28.5.07

Livro de Ursula K. Le Guin é tema da Comunidade de Leitores de amanhã numa biblioteca do Porto

A Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Almeida Garrett do Porto escolheu o livro da escritora de ficção científica Ursula K. Le Guin, «Floresta é o nome do mundo» ( The word for world is forest ), para tema do encontro e de debate aprazado para amanhã, dia 29 de Maio, às 21h.30, a realizar como sempre nas instalações daquela Biblioteca, situado nos jardins do Palácio de Cristal, na cidade do Porto.

Esta comunidade de Leitores tem sido dinamizada pelo escritor norte-americano radicado nesta cidade, Richard Zimler, e que não tem poupado esforços para incrementar a leitura e a discussão em torno de diversas obras de interesse como é o caso deste livro de Ursula k. Le Guin, notável escritora de ficção científica , e conhecida pelas suas tentativas de esboçar e descrever sociedades utópicas inspiradas pelos princípios anarquistas, nomeadamente em The Dispossessed ( Os despojados, na tradução portuguesa editada pelas Edições Europa-América).
Nota suplementar: muitos dos seus livros já se encontram traduzidos para português

Ursula K. Le Guin, Os Despojados e o Anarquismo, consultar: www.takver.com/me/odonian.htm

"Those who build walls are their own prisoners. I'm going to go fulfil my proper function in the social organism. I'm going to go and unbuild walls."

Shevek from Ursula Le Guin's The Dispossessed



Ursula K. Le Guin é filha do antropólogo Alfred Kroeber e da escritora Theodora Kroeber. Frequentou a Radclife College e a Universidade de Columbia. Casou, em Paris, com o jovem historiador Charles Le Guin.
A autora tem uma vasta obra publicada, que inclui poesia, contos e romances, entre os quais "The Left Hand Of Darkness", galardoado com o 'Prémio Hugo' e com o 'Prémio Nebula' para melhor romance de ficção científica de 1969, prémio que recebeu novamente em 1974 com o livro "The Dispossessed".
Nesse mesmo ano o primeiro livro da tetralogia do Ciclo Terramar, "A Wizard of Earthsea – O Feiticeiro e a Sombra", recebeu o 'Boston Globe Horn Book Award' for Excellence. Os dois livros seguintes do ciclo foram também homenageados com prémios literários: "The Tombs of Atuan - Os Túmulos de Atuan" recebeu o 'Newbery Honor Book Award' de 1970, e em 1973 "The Farthest Shore - A Praia Mais Longínqua" ganhou o 'National Book Award for Children’s Books'. Os seus trabalhos mais recentes incluem "The Beginning Place", "The Eye of The Heron", "Always Coming Home", "Buffalo Gals", "Dancing At The Edge Of The World" e "Tehanu".


Na foto acima vê-se a escritora norte-americana Ursula K. Le Guin, numa das suas raras aparições em público, a participar numa manifestação anti-guerra realizada recentemente na área da sua residência

Richard Zimler nasceu em Nova Iorque em 56. É licenciado em Religião Comparada pela Duke University e mestre em Jornalismo pela Stanford University. Vive no Porto desde 1990, onde ensina Jornalismo. Traduziu para inglês alguns poetas portugueses contemporâneos, entre os quais Al Berto e Pedro Tamen. Em 2002 naturalizou-se português.
Tem já publicados seis romances, cinco dos quais em Portugal: Trevas de Luz, a trilogia Ciclo Sefardita - O Último Cabalista de Lisboa, Meia-Noite ou o Princípio do Mundo e Goa ou o Guardião da Aurora - e o recente À Procura de Sana.

Os vadios – a inverosímil história de uma comunidade de leitores

A nova livraria-bar Gato Vadio (sita na Rua do Rosário, 281, no Porto) está a criar uma Comunidade de leitores, simbolicamente cognominada por Os Vadios.
Os encontros terão um certa periodicidade e realizam-se à noite no café da livraria.
Encontra-se a circular o seguinte texto para a sua divulgação.

Os vadios – a inverosímnil história de uma comunidade de leitores


Não sabemos como é que isto vais começar. Juntar uma comunidade de vadios parece um contra-senso. Nascemos assim do engano e da paixão pelos livros. Mas não ficamos parados durante muito tempo. Apenas o tempo necessário para vadiar pelo espírito, pela conversa ou pela inquietação do silêncio. Tudo a propósito de um livro escolhido a dedo.

Sobre as condições de adesão pouco há a dizer. Na verdade, condições não existem. Tirem o cavalinho da chiva. Jóias também não, mas serão permitidas. Mas teremos toedo o gosto em fazer um desconto de 15% na aquisição dolivro que será discutido no encontro da comunidade.
Sejam bem-vindos aos vadios.

Nota:
O novo espaço situa-se na Rua do Rosário 281 e está aberto das 11h. até à meia-noite.