19.2.08

2ª Assembleia preparatória do MayDay 2008 vai realizar-se nesta quinta-feira ( 21 de Fev.) às 21h30 na CrewHassan

De há uns anos a esta parte, diversos países têm vindo a assinalar o dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador/a, alertando especificamente para a situação dos trabalhadores/as precários. Esta iniciativa é conhecida como MayDay.

MayDay é um termo utilizado nas comunicações radiofónicas, marítimas ou aeronáuticas que significa “urgência” ou “socorro” e que deriva do francês “m'aidez” (ajudem-me).

No dia 1 de Maio de 2007, realizou-se pela primeira vez em Portugal o MayDay, uma iniciativa que decorreu em Lisboa e que acabou por integrar a marcha da CGTP.

Nesta primeira parada do MayDay participaram trabalhadores/as do espectáculo, de call-centers, bolseiros/as, imigrantes, contratados/as a prazo e muitas outras pessoas solidárias com a causa.

Começamos agora a preparação do MayDay 2008 e convidamo-vos a participar!

Na 1ª Assembleia já realizada verificou-se que há pessoas e vontades e ideias, muitas ideias, e também um objectivo em comum: construir um percurso de acções, eventos, debates, festa e concerto que culmine no 1.º de Maio com a parada alternativa de precári@s - MayDayLisboa2008 - e deste modo conseguir juntar pessoas, desde precários a desempregados, estudantes a imigrantes, etc., convocando o MayDay e contestando já a precariedade, dando-lhe visibilidade ou denunciando patrões e leis.

Precisamos então de nos organizar, discutir propostas, agendar coisas, construir o MayDayLisboa2008.


E contamos contigo!

A próxima assembleia preparativa do MayDay decorre esta quinta-feira, dia 21 de Fevereiro, às 21h30, na CrewHassan, situada na Rua das Portas de Santo Antão, 159, 1.º (rua do Coliseu), em Lisboa.


http://www.precariosinflexiveis.blogspot.com/





O precariado rebela-se!!!


Tod@s à Crewhassan às 21h30 do próximo dia 21 de Fevereiro ( nesta 5ª feira)

Nota: a assembleia é antecedida de um jantar vegetariano às 20h a umpreço precário (4euros)

CrewHassan
*Rua das Portas de Santo Antão, 159, 1.º (rua do Coliseu).

Uma Marcha da Indignação de Professores e Educadores foi convocada para o próximo dia 8 de Março


A FENPROF anunciou em conferência de imprensa (19/02/2008), a realização de uma Manifestação Nacional de Professores e Educadores no próximo dia 8 de Março. A acção decorrerá em Lisboa, com concentração no Alto do Parque Eduardo VII, às 14h 30, e terá como lema "Assim não se pode ser professor. A Escola Pública não aguenta mais esta política



ASSIM NÃO SE PODE SER PROFESSOR

Permanentemente desrespeitado e desconsiderado pelos responsáveis do ME, entre outros governantes;

Sujeito a horários de trabalho pedagogicamente desadequados e que retiram qualidade ao desempenho dos docentes;

Com um ECD que desvaloriza os profissionais e a função docente e que urge ser renegociado;

Com uma avaliação dos professores que é burocrática, injusta e ofensiva dos profissionais e que deve ser urgentemente alterada;

Com o tratamento dado a docentes que deram o melhor de si à Educação e agora serão remetidos para supranumerários, como se de trapos velhos se tratassem;

Com a tremenda instabilidade em que vivem milhares de professores contratados, muitos outros milhares no desemprego e a quem, o ME, pretende retirar a qualidade de "docente" com o designado "exame de ingresso" a que os sujeitará.

Também no Ensino Superior, o problema da precariedade e do desemprego atinge proporções inéditas e extremamente preocupantes.




A ESCOLA PÚBLICA NÃO AGUENTA MAIS ESTA POLÍTICA

Que degrada as suas condições de trabalho e o seu funcionamento em resultado de uma cada vez maior desresponsabilização do Estado e de um crescente desinvestimento público;

Que aponta para a desvalorização do primado do pedagógico face ao administrativo, por via de um regime de direcção e gestão que reduz ao mínimo ou liquida espaços e princípios de participação democrática;

Que retira capacidade de resposta aos alunos com necessidades educativas especiais, ferindo de morte princípios essenciais da escola inclusiva; Que prevê privatizar o parque escolar do Secundário e entregar aos municípios todas as responsabilidades em relação à Educação Pré-Escolar e Ensino Básico;

Que já encerrou mais de 2.000 escolas e prevê encerrar, ainda, outras tantas;

Que transforma o que deveria ser uma escola a tempo inteiro, num conjunto de ofertas [prolongamento de horário, AEC's] sem qualidade nem regulação; que se prepara, para, em nome da poupança degradar a qualidade do ensino no 2º Ciclo do Ensino Básico;

Que empurra as Instituições de Ensino Superior Público para a privatização



Abaixo-assinado em Março


Entretanto, vai também ser posto a circular, em Março, um abaixo-assinado de exigência de horários de trabalho pedagogicamente adequados.
Simultaneamente, na net, vai circular uma carta para, individualmente, os docentes contratados e desempregados protestarem contra o designado "exame de ingresso".

Petição contra a nomeação do criminoso de guerra Tony Blair para presidente do Conselho da União Europeia. Assinem


http://www.stopblair.eu/


Nós, cidadãos europeus de todas as origens e inclinações políticas, desejamos expressar a nossa oposiçao total à nomeação de Tony Blair para a Presidência do Conselho da União Europeia.


O Tratado de Lisboa prevê a criação do cargo de Presidente do Conselho da União Europeia, a ser eleito pelo Conselho para um mandato de dois anos e meio, renovável uma vez. Nos termos do Tratado: “O Presidente assegura a preparação e continuidade dos trabalhos do Conselho Europeu“ e “O Presidente preside aos trabalhos do Conselho Europeu e dinamiza esses trabalhos“. Além disso, “O Presidente do Conselho Europeu assegura, ao seu nível e nessa qualidade, a representação externa da União nas matérias do âmbito da política externa e de segurança comum“¹.


O futuro presidente terá portanto um papel chave na definição das políticas da União Europeia e nas relações desta com o resto do mundo. A primeira presidência possuirá ainda um peso simbólico particular, quer para os cidadãos da União Europeia, quer para a imagem da União no resto do mundo. Nesta perspectiva, cremos ser essencial que o primeiro presidente incarne o espírito e os valores do projecto europeu.


Desde há algum tempo, saem na imprensa artigos, cada vez mais frequentes, tornando evidente o desejo por parte de alguns quadrantes em fazer de Tony Blair o primeiro Presidente do Conselho da União Europeia. Esta nomeação, a acontecer, estaria em contradição total com os valores representados pelo projecto europeu.


Em violação do direito internacional, Tony Blair envolveu o seu país numa guerra no Iraque, guerra essa à qual se opôs a maioria dos cidadãos europeus. Uma guerra que fez centenas de milhares de vítimas e provocou milhões de refugiados. Que é um factor maior na actual desestabilização profunda do Médio Oriente e que enfraqueceu a segurança mundial. De modo a conduzir o seu país à guerra, Blair fez uso sistemático de provas forjadas e de manipulação da informação. O seu papel na guerra do Iraque pesaria fortemente sobre a imagem da União no mundo, caso fosse eleito presidente.


As medidas tomadas pelo seu governo, bem como a sua cumplicidade com a administração Bush no programa ilegal de “entregas extraordinárias“ (conhecido como “vôos da CIA“) resultaram num recuo sem precedentes das liberdades civis, em contradição com os termos da Convenção Europeia dos Direitos do Homem, a qual é parte integrante do Tratado.


A Carta Europeia dos Direitos Fundamentais formaliza os valores fundadores do projecto europeu e constitui um dos pilares do novo tratado. Tony Blair lutou contra a sua integração no Tratado de Lisboa e assegurou que não fosse aplicada no Reino Unido.


Ao invês de fazer avançar a integração europeia, o antigo primeiro-ministro britânico impôs uma série de “linhas vermelhas“ durante a negociação do tratado², com o intuito de bloquear qualquer progresso nas questões sociais e de harmonização fiscal, bem como na política externa e de defensa comuns.


Além disso, parece-nos impensável que o primeiro presidente da União Europeia seja o antigo chefe de um governo que manteve o seu país afastado de dois elementos chaves da construção da Europa: o Espaço Schengen de livre circulação de pessoas e a Zona Euro.


Numa altura em que uma das prioridades das instituições europeias é a reaproximação aos seus cidadãos, cremos ser fundamental que o Presidente do Conselho da União Europeia seja alguêm em quem uma maioria dos cidadãos possa rever-se, ao invês de alguêm rejeitado pela maioria³. Por tudo isto, declaramos a nossa oposição total a esta nomeação.

Tratado de Lisboa, Artigo 1º, nº 16 - que insere o Artigo 9ºB no Tratado da União Europeia -, parágrafos 5 e 6. (2007/C 306/17, 18)
Blair sets out EU treaty demands, BBC, Junho de 2007.
Tabela 6 da
Sondagem FT/Harris, Junho de 2007.

Exposição-venda em apoio à revista «Águas Furtadas» com pedido de colaboração

A edição da revista "aguasfurtadas" está suspensa por falta de dinheiro. Para tentar evitar o fim da revista, ou pelo menos adiá-lo o mais possível, pretende-se promover uma venda de obras de arte. Assim, pede-se a colaboração de diversos autores amigos, nas mais diversas áreas (fotografia, ilustração, pintura, música, literatura, etc.), no sentido de doarem um pequeno trabalho da sua lavra. Esse trabalho estará em exposição a partir do dia 1 de Março na Galeria do Jornal Universitário do Porto (Rua Miguel Bombarda, 187, Porto) e será vendido pelo preço unitário de €20 ao primeiro comprador interessado. O dinheiro que resultar desta venda será aplicado na edição do número 11 da revista "aguasfurtadas".No caso da literatura, pedia-se muito simplesmente um texto manuscrito numa folha A4 (de linhas, sem linhas, quadriculada, como preferirem). Pode ser um poema breve, um microconto, um aforismo, um excerto de romance, qualquer coisa, desde que da vossa autoria, escrito pela vossa mão e assinado (não precisa de ser um inédito).


Grande venda de obras de arte.
Todas as peças a €20.

Fotografias, pinturas, ilustrações, pautas musicais originais, manuscritos, etc., etc.

Só autores famosos.

Inauguração no dia 1 de Março, pelas 16h00, na Galeria do JUP (Rua Miguel Bombarda, 187, R/C, no Porto).

O produto das vendas será aplicado na produção da revista "aguasfurtadas" 11.

http://revista-aguasfurtadas.blogspot.com/