1.2.09

Basta de assassinatos políticos na Rússia! Em memória de Anastasia Baburova e de Stanislav Markelov.

Solidariedade com todos os defensores e activistas dos direitos humanos na Rússia

No passado dia 19 de Janeiro foram brutalmente assassinados o advogado e activista russo dos direitos humanos Stanislav Markelov e a jovem jornalista, e activista libertária, Anastasia Baburova que o acompanhava.

Estes assassinatos são apenas os últimos de uma longa lista negra que não pode ficar na impunidade nem no silêncio do mundo em geral. Nos últimos meses a frequência das agressões está a instalar um clima de intimidação e terror em toda a Federação Russa. Protestar ou mostrar alguma discordância tornou-se um acto de risco com consequências pessoais imprevisíveis.

O mundo não pode ficar na indiferença perante esta situação.

Stanislav Markelov era um dos raros advogados que defendia os activistas dos movimentos sociais, os sindicalistas e anti-fascistas, e deslocava-se a qualquer ponto da Federação Russa onda quer que sentisse que os direitos humanos não estavam garantidos. Tinha defendido Anna Politkovskaïa e tornou-se conhecido por ser um defensor da paz na Tchechénia.

Nastia era, por sua vez, uma activista libertária e os seus textos, como jornalista, mostravam o empenhamento pessoal nos temas anti-autoritários e nas acções de protesto do movimento social russo, tendo estado presente no último Fórum Social Europeu de Malmoe. Ela foi atingida mortalmente quando tentava travar o assassino de Stas Markelov

Hoje, dia 1 de Fevereiro, em Moscovo, mas também noutras cidades europeias, como Roma e Paris, realizaram-se concentrações em memória destes dois activistas, e como protesto ao crescendo clima de intimidação e de terror que se vive hoje na Federação Russa




Em Memória da activista libertária russa Anastasia Baburova, assassinada no passado dia 19 de Janeiro. VEJAM O VÍDEO:




Sobre Stanislav Markelov
http://avtonom.org/index.php?nid=2211


Sobre Anastasia "Skat" Baburova
http://avtonom.org/index.php?nid=2188

Anastasia tinha um blog. Alguns excertos traduzidos para inglês do seu blog, podem ser lidos aqui


Para saber mais:


“Stanislav Markelov, one of Russia’s most well-known human rights lawyers, was gunned down by an unknown assassin in downtown Moscow. This is the latest in a series of attacks on the country’s human rights and social activists. Markelov was murdered along with Anastasia Baburova, a young journalist and anarchist activist who was accompanying Markelov after a press conference at which Markelov discussed his plans for opposing and investigating the early parole of Colonel Yuri Budanov, who was convicted in 2003 of the murder of a young Chechen woman, Elza Kungayeva, and sentenced to ten years in prison.
Although, given the recent events surrounding the parole of the war criminal Budanov, the foreign and Russian press will inevitably focus on this connection, Markelov was a hero of the Russian social movements for his work on behalf of anti-fascists, migrant workers, union activists, and others. His murder clearly has to be seen in the context of the recent string of attacks on activists in these movements, which has received little coverage in the west and little more in Russia itself”.

Joaquim Roque, o último gaiteiro tradicional de Torres Vedras


Joaquim Roque
"O Último Gaiteiro tradicional de Torres Vedras"
Livro com CD e DVD, sobre a vida de um dos mais emblemáticos gaiteiros portugueses.


“Joaquim Roque: O Último Gaiteiro Tradicional de Torres Vedras” é um livro único em Portugal, da autoria da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles, sendo assinado por Francisco Pimenta e Henrique Oliveira. Editado pela Tradisom

O Gaiteiro
Joaquim Roque, de 72 anos, é o último guardião de uma estirpe de antigos gaiteiros estremenhos. Este livro relata as suas memórias de vida: desde a sua aprendizagem com os velhos mestres gaiteiros da Estremadura, à sua ligação duradoura e ininterrupta às importantes romarias da região, não esquecendo a presença frequente no Carnaval de Torres Vedras.
A figura de Joaquim Roque torna-se também especial por ser dos mais exímios gaiteiros de tradição oral actualmente em actividade em Portugal.

O Livro
A obra, de imagem cuidada, é ilustrada por uma fotobiografia deste tocador, conseguindo reunir imagens inéditas de investigadores de referência como Michel Giacometti, Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira e José Alberto Sardinha, finalmente dadas a conhecer.
Com Prefácio deste último investigador, o livro inclui um capítulo introdutório que a Associação autora da obra dedica à História da Gaita-de-fole em Portugal, com a publicação de imagens de iconografia inédita por si captadas ou especialmente cedidas por Museus Nacionais e Municipais, Arquivos Municipais e outras entidades, fruto da pesquisa da própria Associação.

CD e DVD
O livro é acompanhado por um CD contendo registos sonoros realizados a Joaquim Roque pela Associação Gaita-de-Foles e por José A. Sardinha, cujos fonogramas são assim tornados públicos, alguns, ao fim de 30 anos.
O livro contém ainda um DVD com um Documentário sobre a vida e a importância de Joaquim Roque como um dos derradeiros gaiteiros da Estremadura.