7.1.08

Mais um ano com muita… Pimenta Negra !

Este blogue nasceu em Setembro de 2004, mas a sua edição regular só começou a partir de Janeiro de 2005. O seu aparecimento deve-se a circunstâncias várias ligadas à necessidade de encontrar um canal de comunicação autónomo e alternativo que difundisse ideias que estão longe de terem eco nos media, mas ainda a certos factos que tiveram a ver com o proverbial assédio do poder, ainda que sob um disfarce rasteiro, aos meios e às lutas por justiça e igualdade social.

Algo que historicamente não é novo, mas que teve uma receptividade surpreendente por parte de quem devia estar teoricamente preparado para fazer face a tais contingências mais do que previsíveis. Certo é que da situação criada surgiu a necessidade de um blogue que rompesse aquela abordagem insidiosa, e contribuísse – como veio felizmente a acontecer – para a sua desmontagem e consequente neutralização ( até ver).

Claro está que os nossos propósitos e a razão de ser da nossa intervenção social e cultural não dependem desses factores aleatórios pois já vêm de há muitos anos atrás, e radicam numa postura e num ideário que – como não poderia deixar de ser – têm como fonte principal o percurso vivencial da pessoa que dá vida ao blogue, as suas experiências, as suas amizades, enfim, as leituras e sonhos que o percorrem.


E se há coisa que não se pode afirmar destes três últimos anos é que tenham faltado acontecimentos e peripécias na vida de um activista. Desde traições e deserções, até cumplicidades e aplausos, amargos de boca e sensações agradáveis, tudo foi possível experienciar nesta curta existência do blogue. Nada afinal que não mostrasse as grandezas e misérias de que é capaz o género humano.

O que curiosamente só vem reforçar uma das ideias-chave que estiveram na origem do Pimenta Negra e que postula como seu objectivo principal, não tanto a informação, mas sobretudo o primado da formação nas suas múltiplas facetas.

E quanto a isto temos de confessar que a experiência deste blogue é positiva. Certamente que seria possível fazer muito melhor. Mas é também insofismável que o blogue Pimenta Negra conseguiu criar, entretanto, um espaço próprio, sem sectarismos nem concessões, por onde vai passando o vendaval das ideias libertárias, inconformistas e rebeldes de quem, com espírito crítico, não alimenta ilusões quanto ao poder mas também não se refugia num vanguardismo auto-complacente.


E se há algo que nos força a prosseguir são os quase 170.000 visitantes que por cá passaram desde o dia 1 de Março de 2006, data a partir da qual decidimos incluir um contador de visitas, pelo que naquele número não estão incluídas as visitas do ano de 2005.


Mas outro dado se nos impõe: são as provas de amizade e companheirismo que vamos sentindo, a cumplicidade mas ainda a crítica de quem nos conhece e nos vai acompanhando no correr dos dias.


E reproduzo as palavras de há um ano atrás:

«Aos amigos(as) do mundo real, aos autênticos, aos que não nos abandonam nem nos traem, e lutam lado a lado, na mesma barricada, falo-lhes naturalmente quando os encontrar…
Aos amigos(as) do cyber-espaço, que espero sejam também feitos da mesma massa de autenticidade, gostaria de aqui me referir, ainda que de forma breve e alusiva…»


Começo logicamente por aqueles que desenvolvem uma actividade e que merecem, sem reservas, todo o nosso apoio: a
Livraria Letra Livre, a Casa Viva , Livraria A Pulga , a Editora Deriva, o Teatro de Montemuro (blog Lobos no Fojo), o blogue anti-OGM inGENEa, e o mui dinâmico e velocipédico blogue Menos um carro


A seguir vêm os blogues amigos : o
A Sinistra MInistra ( um blogue sobre educação, onde também colaboro), o ondas3 ( indiscutivelmente, o melhor blogue ambiental português) a que, com toda a justiça, se deve juntar o Bioterra ( com um notável esforço em matéria de educação ambiental), mais o pessoalissimo Paris/Texas ( nome de um filme que sempre me marcou muito), a poesia do Arqueologia das Palavras, e Trip na Arcada ( um abraço ao Pedro), e recentemente o Arte e Tal . A estes quero acrescentar por uma questão de cumplicidade activa os seguintes blogues: Ruim (criativo e interveniente), Be the change you want to see (Gandhi, sempre presente!), Taborda ( Vivam as bicicletas), Hop3 , Mozaico , Utopiar aqui e IaOeOal . Gostaria ainda de incluir o blogue O país do burro ,onde tenho encontrado excelentes e oportunos textos.

Logo atrás aparecem os blogues com quem sentimos afinidades de ideias: Sismógrafo,
Contramestre , Pasquim , F.a.l.a. , Crise Social , Vida Nova(Azores) ,Rede Libertária, Centro cultural Gonçalves Correia de Aljustrel, a Carbonária Anarca, o BdeAnarquia,

Próximos da nossa sensibilidade perante o mundo e a vida são também a
InfoAlternativa, o Xatoo, o Investigando o Imperialismo, O Bitoque, a Farpa Kultural, o Lapas do Almonda, o núcleo de Sintra da Amnistia Internacional, o Tupiniquim, ao Esquerda Republicana, Muito Barulho .

Lugar à parte merece, sem dúvida, o blogue We have kaos in the garden pela criatividade e acutilância que os seus desenhos são uma boa amostra.

Também uma palavra especial para o blogue
Desmancha-prazeres, que tenho acompanhado com interesse, a quem peço desculpa por ainda não ter respondido a um desafio lançado sobre os filmes mais marcantes, mas que espero satisfazer em breve.

Guardados, bem guardados, estão aqueles que têm estado há mais tempo com o Pimenta Negra: falo concretamente da
Fenixarte, do Matarbustos, o DesNorte ( com música clássica) , a Citizen Mary, a Ave do Arremedo, The Amazing Trout blog, Blue the life of waters, Cores da Terra, Bolota Voadora., e last but not least a Ilusão da visão , e o Mundo Perfeito, ...

Na área cultural e literária registo os blogues que vou visitando amiúde:
Frenesi-livros (indispensável!), Incomunidade, o Insónias, Almocreve das Petas (muito parado ultimamente), Abencerragem, Raízes e antenas(músicas do mundo), Crónicas da Terra(músicas do mundo).


No que toca aos blogues do outro lado do Atlântico faço questão de enviar um abraço e agradecer a atenção e a reciprocidade ao
Apocalipse Motorizado e Animot(br), e aos muitos companheiros e amigos que no Brasil diariamente nos visitam, assim como os links de alguns dos seus blogues

Ao longo do último ano foram muitos os blogues que nos linkaram, a quem agradecemos e que não mencionamos agora. O mesmo se diga dos blogues para quem inserimos links e que responderam com o mesmo gesto.

Receando termos cometido alguma omissão, pelo que pedimos desde já desculpa pela desatenção, queremos assim agradecer a vossa prova de confiança ao longo do último ano.


Um abraço para todos(as).

É nossa intenção avançar neste ano de 2008 com certas iniciativas que a seu tempo não deixaremos de anunciar. Para além disso, continuaremos a incluir links para os blogues que reputamos merecedores de atenção, bem como a criar secções temáticas de links.

Já agora aproveitamos para enviar a todos os que acompanham o Pimenta Negra um Bom Ano Novo, com alegrias, sonhos, muitas leituras e outras tantas lutas, porque...

…um outro mundo é possível !




Reproduzimos a seguir, mais uma vez, o Manifesto do blogue Pimenta Negra, difundido desde o seu início, e que pretende ser uma forma de apresentação do que somos e para onde queremos ir.



MANIFESTO do blogue PIMENTA NEGRA

Pimenta Negra, um blogue de crítica social e contra-cultural


Um website sobre os movimentos sociais, a ecologia, a contra-cultura, os livros, adoptando uma perspectiva crítica sobre todas as formas de poder (económico, político, etc).


Somos contra a guerra, o fundamentalismo e o sectarismo ideológico e religioso, o racismo, assim como a dominação e a opressão capitalista. Nós encaramos a educação reflexiva e crítica como uma condição importante para os indivíduos tomarem consciência das estruturas sociais em que vivem, e lutarem pela sua emancipação social e individual.

Para nós, a arte, a literatura e todas as manifestações artísticas de carácter contra-cultural são importantes meios de desmontagem da cultura global massificada que reduz a diversidade cultural do mundo e normaliza as sociedades segundo um mesmo padrão ditado pela sociedade espectacular.

Defendemos que um mundo melhor é não só possível em cada continente, em cada cidade, em cada habitação, como é indispensável para a sobrevivência do nosso planeta.

Somos rebeldes com causas…como a emancipação dos seres humanos de todos os condicionamentos sociais ilegítimos.

email:
PimentaNegra@hotmail.com