comicidade inigualável. Um (des)concerto hilariante para deixar o público do Gesto Orelhudo de boca aberta!

23h30 O Menino é Lindo (Portugal)
O Menino é Lindo é uma pequena fanfarra de Lisboa, inspirada na tradição dos grupos de sopros que acompanham as marchas populares. É composta por músicos de craveira e um animador de serviço que lhe dá para onde está virado. Atreve-se a improvisar, cantar e pôr tudo num virote! O público vai fazer parte da festa.

Seg 6 Outubro, Espaço d’Orfeu

21h45 Lost Locos (Cuba, Equador, Argentina)
Quem se lembra de Paul Morocco & Olé!, lembra-se seguramente de um dos mais extravagantes espectáculos de sempre no Festival ‘O Gesto Orelhudo’. O cómico guitarrista inglês, no registo que o deixou célebre, concebeu este novo espectáculo ‘Lost Locos’, dando azo à sua saudável loucura, ao juntar três guitarristas escolhidos a dedo na Alemanha: o argentino Juan Portela, o equatoriano Ruben Alvear e o cubano Carlos Chavez.Só pela amostra, é o mais internacional dos espectáculos desta edição d’O Gesto Orelhudo. É indescritível o que acontece às guitarras flamencas dos três ‘machos’ latinos apaixonados por si próprios, que competem entre si, julgando-se verdadeiros ídolos. As armas são as suas guitarras, altamente artilhadas. O público leva por tabela. Um espectáculo louco de sedução, comédia e música a um ritmo alucinante. Com a marca inconfundível de Paul Morocco, mais uma vez imperdível!

Ter 7 Outubro, Espaço d’Orfeu

21h45 Melingo & Maldito Tango (Argentina)
Daniel Melingo é magnífico. Cantor-actor de tango, tout court. Melingo estrupia as entranhas à canção urbana de Buenos Aires e entrega-a amanhada ao público, numa obsessão musical pelas raízes mais mundanas do tango. Impertinente, o nosso homem é requinte. Goelas de boémia de um velho canalha do tango cantado e vivido, a sedutora malícia do tango na voz grave e quente de um artista de corpo inteiro. Daniel Melingo desmonta os códigos do tango, perverte-o, subverte-o, canta-o como ninguém. As canções na voz de Melingo são, todas elas, peças raras. Última coisa: é absolutamente necessário vê-lo em palco, no seu acto soberbo de cantar com todos os sentidos. Um equilíbrio assaz precário sem ordem no jogo cénico, uma mímica simbiótica que arranca risos mas que, às páginas tantas, incomoda. Uma postura trágico-cómica a cantar cada história. Melingo vai para onde o tango o leva. E nós vamos atrás.

Qua 8 Outubro, Espaço d’Orfeu

21h45 Vaguement la Jungle (França)
Vaguement la Jungle são quatro músicos extraordinários que se conheceram a tocar nas ruas. Desde esse improvável encontro, este grupo de quarentões vem obtendo, na cena internacional, uma crescente notoriedade. Destilam uma música generosa com um espírito cáustico e libertário. Esta trupe de músicos aventureiros chega aos palcos e faz-se rapidamente adoptar pelo público, instalando a festa e a saudável loucura. O universo musical do grupo é uma deliciosa mistura sem fronteiras, um caldeirão borbulhante de estilos musicais, em que nenhuma influência dos quatro músicos é desperdiçada. A fusão é incontornável, pois não sabem fazer música de outra maneira. O resultado é um banho de energia em cada concerto, um verdadeiro remédio contra o tédio. Música altamente positiva para uma das grandes noites do Gesto Orelhudo!

Qui 9 Outubro, Espaço d’Orfeu

21h45 Gadgets (Austrália)
O comediante australiano Joel Salom combina malabarismo, acrobacia e humor, num dos mais fascinantes espectáculos desta edição. É um artista excepcional, um prodígio de técnica e um refinado humorista. Joel recorre ainda à tecnologia para fazer do espectáculo uma experiência única que inclui raios laser, percussão electrónica com bolas num interface digital e mais uns quantos truques e engenhocas. A acompanhá-lo, dois fantásticos multi-instrumentistas, Jim Dunlop e Marko Simec, os musicómicos de serviço, numa partitura original que divaga pela pop, clássica, metal e jazz. O membro mais acutilante do grupo é o pequeno e satírico Erik, o cão-robot, um ‘terrier’ de lata controlado à distância que é o alter-ego inconveniente de Joel Salom. Gadgets é um êxito retumbante por toda a Austrália e Nova Zelândia e chega agora a Portugal através do Festival ‘O Gesto Orelhudo’.

Sex 10 Outubro

21h45 Toques do Caramulo & Galandum Galundaina [Cine-Teatro São Pedro]
Dois dos mais identitários grupos da nova música tradicional portuguesa - "Galandum Galundaina" e "Toques do Caramulo" - tomam juntos o palco, homenageando os recônditos repertórios com que vêm marcando a nova música tradicional portuguesa. Todo matriz e autenticidade, o espectáculo vagueia cantigas do planalto mirandês à Serra do Caramulo. Mira Lo Miguel como estão Debaixo da Oliveira. Repiquem as gaitas, cantem rabecas, soprem as frautas e trinem braguesas, que é Portugal serrano a cantar.
Participações especiais de Pauliteiros de Miranda, Caretos de Podence, Orfeão de Águeda, Os Serranos Associação Etnográfica, Coro Jovem da ARCEL e Coro Infantil EMtrad’. Palco cheio e tradições partilhadas para uma grande festa!

OuTonalidades'08 A Tuna Rastafari (Galiza)
[Espaço d’Orfeu]
Uma descarga de energia dançante, um pelotão de músicos a fuzilar o público para uma grande festa. Directamente de Cangas do Morrazo, a Tuna Rastafari vem a Águeda abrir o OuTonalidades, na sua primeira edição simultânea em Portugal e na Galiza.
Documentário do espectáculo de Leo Bassi no Gesto Orelhudo de 2007

O Gesto Orelhudo - Leo Bassi - Espaço d'Orfeu - Parte I


Parte II


Parte III

X edição das Palavras Andarilhas em Beja

Apesar do atraso não queremos deixar de registar a realização em Beja da 10ª edição das Palavras Andarilhas na semana passada ( entre os dias 24 e 28 de Setembro), já que se trata de uma iniciativa a todos os títulos louvável e que este blogue por esquecimento não tem dado o devido destaque. Sirva pois esta referência para uma simples homenagem à Organização do evento, e que venham mais cinco...



Palavras Andarilhas é um Encontro de Narração Oral e Promoção da Leitura que se realiza desde 1998, em Beja ,organizado pela Câmara Municipal de Beja e pela Associação de Defesa do Património Cultural da Região de Beja. Todos os anos em Setembro Beja oferece:Encontro de Aprendizes do Contar, Estafeta de Contos, Festival de Narração e desde 2007, também uma Feira do Livro e da Leitura.

Trata-se de um Encontro de Contadores em que são desenvolvidas novas práticas na promoção do livro e da leitura através da narração e dos contadores andarilhos que vão espalhando a palavra pelo país.

Durante cinco dias foram realizadas diversas actividades de promoção literária e cultural, com colóquios, encontros e até uma maratona de 10 horas de leitura em alta voz.

Com o projecto Estafeta de Contos pretende-se assegurar sessões de contos a fim de promover a prática da narração.

Segundo palavras da organização:

“Quinze são os anos de livros abertos numa biblioteca que é cidade de palavras à beira planície. Dez, os anos das Palavras que, Andarilhas, erram pelos lugares sem nome, só de céu e sonhos feitos. Na partilha, daqueles e destas, a cumplicidade de saber que é no imenso esplendor da palavra que nasce o entendimento e que é do entendimento que nasce o mundo, e depois as pessoas, e depois o diálogo, e depois o silêncio. No silêncio ressoam vozes, cores, cheiros e sabores, todos diferentes porque outros, todos diferentes porque se escutam lá ao longe e aqui, da terra para o céu e do céu para a terra e falam de uma Torre gigantesca, a dar para a lua, onde se contam histórias do mundo inteiro, histórias sem lugar nem tempo e são enfim o que se diz e se escuta, diálogo, também ele sem nome porque de imaginação, de pessoas e palavras feito.”

Passamos a reproduzir a programação preparada para esta 10ª edição, realizada entre os dias 24 e 28 de Setembro.

X PALAVRAS ANDARILHAS
Encontro de aprendizes do contar
26 a 28 de Setembro
Programa


Dia 26 Setembro

8.31h – Abertura do secretariado
09.11h –“ 10 leituras a muitas vozes “ – leituras colectivas
9.32h – “ A Arte de ler em tempo de crise” - Michèle Petit
10.17h – “ Ler essa paixão “ – Maria Antónia Carreiras
11.02h - … café e bolos
11.31h – Mesa redonda com bibliotecários e mediadores de leitura portugueses e espanhóis.
13.00h – Vamos às sopas …
15.01h – 18.00h – Oficinas
21.00h – Noite dos contadores andarilhos – “ estórias de monumentos com História”. Ponto de encontro no Castelo de Beja – integrada nas Jornadas Europeias do Património
23.30h – “ As velhas” - pelo arte pública – Biblioteca
00.01h – Histórias ao virar da noite – o cinema também é uma forma de contar histórias - mostra de cinema
Meia noite e qualquer coisa - Olh’ ó caldinho … petiscos e cantorias.

Dia 27 de Setembro

09.33 h – “ O Texto que criou a imagem que criou o texto “ – Adriana Baptista
10.17 h – “… e de contos, centos”– Federico Martin Nebras
11.06 h - … chá, café e bolos
11.33 h – “ LIVRO “ Lígia Bojunga - performance
13.00 h – Vamos às sopas …
15.01 h – 18.00h – Oficinas
21.33 h – Festival de Narração – contos de tantos lugares…
Boniface O’Fogo - Camarões / Luís Carmelo e António Fontinha- Portugal / Patricio Espinosa – Chile
00.01h – Histórias ao virar da noite – o cinema também é uma forma de contar histórias - mostra de cinema


Dia 28 de Setembro

09.32h – “ Contar em tempos de crise “ - José Manuel Pedrosa
10.17hH - “ Aspectos do Cancioneiro Narrativo “ - Carlos Nogueira
11.06h … café e bolos
11.32h – “ contos, dizcantes e acalantos” – performance pela equipa da BMB – encenação de Luís Cruz
12.02h – “ Romances – dizeres e saberes” – conversas em torno do livro com a Isabel Cardigos/ Aliete Galhoz / Idália Farinho Custódio.

13.00h – Vamos às sopas …

15.01 h – “ O lugar onde moram as palavras – Luísa Ducla Soares
15.31h – “ Todas as Artes Narram “ – Rodolfo Castro.
16.32h – Festival de Narração
Maurício Correia Leite - Brasil / Rodolfo de Castro – México / Pepito Mateu - França – Portugal e ainda a participação dos narradores que queiram juntar-se à Festa.




OFICINAS 26/27 – 15.00h /18.00h

Orquestra de palavras – Leitura sensorial e Inteligência Criativa - Paulo Condessa
Gincana de Palavras - Margarida Fonseca Santos
A voz da poesia - José António Franco
Palavras que nos contam - Piratas de Alejandria
Ler e querer ver: Leitura e Literacia(s) - Adriana Batista
O TEU UNIVERSO É MEU – leituras multidisciplinares - Gisela Cañamero
El juego de la palavra - Federico Martin Nebras
Ajuda-me a olhar - Maurício Correia Leite
Paseos Literarios: una experiencia de animación a la lectura - Angelina Delgado
La lógica de la Imaginacion - José Manuel Pedrosa
Cuentacuentos como herramienta para la interculturalidad - Boniface O’ Fogo
Narrar - Pepito Mateo
Habitar el Sonido - Rodolfo Castro
Narracion oral para profesores - Patrício Espinosa
Marianas - Oficina/espectáculo - arte pública – artes performativas de Beja
Scriptorium Móvel – Oficina Jogo - João Lizardo
BD - Quem me arruma estes livros!– Paulo Monteiro
Contar no Hospital - Bia Quintela

9ª Festa do cinema francês em Lisboa (2 -12 Out.), Almada (8-12 Out.),Coimbra (13-18 Out.), Porto (21-26 Out) e Faro ( 29 Out.- 2 Nov)


A 9ª Festa do Cinema Francês vai passar por diversas cidades durante todo o mês de Outubro.

Lisboa: 2 a 12 de Outubro 2008
Cinema São Jorge / Instituto Franco-Português / Cinemateca Portuguesa

Almada: 8 a 12 de Outubro 2008
Auditório Fernando Lopes Graça

Coimbra: 13 a 18 de Outubro 2008
Teatro Académico de Gil Vicente

Porto: 21 a 26 de Outubro 2008
Fundação Serralves / Cinemas Cidade do Porto

Faro: 29 de Outubro a 2 de Novembro 2008
Teatro Municipal de Faro / Cinemas SBC



O núcleo central da Festa do Cinema Francês apresenta este ano um total de 25 antestreias. Porque 2008 é o Ano europeu o Diálogo Intercultural, nesta secção, daremos uma maior atenção a co-produções com países de todos os continentes, cruzando olhares diversos.

Haverá também duas novas secções :

1 - Paris-Lisboa – Organizada com a Cinemateca Portuguesa, esta secção, que apenas se realizará em Lisboa, apresentará 10 filmes rodados nas cidades de Paris e de Lisboa. Uma viagem através do tempo no coração das duas cidades. Assinala-se assim o 10º Aniversário do Pacto de Amizade assinado entre as cidades de Paris e Lisboa. Um cine-concerto abrirá esta secção, tendo a presença de uma delegação de Mairie de Paris, que este ano se associa ao nosso evento.

2 – Cannes em Portugal – Esta secção é uma homenagem à Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Serão exibidos 10 filmes que passaram na Quinzena nestes últimos anos e que nunca foram estreados em Portugal. Será apresentada em Lisboa e no Porto

Consultar a programação em:
Para saber mais:



Um destaque especial vai para o filme-documentário «Lip, L'imagination au pouvoir»

Lip, l’imagination au pouvoir
Lisboa: 03/10 - 19h30 - Cinema São Jorge
Almada: 12/10 - 17h00 - Auditório Lopes Graça
Coimbra: 17/10 - 21h - Teatro Gil Vicente
Faro: 01/11- 19h00 - Cinema SBC

Realização: Christian Rouaud Argumento: Christian Rouaud
Estreia em França: 21/03/07

Resumo
A história começa a 17 de Abril de 1973, na fábrica de relógios LIP, em Palente, na periferia de Besançon. Outrora uma empresa próspera, a LIP encontrava-se então nas mãos de novos proprietários que planeavam um plano de despedimentos dramático para os operários. A resistência organizada pelos trabalhadores deu origem a um movimento de luta incrível, que durou vários anos, mobilizou multidões em França e na Europa, multiplicou as acções ilegais sem ceder à tentação da violência, apoiando-se na democracia directa e numa imaginação incandescente!



Na LIP os trabalhadores produzem e vendem sem patrão
Também nós organizamos a nossa luta contra a burguesia
IMAGINAÇÃO AO PODER