13.7.10

Workshop sobre a contradiçao entre discurso e prática no contexto académico (21 de Julho, no Instituto Superior de Economia e Gestão)




WORKSHOP
"Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!":
A Contradição entre Discurso e Prática no Contexto Académico

21 Julho 2010 - 10h-14h
Sala MIT-Portugal no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) - R. Quelhas 6 ,Lisboa

Inscrição Gratuita até 15 Julho

Enquadramento
O título do evento é uma provocação à comunidade académica, de forma a lançar o mote para
reflexões sobre as atitudes/comportamentos e pensamentos dos "profissionais da academia".
Por entender que as atitudes/comportamentos daqueles profissionais têm reflexo em seus alunos, bem como nas comunidades, nomeadamente nos sujeitos do quotidiano dos "estudos de casos" pesquisados, este encontro foi dividido em duas partes:

A primeira será destinada à comunicação por parte dos diversos convidados, que apresentarão as suas experiências e reflexões sobre o tema, seguida de debate. Neste sentido, cada um dos participantes tem a liberdade de elaborar a sua comunicação oral e escrita a partir do tema/título do evento, da forma que melhor lhe convir, com aproximadamente quinze minutos para cada exposição.

A segunda parte (oficina) consistirá num exercício colectivo: maneiras como os “pesquisadores(investigadores)/ cientistas" podem dialogar com os sujeitos participantes das pesquisas/estudos, garantido o respeito e a igualdade destes como produtores de conhecimento/saberes válidos. Nesta oficina, no centro do debate estarão as experiências do público participante.

Objectivo: Reflectir colectivamente sobre as atitudes/comportamentos e pensamentos dos/as "profissionais da academia", de forma a analisar criticamente a importância do alinhamento entre discurso e prática no quotidiano dos/as actores envolvidos.

Metodologia: Serão utilizadas metodologias de Educação Popular.


1ª parte
* Apresentação das perspectivas de cada convidado/a sobre o tema orientador
Igor Valentim: “Uma coisa é o que falo e escrevo, outra é o que faço: o eu-académico em cena”
Doutorando SOCIUS/UTL

Julio Andrade: “Ouça o que digo: Não Ouça Ninguém – O Paradoxo entre Discurso e Prática na Participação Política”
Doutorando NGPA/UFBA e Professor da UFF (Univ. Federal Fluminense/ Brasil) (participação por vídeo-conferência)

Carolina Leão: “Como contrariar a subordinação às ideias e práticas mercantis na academia? Os desafios na construção de outras relações e modos de fazer POSSÍVEIS!”
Doutoranda SOCIUS/UTL

Cristiano França-Lima: “Invertendo os lugares – a universidade como “objecto de pesquisa”
Doutorando FEUC/CES (participação por vídeo-conferência)

Comentários: Euclides André Mance/ Brasil**
J. M. Carvalho Ferreira SOCIUS/ISEG-UTL

* “Círculo de Conversas”
Durante a apresentação dos convidados, os/as participantes (do público) poderão escrever em tiras de papel, previamente distribuídas, as questões a debater, dúvidas, comentários... Estas serão afixadas num quadro após às apresentações, seguindo-se os comentários e debate.

Intervalo
Pausa Justa (coffee-break com produtos do Comércio Justo e das Cooperativas de Consumo).


2ª parte (oficina)
“Grupo de Verbalização/Grupo de Observação” – um pequeno grupo de participantes reúne-se em círculo e conversa sobre as suas experiências de trabalho de campo, com tempo estipulado. Simultaneamente, os/as demais participantes estarão num círculo maior, ao redor do pequeno, observando e tomando notas da conversa.
Terminado o tempo estipulado para o pequeno círculo, este se junta ao grande e inicia-se o debate a partir das observações e notas.

http://pascal.iseg.utl.pt/~socius/home.html