28.10.08

Introdução ao Contacto Improvisação ( workshop, aulas e jam session com David Santos) numa iniciativa da Tenda de Saias




Associação Cultural Tenda de Saias
Constituída desde 20 de Dezembro de 2007, a Associação Cultural Tenda de Saias tem como elementos fundadores, Maria do Carmo Sousa, Olinda Favas, Susana Madeira, Tânia Dinis e Xana Miranda, actrizes formadas em Estudos Teatrais pela ESMAE, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (IPP) do Porto, em 2006, e com trabalho regular na área da representação e formação de Teatro. É o reflexo da afinidade artística e desejo comum de trabalhar em colectivo dos seus membros.
Os objectivos da Tenda de Saias são culturais e artísticos, e traduzem-se na criação, produção e apresentação regular de espectáculos, promoção de workshops na área do teatro, captação de novos públicos e enriquecimento artístico da cena cultural da cidade do Porto, através do uso de linguagens contemporâneas do espectáculo.
Constituída por cinco actrizes, a Tenda de Saias forma equipa com colaboradores das mais diversas áreas, não necessariamente profissionais do espectáculo, na criação de objectos artísticos, de forma a investir no surgimento de novas dramaturgias, novas formas de cenografar, iluminar ou criar para palco, possibilitando, assim, o cruzamento das artes performativas com outras linguagens artísticas e novos criadores.
A Tenda de Saias é uma Companhia não subsidiada, residente na Fábrica, espaço da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo - IPP existente desde Dezembro de 2005 na qual oito novas Companhias de Teatro e uma Produtora de Cinema desenvolvem actualmente as suas actividades, como recentemente o Festival PortoClown ou alguns dos trabalhos apresentados na Mostra “30 por Noite” produzida pelo Teatro Nacional S. João.

Retirado de:
http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=361342166




Aulas e Jam session de Contacto Improvisação
( nota:O Workshop de Introdução ao Contacto Improvisação já foi realizado nos dias 25 e 26 de Outubro)

O workshop serviu como uma primeira fase, introdutória a uma intenção de formação contínua (aulas regulares) de contacto improvisação divulgada pela Associação Cultural Tenda de Saias e leccionada por David Santos na Fábrica da Rua da Alegria ( no Porto).

A primeira fase é um pequeno workshop ou uma primeira aula um pouco mais longa, em que vamos mergulhar nos princípios do contacto improvisação através de visionamento de vídeos e prática in loco com o corpo e mente como um todo. A pluridimensionalidade desta prática desenvolve-se através de uma abordagem esférica sensorial de trabalho sobre o corpo na relação com os conceitos da física, da fisiologia e da visualização.

O treino do corpo aborda desde um trabalho mais sensorial ao aeróbico passando por técnicas associadas ao movimento contemporâneo, moderno, body mind centering, técnica de Alexander, meditação entre outras abordagens holísticas ao serviço da prática do contacto improvisação.

Com uma perspectiva de continuidade podemos evoluir em conjunto com diferentes pares, lado a lado, num espaço de desenvolvimento de conhecimento técnico (know-how) de contacto improvisação até partilharmos um sentido de uma linguagem própria singular e comum. Desta forma, quando tivermos as conhecidas Jam´s de Contacto Improvisação poderemos sentir crescer de forma mais consciente, a técnica disponibilidade/consciência do nosso corpo performático no cenário já presente à nossa volta que é o espaço físico que todos habitamos e os corpos que nos rodeiam mas, potenciados a um novo nível de consciência.

O nosso subconsciente é muito mais rápido a percepcionar e reagir ao mundo que nos rodeia que o consciente. Mas é através da disciplina do consciente e do corpo que liberamos e damos autonomia ao subconsciente para intervir junto do consciente.

É essencial ter-se prazer pelo movimento e pelo contacto com outro para realizar esta prática.

Destinatários: todos os interessados

Local: Fábrica da Rua da Alegria
Rua da Alegria nº341, 4000 Porto



Aulas Semanais de Contacto Improvisação
orientação David Santos
Local: (ainda a definir)
Datas: todas as 2ª feiras das 21.30 às 23.30
a começar a 3 de Novembro de 2008
Inscrição: 30 euros mensais
Amigos da Tenda: 21 euros mensais

Jam Session de Contacto Improvisação :
Datas: todos os últimos sábados de cada mês das 19h
às 21h a começar a 29 de Novembro de 2008
Local: (ainda a definir)


David Santos
Nasceu em 1983, no Porto. Tem a licenciatura em Teatro, pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE). Participou em peças encenadas por Ricardo Pais, João Pedro Vaz, Cláudia Marisa Oliveira, Maria Clemência, Denis Bernard, John Britton, Afonso Guerreiro, José Leitão e Gonçalo Amorim. Acompanhou a preparação do espectáculo O Tio Vânia, de Anton Tchékhov, encenação de Nuno Carinhas, e das leituras encenadas …A Tua Mão na Minha, de Carol Rocamora, direcção cénica também da responsabilidade de Nuno Carinhas. Encenou a peça Deus, de Woody Allen, apresentada na sala preta da ESMAE, Festival de Teatro Universitário da Corunha e no evento Serralves em Festa. Participou na produção do Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro, de 2001 a 2003. Foi actor em Debaixo do Pano, filme de Tomás Baltazar. Desempenhou funções de assistente de encenação e apoio ao movimento em produções como a peça D. João, de Moliére, enc. Ricarado Pais, apoio ao movimento no espectáculo Teatro Escasso, enc. António Durães, e Maria de Buenos Aires, enc. João Henriques (TNSJ, 2006) e O Café de Goldonni enc. Giorgio Corsetti (TNSJ 2007/2008). Foi assistente de encenação e coreografia de A Little Madness in the Spring, enc. Giuseppi Frigenni (Produção Casa da Música). Dedicando-se ainda ao ensino, à performance e à dança, tendo já participado em coreografias de Dieter Heitkamp, Ronit Ziv, Nik Hafner,André Guedes, Susana Queiroz, Paola Moreno e Sérgio Cruz.
Actualmente é encenador do grupo de Teatro 'Cenatório' da Universidade Lusíada e professor de Expressão Dramática na Escola Ginasiano e movimento para actores no curso profissional de Teatro do Externato Delfim Ferreira. Já foi por duas vezes convidado a leccionar movimento para actores no curso de Teatro do C.I.T.A.C. – Coimbra e deu também seminários no Balleteatro sendo um deles de Contacto Improvisação. Desde 2006 até à data presente que lecciona Contacto Improvisação e movimento para o elenco do Teatro Nacional São João. Com Dieter Heitkamp, um dos actuais mestres Europeus do Contacto Improvisação, foi intérprete da sua Lecture-Performance 'Hautsache Bewegung' (Movimento da pele) apresentado em Frankfurt am Main, Dusseldorf e Berlin. Realizou recentemente como coreógrafo/performer uma residência, que resultou no espectáculo Peak Leisure Park, com um colectivo de artistas inseridos no P.E.T._1 (Project ensemble Tanzlabor 21) no Teatro Mousonturm em Frankfurt am Main.

Os ricos que paguem a crise que eles próprios provocaram


Concentrações contra a crise financeira do capitalismo: os ricos que paguem a crise!

Um email anda a percorrer por este dias o ciber-espaço a convocar todo o mundo para concentrações para o próximo dia 15 de Novembro em todas as cidades do mundo.
O motivo desse apelo é que nesse dia estarão reunidos em Washington os líderes dos G-20, os 20 países mais industrializados do mundo, com vista a refundarem o capitalismo, um sistema injusto, baseado na exploração da força de trabalho e, além do mais, predatório da natureza.

Todos à rua a 15 de Novembro

Salvar os bancos nos Estados Unidos custou 700.000 triliões de dólares. Ou seja, 5 vezes mais daquilo que a ONU aprovou para alcançar os Objectivos do Milénio. Como se isso não fosse suficiente as ajudas dos Estados europeus ainda são maiores!!!

Os Estados andam a financiar os bancos que estão na bancarrota, esses mesmos bancos que despejam as famílias que não podem pagar as hipotecas!!!

Fica claro para toda a gente que os grandes partidos ( os que gravitam à volta do poder) governam a favor da banca e dos grandes capitalistas.

Só nós, os cidadãos do mundo, podemos denunciar este escândalo.
Nacionalizam os prejuízos dos banqueiros e privatizam os lucros! Ao fazê-los tomam-nos por tolos. Será que vamos deixá-los? Será que a especulação e a injustiça se vai perpetuar? NÃO.
Temos que agir!

No próximo dia 15 de Novembro os cidadão de todo o mundo sairão às ruas para dizer NÃO ao Capitalismo e à manutenção dos privilégios sociais dos ricos que andam a «brincar» com as nossas vidas e a sobrevivência do nosso planeta

Passa esta mensagem.
Divulga e difunde pelos teus contactos

Eles ( os ricos) que paguem a crise!

Leitura de poemas de Jorge de Sena no café Progresso numa sessão promovida pela Livraria Poetria ( dia 30 de Nov. às 21h30- Porto)

Jorge de Sena (1918-1978), poeta e erudito, combativo irreverente e homem de um génio comparável aos homens que ele estudou será alvo de uma sessão monográfica nesta próxima quinta feira, dia 30 de Outubro, perto da data do seu aniversário.


Café Progresso - dia 30 de Nov às 21.30h
poesia lida e intervenções várias


Informação de:



LIVRARIA POETRIA
Rua das Oliveiras 72
Galeria Comercial - Porto4050-448 PORTO
Local da sessão:


Café Progresso
Rua Actor João Guedes, nº 5 - PORTO
(perto da Praça do Leões)

Última sessão do ciclo Arte e Eros na Faculdade de Belas Artes da Universidade Lisboa ( dia 29, às 14h30)


De 8 até ao próximo dia 29 de Outubro de 2008 tem decorrido em Lisboa um Ciclo de Conferências dedicado ao tema "Arte & Eros", uma iniciativa organizada pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) na sequência dos 1º e 2º Ciclos de Conferências de Ciências de Arte anteriormente realizados. Na primeira sessão, dia 8 de Outubro, foram abordadas questões como as relações entre eros, filosofia e psique, o desejo, a orientação sexual e o "amor que não ousa dizer o nome" nas imagens de Proust e de Oscar Wilde. Nesta última sessão, sempre às 14h30, abordar-se-ão diversos temas desde desde a sensusalidade e a escultura passando pela paisagem erotizada, etc.

Erotismo feminino, religião e erotismo, figurações do corpo e lugares do sagrado são questões que tem sido debatidas nas anteriores sessões deste ciclo, que percorre relações entre criação artística, erotismo, pulsão de vida e instâncias de mediação e sublimação.


PROGRAMA

8 de Outubro de 2008

14h30 - Apresentação
António Sampaio Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa

15h00 - Eros e Filosofia
Alexandre Franco de Sá (FL-UC)

15h30 - Eros e Psique
João Peneda (FBAUL)

16h00 - Máquinas Desejantes – Eros pós-Humano
Hugo Ferrão (FBAUL)

16h30 - Pequeno debate seguido de breve intervalo

17h45 - Modernidade, Transgressão Sexual e Percepções da Negritude na Recepção do Jazz em Portugal nas Décadas de 1920 e 1930
Pedro Roxo (IE-UNL)

17h15 - O amor que não ousa dizer o nome. Imagens de Proust e Oscar Wilde
Maria João Ortigão (FBAUL)

16h45 - Eros musical ou a metafísica da mulher sem sombra
Carlos Couto (FL-UL)

18h15 - Poesia ordinária (perfomance poética)
Ricardo Bargão (KCA)

Mediador: Fernando António Baptista Pereira


15 de Outubro de 2008

14h30 - Vénus, Majas e Olímpia: Metamorfoses do erotismo feminino
Fernando António Baptista Pereira (FBAUL)

15h00 - Entre Cristianismo e Erotismo: Reflexões em torno de um dos paradoxos da cultura artística do século XVI
Margarida Calado /FBAUL)

15h30 - Étant donnés: 1º la chute d’au 2º le gaz d’éclairage vs. L’Origine du monde
Catarina Patr’cio (Artista Plástica)

16h00 - Pequeno debate seguido de breve intervalo

16h15 - Com-tacto: a intimidade de Calle e a inquietação de Kaprow
Ana Pais (ESTC)

16h45 - O Surrealismo e a Linguagem do Desejo
Eurico Gonçalves

17h15 - Quentin Tarantino: Eros Cinemático
Edmundo Cordeiro (UL)

17h45 - Visionamento de excertos de vários filmes
de Quentin Tarantino

Mediadora: Cristina Tavares


22 de Outubro de 2008

14h30 - O Eros e a escultura portuguesa
Cristina Azevedo Tavares (FBAUL)

15h00 - O nu no romantismo e naturalismo
Eduardo Duarte (FBAUL)

15h30 - Imagens do erótico na nova-figuração portuguesa
Fernando Dias (FBAUL)

16h00 - Pequeno debate seguido de breve intervalo

16h15 - Eros e Design
Bárbara Coutinho (MUDE)

16h45 - Eros e a Dança Sagrada
António Cadima Mendonça (ESTAL)

17h15 - Lugares Sagrados: Corpo e Sensualidade no Cinema
Inês Gil (UL)

17h45 - Excertos do filme: O Odor da Papaia Verde (1993) de Tran Anh Hung

Mediador: José Quaresma


29 de Outubro de 2008

14h30 - De Afrodisias - a propósito de uma estatueta do Museu de Évora
Luís Jorge (FBAUL)

15h00 - Corpo: entre sensualidade e carnalidade
João Pais (FBAUL)

15h30 - Erotização da paisagem na pintura francesa do século XVIII
José Quaresma (FBAUL)

16h00 - Pequeno debate seguido de breve intervalo

16h15 - A criança imortal (o segredo do artista, 3)
Tomás Maia (FBAUL)

16h15 - A Libido Ostentatória de Domingos Mendes - ou os interiores do palacete na rua da Horta Seca
Joana Cunha Leal (FSCH-UN)

16h45 - Cinematografias da Dor
Susana Sousa Dias (FBAUL)

17h45 - Visionamento de excertos de filmes de Andrei Tarkovsky e Peter Greenway

Mediadora: Margarida Calado


Mais info: aqui

Infância e espaço público - ciclo de conferências de sociologia da infância na universidade do Minho, em Braga

Infância e Espaço Público - Ciclo de Conferências em Sociologia da Infância ( de 30 de Outubro de 2008 a 4 de Junho de 2009)
Local:
Auditório do Centro Multimédia da Universidade do Minho



O Ciclo de Conferências em Sociologia da Infância é uma iniciativa do Instituto de Estudos da Criança em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais que se realizará durante o ano lectivo de 2008-2009, no Auditório do Centro Multimédia da Universidade do Minho.


Com este Ciclo de Conferências pretende-se prosseguir a tradição de apresentação, partilha e discussão de questões teóricas e metodológicas relativas à Investigação na área da Sociologia da Infância.

Programa


30 Outubro, 2008
Anália Torres
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
Departamento de Sociologia
"Protecção de Crianças e Políticas Públicas."


11 de Dezembro, 2008
João Teixeira Lopes
Universidade do Porto
Faculdade de Letras
"Espaço Público e Gerações."


15 de Janeiro, 2009
Virginia Morrow
Universidade de Londres - Inglaterra
Instituto de Educação
"Methods and ethics of research with children about their environments."

12 de Fevereiro, 2009
Rita Marchi
Universidade Regional de Blumenau
Santa Catarina, Brasil
"Radicalizaçao do processo histórico de individualização das crianças e a crise social da infância."


12 de Março, 2009
Ivan Pascual Rodríguez
Universidade de Huelva, Espanha
Departamento de Sociologia e Trabalho Social
"La mirada sociológica: una aproximación nueva al mundo de la infancia?"


2 de Abril, 2009
Allison James
Universidade de Sheffield, Inglaterra
Centro de Estudos da Infância e Juventude
"New challenges of Childhood Studies."

14 de Maio, 2009
Giangi Schibotto
Universidade Alma Mater de Bolonha, Itália
Faculdade de Ciências da Educação
"El complejo camino de construcción de un espacio público para la participación, la actoría social y el protagonismo de la infancia y adolescencia."


4 de Junho, 2009
Julie Delalande
Universidade da Baixa Normandia - Caen, França
Departamento de Ciências da Educaçao
"Les lieux des enfants."



contactos
________________________________________
Profª Natália Fernandes
email:
natfs@iec.uminho.pt

Para mais info: aqui