1.1.07

A história do salariato

A história do regime salarial
e a condição dos assalariados
( documentário em francês)


1ª parte – O tempo da esperança (1906-1975)

Duração: 60 minutos

2ª parte – O tempo da dúvida…ou da desesperança (1976-2006)
Duração: 60 minutos


A História do Salariato (parte 1)






A História do Salariato (parte 2)




Michel Foucault por ele próprio

Documentário do canal Arte sobre o filósofo francês Michel Foucault e alguns dos seus conceitos. (documentário em francês)
Duração: 1h.02m.

Ler ainda
este texto e outros dispersos ao longo do blogue (pesquisar no fundo da coluna do lado).
Brevemente aparecerão aqui mais textos deste autor marcante do pensamento contemporâneo.




Michel Foucault Par Lui-Même (Arte)

Uma palavra de amizade aos que nos têm acompanhado.

Quando agora começa mais um ano novo gostaria de me referir aos amigos(as) que nos acompanham neste projecto do blogue Pimenta Negra.

Aos amigos(as) do mundo real, aos autênticos, aos que não nos abandonam nem nos traem, e lutam lado a lado, na mesma barricada, falo-lhes naturalmente quando os encontrar…

Aos amigos(as) do cyber-espaço, que espero sejam também feitos da mesma massa de autenticidade, gostaria de aqui me referir, ainda que de forma breve e alusiva. Estou-me a referir concretamente a todos aqueles que tiveram a atenção e a confiança em fazer um link ou uma referência ao Pimenta Negra.

Começaria por aqueles cujas actividades justificam o seu aparecimento na blogosfera, e que agradeço a ligação recíproca ao Pimenta Negra: a
Livraria Letra Livre, a Livraria A Pulga, a Editora Deriva, o Teatro de Montemuro (blog Lobos no Fojo), e a Galeria Sargadelos ( com a cerâmica da nossa querida Galiza), a Galeria Margemd'Arte e a ex-editora Afrodite ( de que guardo uma boa memória dos tempos da luta anti-fascista)

Passava agora aos blogues cujos autores me estão mais próximos: desde logo, com o notável e sempre bem informado
Ondas, a que se junta Francisco Trindade, o Bioterra, a Arqueologia das Palavras, a Citizen Mary, o Trip na Arcada, o Utopiar aqui, o Hop3.

Seguem-se aqueles por quem sentimos uma afinidade de ideais e que nos acompanham na senda por um mundo melhor, dentro dos quais se destaca o nosso companheiro e amigo Moésio Rebouças que, desde o Brasil, nos tem enviado preciosas informações, e a quem queremos enviar um abraço fraterno e esperar que continue com a sua acção. Referência pois para Aljustrel, para o seu C
entro cultural Gonçalves Correia, para a Carbonária Anarca, para o BdeAnarquia, e para o F.A.L.A., Ad Loca Infecta, Ab Ignis Aurora et Lux, sem esquecer o agradecimento devido à revista Utopia pela remissão feita para o Pimenta Negra no seu último número do ano passado(2006). Uma menção especial também ao Abel Ortiz do Abajo el Trabajo (Salud !, companheiro)
Afins à nossa sensibilidade perante o mundo e a vida são também a
InfoAlternativa, o Xatoo, o Investigando o Imperialismo, o Lapas do Almonda, o Cão de Guarda ( muito parado ultimamente), o núcleo de Sintra da Amnistia Internacional, o Tupiniquim, ao Esquerda Republicana, o Apocalipse Motorizado, A Sinistra Ministra, Muito Barulho

Guardados, bem guardados, estão aqueles que têm estado há mais tempo com o Pimenta Negra: falo concretamente da Fenixarte, do Matarbustos, o DesNorte ( com música clássica) a que se pode juntar o Desenvolvimento Ecológico ( e um agradecimento particular ao professor Jacinto Rodrigues por todo o seu trabalho de divulgação), a Ave do Arremedo, o Classe Aberta, Cabana do Viriasman, The Amazing Trout blog, Blue the life of waters, Cores da Terra, Aquecimento blogal e à Bolota Voadora.

Mais recentemente estabelereceram ligações recíprocas os seguintes blogues: o
Insónias, Almocreve das Petas (sempre muito bem documentado), Ultraperiférico, Luna, Fuga para a Vitória ( que terminou agora), Flórula Infame, Interstícios, o Populo, o Animot, Manuel Bancaleiro, Discurso dos Dias, Encosta dos Curiosos, Poema em forma de Nuvem, Under3blog, Incomunidade, Francisco Castelo (fotografia e arqueologia), Taborda

Receando não ter mencionado todos os que têm um link para o Pimenta Negra, pelo que peço desde já as minhas desculpas pela omissão, quero assim agradecer a vossa atenção e a vossa prova de confiança. Um abraços para todos(as).

E um Bom Ano Novo, com alegrias, sonhos, muitas leituras e outras tantas lutas,
porque …um outro mundo é possível !



E como é importante saber de onde vimos e para onde vamos, eis aqui outra vez o Manifesto do Pimenta Negra que foi divulgado aquando do lançamento e início deste blogue.

MANIFESTO do blogue PIMENTA NEGRA

Pimenta Negra, um website de crítica social e contra-cultural
Informações alternativas e crítica contra-cultural
.
Um website sobre os movimentos sociais, a ecologia, a contra-cultura, os livros, adoptando uma perspectiva crítica sobre todas as formas de poder (económico, político, etc).
.
Somos contra a guerra, o fundamentalismo e o sectarismo ideológico e religioso, o racismo, assim como a dominação e a opressão capitalista. Nós encaramos a educação reflexiva e crítica como uma condição importante para os indivíduos tomarem consciência das estruturas sociais em que vivem, e lutarem pela sua emancipação social e individual.
Para nós, a arte, a literatura e todas as manifestações artísticas de carácter contra-cultural são importantes meios de desmontagem da cultura global massificada que reduz a diversidade cultural do mundo e normaliza as sociedades segundo um mesmo padrão ditado pela sociedade espectacular.
Defendemos que um mundo melhor é não só possível em cada continente, em cada cidade, em cada habitação, como é indispensável para a sobrevivência do nosso planeta.
Somos rebeldes com causas…como a emancipação dos seres humanos de todos os condicionamentos sociais ilegítimos.
.