28.2.08

Queixas contra a PSP e a GNR aumentaram 32%



Segundo os dados acabados de serem revelados no último relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna o número de queixas contra os agentes da PSP e os para-militares da GNR aumentou em 32% nos últimos cinco anos em relação aos anos anteriores.
Resta interrogarmo-nos sobre quantas queixas contra a polícia não foram apresentadas por muitos cidadãos que, apesar de terem sido vítimas de brutalidade ou violência policial, e até mesmo por incivilidades praticadas pelos agentes ao serviço do Estado, acabam por desistir de o fazerem por estarem desiludidos com a Justiça e conformarem-se com os atentados às liberdades públicas realizadas pelos profissionais contratados pelo Governo como garantia para a aplicação das suas ordens, por mais arbitrárias e injustas que possam ser.




A polícia protege-nos, mas quem nos protege da polícia ?




15 de Março – dia internacional contra a violência e a brutalidade policial



Directório mundial da copwatch:
http://mediafilter.org/cwdir/


Texto da wikipedia sobre a violência e a brutalidade policial: aqui




Notícia do jornal O Primeiro de Janeiro:

O número de queixas apresentadas contra efectivos da GNR e da PSP aumentou 32 por cento em cinco anos, passando de 480 em 2001 para 635 em 2005, à luz de dados da Inspecção-Geral da Administração Interna.

O último relatório, que foi disponibilizado na segunda-feira na página online da IGAI, especifica que, do total daquelas queixas, 530 chegaram à inspecção-geral, que fiscaliza a actuação das duas forças de segurança, através da Ministério Público, enquanto as outras 105 resultaram de iniciativa de particulares.

Em 2001, o ano anterior disponível naquela página, o Ministério Público remeteu 409 queixas e cidadãos particulares as outras 71.

Quanto ao desfecho das participações em 2005, só 11 não foram arquivadas, originando sete processos disciplinares, inquéritos ou averiguações. Em 2001, das 480 denúncias, pelo menos 353 foram arquivados, de acordo com o relatório desse ano, que utiliza critérios diferentes relativamente ao documento mais recente, pelo que a sua comparação nem sempre é possível.

Sobre as razões que originaram as queixas em 2005, cerca de 39 por cento ter-se-ão devido a alegadas ofensas à integridade física por parte dos agentes, 8,3 por cento a ameaças, 7,1 por cento a abusos de poder e 6,7 por cento a injúrias.


Cinco anos antes as alegadas ofensas à integridade física dos elementos das forças de segurança sobre cidadãos atingiram 49 por cento, o abuso de poder 26 por cento, as ameaças 17% e as injúrias 13,1%.

Em 2001 foram agentes da PSP o alvo de 291 queixas das 480 apresentadas, enquanto as restantes 189 referiram-se a elementos da GNR.

Em 2005, a PSP foi alvo de 203 queixas, enquanto a Guarda Nacional Republicana foi alvo de apenas 115.

Ciclo de Colóquios sobre “Museus e Património Imaterial”

Ciclo deMuseus e Património Imaterial - agentes, fronteiras, identidades (ciclo de colóquios) é o tema de um conjunto de conferências a realizar pelo Instituto Português de Museus e Conservação.

O Instituto dos Museus e da Conservação realiza em 2008 um Ciclo de Colóquios dedicado ao Património Cultural Imaterial, designadamente nos planos do seu estudo e divulgação enquanto testemunho da memória colectiva.

O Ciclo pretende divulgar boas-práticas, a nível nacional e internacional, no âmbito da documentação do património imaterial, em particular no contexto da actividade museológica.
Promove ainda a reflexão alargada sobre a multiplicidade de questões que o tema suscita, em particular na perspectiva dos variados agentes implicados no processo do seu estudo e inventário, com destaque para os museus, as universidades e outras unidades de investigação.

Máscaras Portuguesas: Autenticidade e Reinvenção
Museu Nacional de Soares dos Reis - 22 FEVEREIRO 2008

Inventário, Protecção, Representatividade
Museu Nacional do Teatro - 11 ABRIL 2008

Memória, Identidade e Projecto
Museu da Luz - 30 MAIO 2008

Saberes e Técnicas: entre o Registo e a Transmissão
Ecomuseu Municipal do Seixal - 27 JUNHO 2008

Terrenos Portugueses: O que Fazem os Antropólogos?
Faculdade de Ciências e Sociais e Humanas - OUTUBRO 2008

Museus Globais: Colecções Etnográficas e Multiculturalidade
Museu Nacional de Etnologia - 7 NOVEMBRO 2008

Inscrição Gratuita (No entanto, é necessário proceder à inscrição)

Organização Inscrições:
Instituto dos Museus e da Conservação
Departamento de Património Imaterial
Tel: 21-365 08 26 / Email:
dpi@imc-ip.pt / www.ipmuseus.pt


Consultar o excelente blogue:
http://nomundodosmuseus.wordpress.com/

Rituais de Inverno com Máscaras – exposição patente no Museu Soares dos Reis


Sobre a Exposição “Rituais de Inverno com Máscaras“

A Exposição rituais de inverno com máscaras concretiza um projecto acarinhado pelo Instituto dos Museus e da Conservação, visando a divulgação do Ciclo Festivo de Inverno no Nordeste Trasmontano, que é aqui marcado pela presença de personagens mascarados.

O complexo das celebrações do ciclo do Inverno assume-se como um dos mais expressivos documentos etnográficos acerca da festa popular e das dinâmicas no Portugal rural, simultaneamente nos planos do património material e imaterial.

O projecto foi coordenado cientificamente por Benjamim Pereira, que nas décadas de 1960/70 realizou pesquisas e recolhas de terreno sobre as festividades de Inverno em Trás-os-Montes,
trabalho de que veio a resultar Máscaras Portuguesas (MEU/JIU, 1973), obra de referência para o estudo desta tipologia da cultura material.

No âmbito da coordenação da Exposição, Benjamim Pereira procedeu a incursões ao terreno entre 1999 e 2001, visando a actualização do corpus documental recolhido três décadas antes, e promoveu a recolha no terreno dos exemplares de máscaras apresentados na Exposição.
Neste processo, organizou ainda a equipa de antropólogos que, sob prismas complementares, dirigiram o seu olhar para os rituais aqui abordados, tendo ainda colaborado no Documentário que é parte integrante da Exposição.

A exposição beneficiou assim de um levantamento sistemático que retrata a actualidade daquele complexo cerimonial sob o ponto de vista antropológico, traduzido no conjunto de investigações publicadas no Catálogo da Exposição, na realização do Documentário que é parte integrante desta, bem como na constituição em contexto de terreno, da respectiva colecção que integra o acervo do Museu do Abade de Baçal.

*A exposição está patente ao público no Museu Nacional de Soares dos Reis até 20 de Abril de 2008.

Dia 29 de Fev. - Acção contra os transgénicos em Lalín ( na Galiza)

Os Amigos da Terra, ADEGA e o SLG convocam todos para uma acção a desenvolver no dia 29 de Fevereiro em Lalín ( na Galiza) contra os transgénicos e que visa como último objectivo a declaração da Galiza como território livre de transgénicos.


De 11 a 14:30 e de 16 a 19h:
MESA INFORMATIVA na praza da Igrexa


Ás 20h: MESA REDONDA e DEBATE na Casa da Xuventude

Info Contacto:
Rebeca Prieto - Comunicación Amigos da Terra Tfno: 988.374.318

Manuel Fortes, correspondente de ADEGA en Pontevedra 676088486

Correo-e:
fortesbesada@hotmail.com