27.1.10

Antes Verde Eufémia que amarelo transgénico ( concertos e apoio na Casa Viva, dia 30 de Janeiro, aos activistas anti-OGMs da acção de Silves)

Eles disseram NÃO aos Transgénicos
Apoio aos ceifeiros voluntários

Antes Verde Eufémia que Amarelo Transgénico

BENEFIT SOLIDÁRIO COM OS ACUSADOS DE SILVES

Concertos e apoio aos activistas anti-OGMs acusados de ceifar milho transgénico de Silves em 2007

Dia 30 de Janeiro na Casa Viva,
Pr. Marquês de Pombal, 167 - Porto
( é preciso tocar ao batente da porta para entrar)


Entrada Livre


Concertos:

Trashbaile
www.myspace.com/trashbaile
Lost Gorbachevs

www.myspace.com/lostgorbachevs
Dokuga

www.myspace.com/dokugapunx
Eskizofrénicos
www.myspace.com/eskizofrenicosband



Durante toda a tarde/noite:
- Petiscos
- Vídeo: imagens da acção do Movimento Verde Eufémia, a 17 de Agosto de 2007, em Silves.
- Informação sobre a situação actual do processo
- DJs Luís Genocide e el Quisto


Na sequência do corte de cerca de um hectare de milho transgénico, há dois anos, em Silves, há seis arguidos no processo que decorre na Justiça portuguesa. E há um movimento de pessoas que se solidarizam com os acusados deste processo e com a acção do Movimento Verde Eufémia.
O Algarve foi a primeira região portuguesa a declarar-se Zona Livre de Transgénicos. Em contrapartida, a Herdade da Lameira foi a primeira propriedade da região a cultivar milho transgénico, no caso da variedade MON810, violando a declaração e desrespeitando a vontade da população.


A 17 de Agosto de 2007, cerca de 150 pessoas dirigiram-se à Herdade da Lameira, perto de Silves, para protestar activamente contra o cultivo de transgénicos, num acto simbólico que ceifou menos de um hectare dos 51 hectares de milho transgénico da propriedade. Na ocasião, os activistas ofereceram ao agricultor, publicamente, sementes para recultivar todo o terreno com milho biológico. A proposta foi rejeitada, a herdade continua a cultivar milho transgénico.

Nos dias que seguiram à acção, a vasta atenção mediática que o Movimento Verde Eufémia recebeu instigou uma grande polémica, com ressonância no público em geral, no próprio movimento ambientalista, no governo e nos meios académicos. Nunca uma acção ambientalista recebeu tanta atenção na história recente em Portugal.

Face à mediatização da acção, o governo, responsável por uma política favorável aos organismos geneticamente modificados (OGM), reagiu com agressividade, numa tentativa de isolar os activistas do Movimento Verde Eufémia, através da mesma estratégia de amedrontamento e criminalização que toda a União Europeia reserva para qualquer movimento contestatário.

Nesse sentido, chegou-se ao ridículo de rotular a acção como um “acto terrorista” (Europol EU Terrorism Situation and Trend Report, 2008). Há pessoas relacionadas com caso pela polícia que foram constituídas arguidas e que podem ser julgadas e punidas. Tornou-se mais difícil agir contra os OGM em Portugal. Os indivíduos, ou organizações que o fazem, correm o risco de ficar sob suspeita e vigilância das autoridades.

Com este benefit pretende-se:
- Mostrar solidariedade com as pessoas acusadas no processo Verde Eufémia;
- Obter fundos monetários para o processo judicial do caso;
- Mostrar a todos os actores envolvidos no debate que a acção do Movimento Verde Eufémia não é um caso isolado no contexto histórico português e muito menos no actual contexto internacional, onde este tipo de acções são comuns, em particular contra o cultivo de OGM;
- Promover a discussão sobre o tema dos transgénicos em Portugal;
- Promover o debate sobre o conceito de desobediência civil, do seu valor como uma forma de participação activa e empenhada da sociedade civil e da sua necessidade para salvaguardar as pessoas e o ambiente. Defender a liberdade de expressão.
Convidamos, por isso, todos os que se sintam identificados com os objectivos deste grupo a promover acções de solidariedade em volta deste tema.


Info da conta para donativos no apoio judicial da acção:
Conta 0006 0947 8355

NIB 0007 0000 00609478355 23
IBAN PT50 0007 0000 0060 9478 3552 3
SWIFT/BIC BESCPTPL

Sarajevo...invisível (exposição, filmes e petiscos bósnios na Casa Viva, dia 29 de Jan. a partir das 18h.)




sarajevo... invisível
6ª, 29 janeiro 18h00 entrada livre
http://casa-viva.blogspot.com/2010/01/sarajevo-invisivel.html
Casa Viva - Praça Marquês do Pombal, 167 - Porto

...chegando a qualquer nova cidade o viajante reencontra o seu passado que já não sabia que tinha: a estranheza do que já não somos ou já não possuímos espera-nos ao caminho nos lugares estranhos e não possuídos...

Italo Calvino, As Cidades Invisíveis




18h00 Abertura da exposição Sarajevo... invisível (roteiro >> Marija Žoão von Secka)



18h30 La Resistenza Nascosta (A resistência escondida),
de Francesca Rolandi e Andrea “Paco” Mariani (90'23'')

Documentário 2009. Versão original com legendas em inglês.
Sarajevo 2008. Dez histórias acerca do passado glorioso do New Wave Jugoslavo e da cena musical que surgiu nos últimos anos, cenário vivo composto por diferentes estilos musicais e diferentes formas de fazer frente à música popular “anti-cultura” que invadiu o país nos anos 90. Fragmentos escondidos, fragmentos visíveis, de um fenómeno em progresso, uma forma de resistência cultural que se espalhou recentemente por toda a Bósnia-Herzegovina.


20h00 jantar com alguns petiscos bósnios: uštipce e sataraš


21h00

Halid Bunić, de Damir Janeček (30')
Documentário 2005. Versão original com legendas em inglês

O Sr. Halid Bunić é uma grande figura do cinema ex-jugoslavo. Nasceu no cinema e passou toda a sua vida no cinema. Agora trabalha no Arquivo da Cinemateca de Sarajevo, onde já ninguém vai ver filmes..


A story about Queer Sarajevo Festival 2008,
de Maša Hilčišin e Ćazim Dervišević (32')

Documentário 2009. Versão original com legendas em inglês.
O primeiro Festival Queer de Sarajevo (QSF) foi programado para decorrer em Setembro de 2008, na capital da Bósnia-Herzegovina, coincidindo com o mês sagrado muçulmano do Ramadão. A cidade da "tolerância e multiculturalismo" catalogou o QSF como uma provocação "panasca" e os seus organizadores como "escumalha activista importada". O governo, subtilmente e verbalmente, hooligans e wahhabis, brutalmente e fisicamente, estavam do mesmo lado - contra o festival. A polícia estava algures no meio. O QSF foi inaugurado deixando uma dúzia de pessoas feridas. Embora não tivesse continuado, permanece aberto, questionando a própria natureza da democracia na Bósnia-Herzegovina.



Actividade final do serviço de voluntariado europeu realizado em Sarajevo no projecto Travelling the Balkans (www.travellingthebalcans.net ) na área da promoção do turismo sustentável na organização Oneworld – platform for south east europe (www.oneworldsee.org )