14.6.07

Alemães usaram aviões de caça Tornado para fotografar acampamento de manifestantes anti-G8 !!!


O Governo da muita «civilizada» Alemanha já não tem vergonha em colocar-se fora-da-lei e ir contra a sua própria Constituição ao autorizar um raid aéreo e usar aviões militares como os caças de combate Tornado para tirarem fotografias sobre os acampamentos dos manifestantes anti-G8

Esta notícia está a gerar polémica na Alemanha porque uma operação deste género é ilegal e – pior ainda - anti-constitucional

Notícia completa( retirada
daqui ):


A utilização de «caças» da força aérea alemã para fotografar um acampamento dos manifestantes contra a Cimeira do G-8, na semana passada, em Heiligendamm, já admitida pelo Ministério da Defesa, está a gerar celeuma na Alemanha.

Os Verdes foram os primeiros a criticar a operação dos «caças» Tornado, que consideram inconstitucional, e ontem foi a vez de um porta-voz do SPD afirmar que se tratou de “uma provocação”. Para este social-democrata, a decisão de enviar os Tornado, os aviões de combate mais modernos de que a Alemanha dispõe, para fazer o reconhecimento do acampamento onde estavam milhares de activistas antiglobalização, em Reddelich, foi legal, “mas politicamente muito pouco inteligente e insensível”.
O mesmo deputado avisou o ministro da defesa, o democrata-cristão Franz-Josef Jung, para “não irritar o SPD”, aumentando assim as tensões na coligação chefiada por Angela Merkel, depois de o líder social-democrata Kurt Beck ter criticado abertamente os resultados da Cimeira do G-8, em que a chanceler teve papel predominante.
Wiefelspuetz afirmou que o reconhecimento do local onde estavam os manifestantes também podia ter sido feito com helicópetros, acusando Jung, que ordenou a operação, de “falta de instinto político”.
O Ministério da Defesa confirmou na segunda-feira os voos de dois “caças” Tornado sobre a região em torno de Heiligendamm, onde estava a decorrer a Cimeira dos líderes políticos da Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia, rodeada por forte dispositivo de segurança.
Os Tornado estão a ser utilizados, por exemplo, no Afeganistão, para fornecer posições de grupos de rebeldes talibãs às tropas aliadas norte-americanas e britânicas da Operação Liberdade Duradoura.
Os “caças” sobrevoaram o acampamento anti G-8 em Reddelich a 150 metros de altura, para tirar vários fotos.
O deputado ambientalista Hans-Christian Stroebele já tinha considerado o “raid” aéreo anti-constitucional e pediu esclarecimentos ao governo, depois de ter sido informado do incidente por manifestantes que acamparam em Reddelich.
Testemunhas ocupares disseram à imprensa alemã que os Tornado sobrevoaram na terça-feira passada, na véspera de começar a Cimeira, o acampamento em Reddeelich, a baixa altura, fazendo estremecer as estruturas ali erguidas.
Quatro dias antes da Cimeira, registaram-se duros confrontos entre cerca de dois mil manifestantes anarco-libertários e a polícia, que provocaram quase mil feridos, após uma manifestação, em Rostock, de mais de 30 mil pessoas contra a reunião dos líderes mundiais. Nos dias seguintes, milhares de pessoas conseguiram bloquear alguns acessos a Heiligendamm, mas quase tudo decorreu de forma pacífica, embora se tenham registado mais alguns incidentes entre manifestantes e as forças da ordem.

Rivoli: mantém-se para hoje(dia 14) o protesto silencioso sob a forma de sit-in

Hoje estreia o Jesus Cristo Super Estar do La Féria no Rivoli (teatro ex-municipal) do Porto

CONTRA VENTOS E MARÉS, CHUVISCOS OU AGUACEIROS, FESTA VIP,etc

MANTÉM-SE O PROTESTO SILENCIOSO.

APARECE NA PRAÇA D. JOÃO 1º ÀS 20h15
DEBAIXO DAS ARCADAS DO PALÁCIO ATLÂNTICO,

TRAZ AMIGOS, VIZINHOS, E TODOS OS QUE NÃO SE CONFORMAM COM A ACTUAL GESTÃO DA CIDADE,

TRAZ UM GUARDA-CHUVA,
TRAZ A TUA FORÇA SOLIDÁRIA,

O NOSSO SILÊNCIO DE CORPO PRESENTE É MAIS FORTE QUE A FESTA DA PREPOTÊNCIA POLÍTICA

CONTAMOS CONTIGO

Crew Hassan, cooperativa cultural ( em Lisboa)

http://www.crewhassan.org/

A Crew Hassan é uma cooperativa cultural sem fins lucrativos, criada em 2004, inicialmente sem espaço fixo, mas a partir de Maio de 2006 com instalações próprias na baixa de Lisboa ( na Rua das Portas de Sto Antão 159-1º). Desenvolve diversas actividades na área cultural e social. Tem agora um website onde divulga as suas iniciativas colocando o seu espaço ao dispor dos colectivos que desejam concretizar as suas acções.
É também um bar e um óptimo ponto de encontro para activistas sociais e culturais.

Crew Hassan

Horários: Todos os dias: 14h-24h
Do It Yourself
No primeiro sábado de cada mês, há uma feira dedicada a produtos reciclados ou transformados, está aberta a quem queira participar, tendo como única condição que os artigos postos à venda tenham sido feitos à mão.