6.11.09

A água é um bem público e um direito inalienável, e não uma mercadoria para ser negociada no mercado por empresas ávidas de lucros

http://www.righttowater.info/
http://www.waterjustice.org/


Water is fundamental for life and health. The human right to water is indispensable for leading a healthy life in human dignity. It is a pre-requisite to the realization of all other human rights.
-
The United Nations Committee on Economic, Cultural and Social Rights,

MAIS de 20 por cento das crianças dos países em desenvolvimento sofre «graves» privações de água e vivem em locais onde para chegar à fonte de água potável mais próxima é preciso caminhar mais de 15 minutos.
Dados da ONU indicam que 1,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 80 por cento das doenças no mundo resultam dessa falta. Além disso, dois mil e 400 milhões de pessoas, a maior parte das quais em África e na Ásia, não têm acesso a qualquer tipo de condições sanitárias. Para dificultar o cenário, apenas 2,5 por cento de toda a água no planeta é doce e, dessa, só 0,5 por cento está acessível, segundo o Fundo das Nações Unidas pare a População (UNFPA).

De acordo com um relatório do Conselho Económico para a Europa das Nações Unidas (CEE-ONU), lançado em Março de 2002, 120 milhões de europeus (um em cada sete) não tem acesso a água potável e a tratamento de esgotos. Uma parte importante da água potável distribuída no Velho Continente perde-se em fugas nos sistemas.

No ano 2000, 508 milhões de pessoas viviam em 31 países com «stress» hídrico (aqueles que, por ano, têm menos de 1700 metros cúbicos de água por pessoa) ou com falta de água (menos de mil metros cúbicos de água por pessoa, por ano).

A população global triplicou nos últimos 70 anos e o consumo de água cresceu seis vezes, como resultado do desenvolvimento industrial e do aumento da irrigação. Mas a quantidade de água doce disponível mantém-se.

Dois mil milhões de pessoas, correspondendo a um terço da população mundial, dependem de fontes de água subterrâneas. Em algumas partes da Índia, China, Estados Unidos e Península Arábica, os níveis de água subterrânea estão a diminuir, como resultado do consumo desenfreado.

O relatório informava ainda que «metade dos rios do mundo estão gravemente degradados e poluídos» e «60 por cento dos 227 maiores rios do mundo foram severamente fragmentados por barragens e outras infraestruturas». Consequência: entre 40 a 80 milhões de pessoas foram deslocadas e ecossistemas prejudicados de forma irreversível.


Alguns números

Ásia – Um em cada três asiáticos não tem acesso a água potável e mais de 500 mil crianças morrem, por ano , de doenças relacionadas com a falta de condições sanitárias. Os rios da Ásia têm três vezes mais bactérias provenientes dos resíduos humanos do que a média mundial.

África – 14 por cento dos países da África enfrentam «stress» hídrico. Até 2025, mais onze países deverão enfrentar as mesmas condições. A procura de água no norte de África deverá aumentar três por cento por ano, até 2020.

América Latina e Caraíbas – Dois terços da região são considerados como área árida ou semi-árida. Em algumas zonas, os aquíferos estão a ser explorados de forma insustentável, enquanto a procura para fins domésticos, industriais e agrícolas aumenta. A poluição (descargas de químicos tóxicos nos sistemas de água de minas e indústria) e falta de condições sanitárias são os principais problemas.

Em África, a água e o saneamento básico são serviços de primeira necessidade. A maioria da população africana não tem acesso ao telefone e vive sem cuidados de saúde à maneira ocidental. Sem água potável suficiente, a vida torna-se impossível! No contexto africano actual, 29,5% da população vive abaixo do nível do limiar da pobreza.
O acesso de todos aos serviços de água e saneamento é um bem certamente complexo, mas as soluções devem primeiramente ter em conta o bem-estar dos cidadãos.


A pobreza em África

Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre o comércio e o desenvolvimento (CNUCED), o número de habitantes que vivem em situação de pobreza extrema, nos países menos avançados, duplicou a partir dos anos sessenta.


A água, um direito legitimo ou uma mercadoria?

Os homens do mundo inteiro sempre consideraram a água como um bem comum, gerido tradicionalmente segundo os princípios comunitários, e sobre o qual eles detêm um direito legítimo. Esta argumentação social apoia-se sobre o seguinte princípio: um bem e/ou um direito comum não pode ser posto a venda!
A luta pela água marcou, desde o princípio dos tempos, os conflitos da humanidade numa sucessão de guerras, de compra e vendas e êxodos massivos, que fizeram deslocar muitos para longe das fontes da vida. Há mais de um século, um índio pele vermelha perguntava numa carta ao Presidente dos Estados Unidos: «Como podeis comprar ou vender o céu e o calor da terra? Esta ideia é para nós estranha. Nem a frescura do ar nem o brilho da água são nossos. Como poderiam ser comprados?».
O Comité das Nações Unidas para os direitos económicos, sociais e culturais, a 26 de Novembro de 2002 afirmou: «O direito à água garante a cada ser humano o direito de dispor, para seu uso pessoal e doméstico, de água em quantidade suficiente e de qualidade aceitável, à qual ele possa facilmente aceder». O sub-comité das Nações Unidas lembra à comunidade internacional que o direito à água está consagrado na Declaração Internacional dos Direitos do Homem, e que é dever do Estado garantir um acesso equitativo, acessível e não discriminatório à água, sobretudo aos grupos sociais desfavorecidos.


Alguns dados sobre a água

* 97,5% da água da Terra é salgada. Dos 2,5% restante, 70% é gelo e apenas 0,007% está à disposição do homem.
* Actualmente, 1,2 milhões de pessoas, cerca de 20% da humanidade, não possuem água para uma vida normal.
* Actualmente, 3,4 milhões de pessoas, na maior parte crianças, morrem de doenças contraídas pela água, e 2,2 de diarreia, associada à falta de água ou devido a água poluída.
* Em 2025, dois terços da população viverão em áreas onde as reservas de água serão limitadas.
* Para produzir um quilo de papel, são necessários 325 litros de água, 95 litros por um quilo de aço, 10 litros para um litro de gasolina e 1000 litros para um quilo de batatas.
* O uso da água para a agricultura nos países de clima temperado corresponde a 70% de toda a água usada pelo homem. Nas regiões de clima árido, esta percentagem sobe pare 90%.
* Cada metro cúbico de água poluída lançada num rio contamina entre 8 a 10 metros cúbicos de água limpa.
* Nos países em via de desenvolvimento, 90% da água que provém das indústrias é lançada nos rios sem ser depurada. Nos países industrializados esta percentagem cai para 70%.
* Com os actuais investimentos para a água, prevê-se que a água potável atingirá toda a população africana somente a partir de 2050, a americana a partir de 2040 e a asiática em 2025.
* Em muitas regiões da África, as mulheres e as crianças devem caminhar em média 7 quilómetros por dia a pé para abastecer-se de água. AF

Como vai ser pedir uma pizza em 2015 ! ...



Como vai ser pedir uma pizza em 2015

O controle e a vigilância das pessoas estão a intensificar-se e a ficar cada vez mais eficientes em prejuízo da liberdade e dos direitos individuais

A reprodução do diálogo que se segue é bem uma viva ilustração do que nos espera no futuro próximo, caso não defendamos a liberdade individual


Telefonista:
- Pizza Hot, boa noite!

Cliente:
- Boa noite! Quero encomendar pizzas...

Telefonista:
- Pode-me dar o seu NIDN?

Cliente:
- Sim, o meu Número de IDentificação Nacional é 6102-1993-8456-54632107.

Telefonista:
- Obrigada, Sr.Lacerda. O seu endereço é Avenida Paes de Barros, 1988 ap. 5 B, e o número de seu telefone é 5494-2366, certo? O telefone do seu escritório da Lincoln Seguros é o 5745-2302 e o seu telemóvel é 9266-2566.

Cliente:
- Como você conseguiu essas informações todas?

Telefonista:
- Nós estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.

Cliente:
- Ah, sim ?!!! Eu queria apenas encomendar duas pizzas, uma de quatro queijos e outra de calabresa...

Telefonista:
- Talvez não seja uma boa ideia...

Cliente: O quê? Como?

Telefonista:
- Consta na sua ficha médica que o Senhor sofre de hipertensão e tem a taxa de colesterol muito alta. O seu seguro de vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a sua saúde.

Cliente:
- Sim, você tem razão! E o que é você sugere?

Telefonista:
- Por que o Senhor não experimenta a nossa pizza Superlight, com tofu e rabanetes? O Senhor vai adorar!

Cliente:
- Como é que você sabe que vou adorar?

Telefonista:
- Porque o Senhor consultou o site 'Recettes Gourmandes au Soja' na Biblioteca Municipal, no dia 15 de Janeiro, às 4h27minh, onde permaneceu ligado à Net durante 39 minutos. Daí a minha sugestão...

Cliente:
- OK está bem! Mande-me duas pizzas tamanho família!

Telefonista:
- É a escolha certa para o Senhor, sua esposa e seus 4 filhos, pode ter certeza.

Cliente:
-Quanto é?

Telefonista:
-São 50 euros

Cliente:
- Você quer o número do meu cartão de crédito?

Telefonista:
-Lamento, mas o Senhor vai ter que pagar em dinheiro. O limite do seu cartão de crédito já foi ultrapassado.

Cliente:
- Tudo bem, eu posso ir ao Multibanco sacar dinheiro antes que chegue a pizza.

Telefonista:
- Duvido que consiga! O Senhor está com o saldo negativo no banco.

Cliente:
-Mas o que é isso?!!!! Mande-me as pizzas que eu arranjo o dinheiro. Quando é que entregam?

Telefonista:
- Estamos um pouco atrasados, serão entregues em 45 minutos. Se o Senhor estiver com muita pressa pode vir buscá-las. Se bem que transportar duas pizzas na moto não é aconselhável, além de ser perigoso...

Cliente:
- Mas que história é essa, quem foi que disse que eu vou de moto?

Telefonista:
- Peço desculpas, mas reparei aqui que o Senhor não pagou as últimas prestações do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga, e então pensei que fosse utilizá-la...

Cliente:
- Vá à M…

Telefonista:
- Gostaria de pedir ao Senhor para não me insultar... Não se esqueça de que o Senhor já foi condenado em Julho de 2006 por desacato público a um Agente. O senhor não é mais réu primário...

Cliente: (Silêncio)

Telefonista:
- Mais alguma coisa Senhor?

Cliente: Não, é só isso... Não, espere... Não se esqueça dos 2 litros de Coca-Cola que consta na promoção.

Telefonista:
- Meu caro senhor, o regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo 3095423/12, proíbe-nos fornecer bebidas com açúcar a pessoas diabéticas...

Cliente:
- Aaaaaaaahhhhhhhh!!!!! Vou-me atirar pela janela!!!!!

Telefonista:
- Balelas! Aqui diz que o senhor mora num rés-do-chão

A teoria do caos e a geometria fractal no Piolho ou como se aprende matemática no café (7 de Nov. às 18h. no café Piolho)



CAOS no Piolho

No dia 7 de Novembro às 18h, há aula no Café Piolho. José Matos, professor do Departamento de Matemática do ISEP e investigador do Centro de Matemática da Universidade do Porto, irá mostrar como se aprende Matemática no café.

Já nos seus tempos de estudante, no ambiente informal do Café Piolho dos anos 80, se reuniam condições propicias à descoberta de teorias matemáticas então emergentes, como a Teoria do Caos e a Geometria Fractal. Esta aula integra-se no programa de comemorações do centenário deste café.

Hoje, como há cem anos, tudo se aprende no café. Até a Matemática!

Fonte:
www.fc.up.pt/fcup/news/?hist=?hist=&page=6&op=view&id=2269


Consultar:
http://en.wikipedia.org/wiki/Chaos_theory

Café Piolho
Praça Parada Leitão nº 45, 4050 Porto
Tl: 22 2003749
Web:
www.cafepiolho.com