4.6.05

Em prol de um maior controle sobre os produtos químicos


Um conjunto de associações ecologistas têm desenvolvido acções a favor do projecto de regulamento europeu Reach que pretende registar e controlar 30.000 produtos químicos, medida que merece o desacordo total por parte das indústrias químicas.
As associações reivindicam, além do mais, a integração no regulamento de um Princípio de substituição obrigatório para as substâncias químicas mais perigosas, e que foi defendido no relatório da Greenpeace intitulado «Substâncias mais puras com Reach».
A campanha desenvolvida com o nome de «Chemical Reaction» pretende sensibilizar os decisores para a necessidade de produtos químicos mais seguros.

Mais info:
www.greenpeace.fr/vigitox
www.chemicalreaction.org

Torres e linhas de alta tensão potenciam leucemia


Investigadores da Universidade de Oxford concluíram que a proximidade de residentes às linhas de alta tensão potenciam o aumento de casos de leucemia.

Fonte:JN de 4/6/2005

Copyleft versus copyright



As empresas e as grandes corporações multinacionais defendem o copyright como forma de rentabilizar a sua propriedades sobre certos bens. A sua utilização exige o pagamento de um preço fixado pelo seu titular.
Como alternativa a este procedimento empresarial e lucrativo apareceu o chamado copyleft, por iniciativa de artistas e músicos, que pretendem assim desenvolver novas formas de troca e intercâmbio fora do âmbito e da esfera propriamente comercial.
Copyleft significará a livre utilização dos bens, na condição de haver o reconhecimento da paternidade do autor de uma determinada obra, e a citação do seu nome. Mais: a obra ou o bem não deve sofrer qualquer alteração, sem o consentimento do seu autor. Também não deverá entrar no circuito comercial.
Actualmente numerosos sites referem-se a esta forma alternativa de uso e fruição de bens e obras artísticas quer sob o nome de copyleft quer sob a designação de «arte livre».

http://www.gnu.org/copyleft/copyleft.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Copyleft
http://artlibre.org/

A epidemia da obesidade nos Estados Unidos



As percentagens de obesidade da população do Estado norte-americano da Virgínia são alarmantes. A obesidade já foi qualificada como uma verdadeira epidemia e só por si é a causa para 400.000 mortes por ano nos Estados Unidos. Segundo as estatísticas mais recentes 20,4% dos norte-americanos são obesos, mas em Estados como o da Virgínia a ercentagem sobe para 28% da população. Problemas de diabetes e de hipertensão estão igualmente associados à obesidade e os doentes não param de aumentar nos Estados Unidos. Mas se um em cada três norte-americanos é considerado obeso, as coisas agravam-se quando se verificou que a outra terceira parte sofre de excesso de peso crónico !!!

Poucas cidades norte-americanas são verdadeiramente cosmopolitas e internacionalizadas…



De acordo com um estudo realizado as grandes cidades norte-americanas são, de uma maneira geral, menos internacionalizadas que as cidades europeias e asiáticas, excepto Nova Iorque e Miami que evidenciam claros sinais de abertura ao mundo.
A investigação esteve a cargo de Peter J.Taylor e Robert E. Lang, os autores de «US cities in the World City Network», que explicam o localismo das cidades americanas com base em dois factores: as multinacionais concentram-se em Nova Iroque deixando na sombra as outras cidades; por outro lado, o mercado interno norte-americano funciona de tal modo que muitas empresas de serviços norte-americanas dispensam a sua internacionalização.
Em suma, do estudo se pode concluir que as cidades norte-americanas não foram ainda objecto do processo de globalização, e não se mostram nem desenvolvem uma cultura cosmopolita.

Parlamento espanhol derroga em definitivo o projecto de transvaze do Ebro

O Congresso espanhol pôs um ponto final ao projecto do anterior governo espanhol de construir um transvaze do rio Ebro para as regiões mais a sul do Estado espanhol.

30% dos portugueses sofrem de insónia


Inquéritos realizados recentemente permitem concluir que cerca de 30% de portugueses sofrem de insónia moderada e severa. A falta de sono pode ter vários efeitos desde a probabilidade de acidentes até doenças como hipertensão, obesidade e diabetes. Os portugueses são, a seguir aos franceses, os europeus que mais recorrem à farmacopeia para dormir.

Protestos generalizados na Bolívia



População indígena da Bolívia bloqueia estradas e cidades reclamando reformas políticas e sociais, como a nacionalização do gás, e colocam os dirigentes políticos e a classe empresarial boliviana à beira de um ataque de nervos.

Greve de zelo na Rohde



Os trabalhadores cumpriram ontem um dia de greve de zelo na multinacional de caçado Rohde. Os 1500 trabalhadores mantiveram-se no seu posto de trabalho durante todo o dia, mas sem nada produzirem. Os protesto devem-se ao anunciado lay-off que a empresa prepara para o mês de Agosto.

Manifestação dos funcionários não-docentes das escolas



Realizou-se em Lisboa uma manifestação dos funcionários não-docentes das escolas a favor da integração no quadro e contra a aplicação dos contratos individuais de trabalho aos funcionários públicos

Concentração de trabalhadores no governo civil do Porto


Cerca de 100 trabalhadores da empresa de vestuário Vissuto ( de Paredes) concentraram-se em frente do Governo Civil do Porto em defesa dos seus empregos, uma vez que a fábrica se encontra encerrada desde 17 de Maio em consequência de uma ordem judicial de despejo das instalações.