23.11.07

Encontro dos REUTILIZADORES + Acção do DIA SEM COMPRAS (24 Nov) em Lisboa e Porto


O objectivo do ENCONTRO DOS REUTILIZADORES é que todas as pessoas interessadas em reutilizar materiais e objectos úteis, em vez de os atirar para o lixo, se encontrem já no próximo Sábado, dia 24 de Novembro.


Vamos ter todos um Almoço, levar coisas para dar, de que já não precisamos em casa, e receber outras que nos fazem falta!


Actualmente existem vários Grupos de Reutilização, e o objectivo é juntar as pessoas dos vários grupos, e todas as outras pessoas interessadas em Reutilizar!


Os grupos já existentes são, por exemplo:


o Freecycle - www.freecycle.org [1] (grupos locais em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Braga e Alcobaça!)


o Trocal de Lisboa - http://tlx.mahost.org/ [2]



o Dado.Tricla - http://dado.tricla.com/ [4]

E o objectivo para este sábado é também que as pessoas que já pertencem a estes grupos combinem as suas trocas no Centro Social da Mouraria!


Quem não pertence aos grupos, pode e deve! vir à mesma, e tem também uma muito boa

oportunidade para dar e receber coisas, conhecer os grupos, e ver como funcionam!


O Encontro dos Reutilizadores é já no próximo Sábado!


Todos são bem-vindos!!Com ou sem coisas para oferecer ou receber!Tragam os amigos, a família, os colegas!TODOS ESTÃO CONVIDADOS!!!


Para o nosso encontro temos um espaço espectacular disponível: o Centro Social do GAIA no Clube Desportivo da Mouraria!

O GAIA - http://gaia.org.pt [4] - lançou-nos o desafio para esta iniciativa e disponibiliza-nos o seu espaço!

Fica mesmo junto ao Martim Moniz e também muito perto do Largo da Graça!

Morada
Clube Desportivo da Mouraria, Travessa da Nazaré, nº 21Lisboa

Mapa



Neste mesmo dia, 24 de Novembro, celebra-se também o Dia Sem Compras


Durante este dia, como um manifesto contra o consumismo desmedido e insustentável tão presente na sociedadeocidental, pessoas de todo o Mundo, decidem não comprar nada!


O caso do nosso país é ainda mais agudo,pois consumimos 3 vezes mais do que o adequado para ter um planeta sustentável, disse-o publicamente o Presidente da Oikos (http://www.oikos.pt [6]) há um mês atrás.


Pensemos, por exemplo, nos pratos abastados das ementas portuguesas, na comida que se costuma deixar no prato no fim da refeição ounas acelerações desnecessárias dos carros, que consomem combustível a mais...


O próximo Sábado 24 de Novembro, é pois um dia muito especialpara todos nós, durante o qual muitas pessoas não vão comprar nada,e nós como Reutilizadores de Materiais que

somos,podemos manifestarmo-nos realizando ofertas e procurando objectos que outras colegas nossos já não querem!


Para além de não comprarmos nada.. claro!!!


Com o objectivo de expormos a Reutilização e divulgar o Dia sem Compras ao povo de Lisboa, juntamente com o GAIA lembrámo-nos de organizar


A Loja Grátis , um espaço na Rua Augusta, na Baixa de Lisboa, com todo o tipo de produtos que tenhamos para dar!


Serão gratuitos e para todas as pessoas que os quiserem!!!Deste modo, estamos a intervir directamente na Reutilização de materiais já existentes,e consequentemente na inibição do consumo desses mesmoprodutos em superfícies comerciais!


Para além disso, vamos distribuir panfletos na rua,sobre o Dia sem Compras, os vários Grupos de Reutilização existentes, e convidar as pessoas para irem à Loja Grátis!!!


Fica então aqui resumido o Horário:


ALMOÇO - 12H (traz a comida / bebida / pratos e talheres que puderes sff)
HORA DAS TROCAS - 14H
LOJA GRÁTIS + DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS – entre as 15H e as 20H


* Na R. Augusta - 15H-18H (quando o sol se puser e fizer mais frio)

* Rumo à Rua do Carmo (bem perto do C. C. do Chiado) - 18H-20H



Links:








No PORTO

Não se consumam mais...

chegou a hora da ACÇÃO!


24 DE NOVEMBRO DE 2007

DIA SEM COMPRAS - PORTO


O ponto de encontro para esta acção será às 15 horas em frente ao ViaCatarina.

Será montada uma banca com material informativo.


Apareçam, sejam criativos e Activos.

Actividades na Casa Viva para amanhã (Sábado, 24 de Novembro)

Actividades para este Sábado - 24 novembro na Casa-Viva no Porto
entrada livre
20h00 Acção de desobediência civil contra o cultivo transgénico em Silves
Vídeo (12'50'')

22h00 Jantar e conversa em torno do livro
Acção Sindical e Representatividade (Lisboa, Autonomia 27, 2007),
com a presença do autor, José Nuno Matos.

O Pica Miolos poderá aparecer e diz que vem cabreado com o querido líder Rui Rio.

CasaViva
praça marquês de pombal 167 porto
(bate o batente)

A TOCA foi demolida! Todos à acção de protesto na próxima 2ªfeira em frente à Câmara da Amadora pelas 18h.30


Na quarta-feira, a cultura na Amadora sofreu uma machadada brutal. A Taberna Ocupada p'la Cultura na Amadora (TOCA) foi demolida sem qualquer pré-aviso por escavadoras, enquanto a PSP cortava os acessos. A TOCA era um projecto do Movimento de Acção Reivindicativa pela Cultura e Habitação na Amadora (MARCHA).

O sonho de transformar um espaço abandonado num centro de cultura onde os jovens pudessem produzir e viver cultura durou oito meses. Mas o nosso sonho era um pesadelo para o proprietário e para a Câmara Municipal da Amadora. Através deste espaço denunciámos a especulação imobiliária e a falta de habitação para os jovens e denunciámos a falta de políticas por parte de Joaquim Raposo que apoiassem a cultura.


Ocupámos uma casa antiga, património histórico da nossa cidade, e remodelamo-la. Através do trabalho voluntário, centenas de jovens, com o apoio de vizinhos, limparam, pintaram as paredes, arranjaram o telhado, mobilaram a casa e deram-lhe vida abrindo-a à população e aos jovens.

Durante oito meses, resgatamos um espaço do silêncio e da degradação e demo-lo à juventude. Organizámos dezenas de concertos de todos os tipos de música, exposições de fotografia, sessões de cinema, debates, convívios e reuniões. Era raro o fim-de-semana em que a TOCA não se enchia de gente, com centenas de jovens da Amadora e de outros concelhos.


Mas não. Era um sonho demasiado bonito. Era um projecto que impulsionava a participação juvenil numa sociedade dominada pelo individualismo e pela apatia. Como tal, importava destruí-lo para abrir caminho à fúria dos construtores e para silenciar aqueles que lutam pela cultura na Amadora.

Desse ódio são exemplo a preocupação da Câmara Municipal da Amadora em enviar a Polícia Municipal para intimidar e ameaçar os jovens da TOCA, prometendo "desocupa-la" em breve. Quando, logo após a ocupação, o MARCHA se dirigiu à Assembleia Municipal da Amadora para explicar os seus objectivos e as razões da acção, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Raposo, afirmou, em relação às nossas preocupações, que tínhamos "o azar de viver numa cidade assim". Mesmo depois de termos convidado todos os deputados municipais a visitar a TOCA. Porém, não desistimos. Apesar de todas as ameaças e dificuldades, o MARCHA promete não se conformar com a cidade em que vive e lutar para que esta seja um lugar melhor para a população e para os jovens.

*O brutal ataque, sem qualquer pré-aviso, do especulador imobiliário com a autorização da Câmara Municipal da Amadora à Taberna Ocupada p´la Cultura na Amadora merece uma resposta. Por isso, apelamos à população e aos jovens para que participem numa acção de protesto em frente à Câmara Municipal da Amadora na próxima segunda-feira, às 18:30 com o lema

CONTRA A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA E CONTRA A DEMOLIÇÃO DA CULTURA JUVENIL NA AMADORA!*


Movimento de Acção Reivindicativa pela Cultura e Habitação na Amadora



mais em:
http://www.em-marcha.blogspot.com/




A quem quiser demonstraR o seu desagrado:

Camara:
geral@cm-amadora.pt


Assembleia: geral@am-amadora.pt

O paradigma ecológico nas ciências sociais


Ensaios de E.Morin, G.Munda, M-Nardo, A.Puleo, V.Toledo, Á. Valência, F.GArrido, M.GOnzález de Molina, J.L.Serrano y J.L.Solana (eds)


«O paradigma ecológico nas ciências sociais » é um livro agora editado pelas edições Icaria, e disponível somente em castelhano, que pretende ser uma primeira abordagem, assim como oferecer um panorama geral do actual estádio de conhecimentos, sobre o impacto do paradigma ecológico nos diferentes campos do saber social: antropologia, economia, sociologia, ética, política… Com efeito, em cada um destes campos quebrou-se o binómio homem/natureza e foi definitivamente ultrapassada a separação artificial abstracta entre a espécie humana e o resto da natureza pelo que urge reequacionar os pressupostos a partir dos quais as ciências sociais se desenvolveram.

Agora que o pensamento científico superou esse binómio é chegado o momento de questionar as consequêcias e procurar situar o homem no lugar que lhe corresponde no seio de um contexto problemático de sistemas naturais. Tarefa que é cada vez mais urgente face à tentação a que não são alheias as ciências sociais de inserirem o ser humano num vazio, como se as suas acções não tivessem impactos decisivos, e da maior importância, sobre a natureza. Esta concepção releva de dois axiomas: o mito do progresso ilimitado e o antropocentrismo.


O paradigma ecológico permite voltar a considerar a natureza dentro da sociedade. A viragem operada pelo paradigma ecológico parte de um princípio fundamental: o de que as sociedades humanas, quaisquer que sejam as suas condições históricas ou graus de complexidade, não existem no vazio ambiental, bem pelo contrário, pois todas elas afectam e são afectadas pelos fenómenos e pelas leis da natureza. E isto não de forma determinista, mas antes como um duplo jogo em que ambos os termos se determinam reciprocamente Trata-se no fundo de uma relação co-evolutiva que passa assim a ser o fundamento epistemológico em que se baseia o paradigma ecológico.


No livro com 304 páginas uma série de investigadores abordam esta questão tendo por base o novo paradigma emergente: Edgar Morin, Alicia Puleo, Francisco Garrido, Manuel González de Molina, Giuseppe Munda, Michela Nardo, José Luis Serrano, José Luis Solana, Víctor Toledo y Ángel Valencia

Bibliotecas sem fronteiras


A Biblioteca sem fronteiras é uma Organização Não-governamental franco-americana criada em Dezembro de 2006 que tem como objectivos:

-facilitar o acesso aos livros nos países em vias de desenvolvimento através do envio de obras, colecções e periódicos para as bilbiotecas públicas, as universidades locais, as cidades e as aldeias.

-Desenvolver a troca de livros e obras, a criação de redes académicas, a informatização de bibliotecas em parceria e criar novas bibliotecas.

Bibliotecas sem fronteiras é uma ONG de soldariedade internacional que assume uma clara vontade de partilha de saberes à escala internacional, assim como a doação de livros e a criação e montagem de bibliotecas nos países em vias de desenvolvimento.

www.bibliosansfrontieres.com



Workshop de Soma - Uma terapia libertária ( Sábado, 24 de Nov. na BOESG, em Lisboa)

com João da Mata,
escritor, somaterapeuta, psicólogo,mestre em Filosofia e
doutorando em Sociologia Económica e das Organizações - ISEG/UTL.

A Soma é um processo pedagógico-terapêutico, corporal e em grupo. Foi criada e desenvolvida no Brasil pelo escritor e terapeuta Roberto Freire, como um instrumento para aqueles que buscam respostas originais nas suas vidas, procurando entender o comportamento humano em sociedade a partir do quotidiano das pessoas.

Baseado nas pesquisas de Wilhelm Reich, discípulo dissidente de Freud, a Soma nasceu de estudos sobre o desbloqueio da criatividade. Através de exercícios teatrais, jogos lúdicos e de sensibilização, fomos criando uma série de vivências que possibilitam uma rica descoberta sobre o comportamento e suas inúmeras nuances.

Perceber como o corpo reage diante de situações tão diferentes, como a agressividade, a comunicação, a sensorialidade, a sensualidade e sua relação com sentimentos e emoções, permite um resgate daquilo que nos diferencia enquanto individualidade, para criar um jeito novo, a singularidade contra a massificação. Esta oficina é um primeiro contacto com a Soma, onde buscaremos apresentar as principais bases teóricas e práticas do processo.


”...não é apenas uma terapia. É uma terapia lúdica e uma pedagogia nova. É poder se conhecer na diversão e, divertindo-se conhecer o outro. Estimular a solidariedade e a sinceridade como princípios da relação."


16h - Palestra "Psicologia, corpo e política"

17h - Oficina de Somaterapia


entrada livre

INCRIÇÕES: jodamata@terra.com.br ou 916759883

www.somaterapia.com.br


Local: BOESG - Rua das Janelas Verdes, 13 - 1º esq.
(em SANTOS, Lisboa)



Realização: Associação Cultural A Vida / Coletivo Anarquista Brancaleone