4.5.08

Termina hoje em Vimioso o festival Sons e Ruralidades, mas as actividades da associação ALDEIA não páram...


O conhecimento tradicional é um factor de consciência ecológica no seu papel de formação e conservação do ambiente. O festival Sons & Ruralidades, pretende ser um novo modelo de festival cultural, superando o espaço e tempo do festival para revitalizar e regenerar a região rural do nordeste transmontano.

Abençoada pela Natureza esta região possui uma forte relação com a terra através das actividades agrárias. Apesar disto está em processo de despovoação em parte devido à perda de importância da agricultura como motor de dinamismo dos espaços rurais e por uma desagrariação do meio rural e a consequente migração e envelhecimento da população.

Este festival faz parte de um programa de desenvolvimento para esta região, procurando que a arte e a cultura sejam a causa para a sua revitalização, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas. Estimulando sinergias entre o património faunistico e floristico e o património cultural, material e imaterial. Pensando os humanos como parte da natureza e a biodiversidade como um todo. Criando novas oportunidades de criar e de reflectir colectivamente sobre o desenvolvimento local e proporcionando novas visões de futuro.

Paralelamente ao processo de globalização e da suposta homogeneização cultural à escala mundial, instala-se a revalorização da diversidade, tornando-se necessário respeitar e incorporar nos processos de desenvolvimento a cultura das populações destinatárias.

Segundo David Barkin, a sustentabilidade não é apenas um assunto de protecção do ambiente, de justiça social e de desenvolvimento mas trata sobretudo das pessoas e da nossa sobrevivência como indivíduos e cultura. Manifestando uma preocupação em observar de que modo sobrevivem os grupos sociais. Sendo a sustentabilidade uma luta pela diversidade em todas as suas dimensões, pela participação e pela revisão da forma como as pessoas vivem e trabalham.

De forma a estabelecer uma sólida fundação ética para a sociedade global emergente ajudando a construir um mundo sustentável baseado no respeito pela natureza, direitos humanos, justiça económica e uma cultura de paz. Tornando-se imperativo que assumamos responsabilidade pelos outros, por todos os seres e para as futuras gerações.








3 e 4 de Maio de 2008

Workshop: Arte & Natureza

Vimioso - Pavilhão Multiusos

Produção de material escolar e outros produtos a partir de materiais orgânicos





10 e 11 de Maio de 2008

Curso de Introdução à Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres, 5ª Edição

Macedo de Cavaleiros - Podence



Sábado, 10 de Maio
Local: Junta de Freguesia de Podence

9.00 - Abertura e apresentação do curso.
9.30 - Biologia dos cogumelos. Descrição das classes e famílias de macrofungos superiores.
Identificação de cogumelos. Tipos de habitats e espécies associadas. Regras para uma colheita consciente.
11.00 - Intervalo

11.15 - Gastronomia dos cogumelos. Principais espécies comestíveis e tóxicas. Técnicas de conservação. Apresentação de exemplos.
13.00 - Almoço livre

15.00 - Saída de campo para observação, identificação e recolha de espécies.
Local: Serra de Bornes

19.00 - Análise e classificação do material recolhido
20.00 - Fim dos trabalhos
21.00 - Jantar convívio


Domingo, 11 de Maio
Local: Podence

9.00 - Saída de campo para observação, identificação e recolha de espécies
12.00 - Demonstração de algumas técnicas de conservação.
13.00 - Almoço convívio.
15.00 - Classificação de material recolhido. Revisão das espécies encontrados com maior interesse gastronómico.
17.00 - Encerramento do curso.

Corporação antiestética


A nossa equipa de profissionais está habilitada para conseguir que odeies o teu corpo e queiras ser uma outra pessoa.

A nossa especialidade é:

- lavagem ao cérebro

- destruição de auto-estima

- ódio em relação ao teu próprio corpo

- deixar a tua moral de rastos

Chama-nos e poderás comprovar a nossa competência na matéria

Feira do livro anarquista ( 23, 24 e 25 de Maio, em Lisboa)




Nos dias 23, 24 e 25 de Maio de 2008, por iniciativa de diversos colectivos e indivíduos libertários, vai realizar-se em Lisboa a Feira do Livro Anarquista, a decorrer no Grupo Desportivo da Mouraria.

Pretendemos com a organização deste evento criar um espaço para a exposição e debate das ideias e lutas libertárias, assim como para o convívio e fortalecimento de laços entre pessoas que partilham uma visão anti-autoritária do mundo.

A Feira proporcionará, para além das bancas de livros e outras publicações, um programa de actividades diversas, que poderão ser debates, workshops, sessões de cinema, performances e o que mais a imaginação e a vontade d@s participantes propuserem.

Apelamos à participação neste evento de tod@s @s interessad@s, através da sua presença com bancas de informação, livros e outras publicações ou com propostas de actividades que queiram promover durante a Feira.


@s interessad@s em participar devem confirmar a presença da sua banca ou propor actividades até dia 20 de Abril de 2008. Podem fazê-lo para os seguintes contactos:

E-mail: feiradolivroanarquista@gmail.com

Endereço postal: Apartado 40 / 2801-801 Almada / Portugal


Para mais informação consultar o blogue da Feira do Livro Anarquista:
http://feiradolivroanarquista.blogspot.com/






A Feira do Livro Anarquista realiza-se no Grupo Desportivo da Mouraria, situado na Travessa da Nazaré.Há duas formas fáceis de lá chegar:

- Subindo partir do Metro do Martim Moniz;
- Descendo a partir do Largo da Graça, pela Calçada do Monte.
(ver mapa em cima)