26.3.07

As ilações a retirar do percurso académico do Sr. Sócrates…

Perante as notícias sobre a estranha licenciatura do Primeiro-Ministro português, e que foram bem investigadas numa das últimas edições do jornal Público, já se percebe melhor qual é a política de educação do actual Governo:


1. Como ele fez três cadeiras que não tinham à data professores, conclui-se que os professores são perfeitamente dispensáveis. Ou seja, não há necessidade de professores no ensino. Acabe-se, portanto, com eles.


2. Como estas três cadeiras também não existiam na época na Universidade Independente (onde o Sr. Sócrates tentou finalizar a licenciatura em engenharia), quer isso dizer que não há necessidade de currículos e programas. Acabe-se então com os currículos, programas e demais papelada, qual antevisão profética do tão afamado simplex administrativo



3. Como para atestar o certificado de habilitações do Primeiro-Ministro Socrates, bastou a assinatura do Reitor e da filha do Reitor, significa isso que não há necessidade de estabelecimento algum de ensino. Duas pessoas podem facilmente pôr a funcionar uma escola e até uma Universidade. Acabem-se assim, pois, com as escolas púbicas.


Em suma: o que está agora mesmo a dar são as tais Universidades ditas independentes onde são preparados os futuros membros das elites nacionais, prontos para todo o serviço.
Dentro delas germinam os políticos e líderes empresariais da nossa «choldra». Como o Sr. Sócrates!

Manifestação de solidariedade para com UNGDOMSHUSET ( dia 29, às 14h) em Lisboa


A Comunidade livre de Christiania em Copenhaga está também em perigo de ser desmantelada e destruída!


Depois do despejo e demolição do centro juvenil Ungdomshuset em Copenhaga que se situava no mesmo edifício onde Clara Zetkin, no início do séc. XX, num congresso de mulheres trabalhadoras, proclamou o dia 8 de Maio como dia mundial da mulher, a repressão e a sanha do governo direitista dinamarquês contra os movimentos alternativos não parou e tem vindo a acentuar-se ao ponto de se pensar que querem, desta vez, destruir a histórica comunidade de Christiania, uma comunidade livre que persiste ao longo das últimas décadas apesar de todos os problemas e dificuldades. Pois é essa mesma comunidade que se arrisca a ser o próximo alvo da odienta política social do governo dinamarquês pró-Bush ( a Dinamarca continua a ter as suas tropas no Iraque dentro da coligação militar ocupante sob comando norte-americano).

Para além disso continuam as detenções e perseguições a muitos jovens e activistas que defenderam o histórico Umgdomshuset sem o mínimo respeito pelos seus direitos pessoais. Não contentes com isso as forças repressivas invadem abusivamente as sedes e outros locais associativos numa fúria repressiva que não se via há muito tempo naquele país.

Desencadeou-se entretanto uma onda de solidariedade por toda a Europa a favor dos jovens e activistas que têm sido vítimas da repressão. Manifestações, vigílias, concentrações e ocupações de embaixadas e consulados têm sido realizadas com vista a chamar a atenção para o clima anti-social que se vive actualmente hoje na Dinamarca e que se abateu sobre a cena alternativa de Copenhaga.

Em Lisboa foi convocada para a próxima 5ª feira (dia 29 de Março) pelas 14 h. uma manifestação de solidariedade para com a UNGDOMSHUSET em frente à Embaixada da Dinamarca


PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE ASSOCIAÇÃO
PELA LIBERTAÇÃO DE TODOS OS PRESOS POLÍTICOS
FIM ÀS PERSEGUIÇÕES E DETENÇÕES ARBITRÁRIAS

Consultar: