5.1.10

Morreu Lhasa de Sela, uma das nossas vozes mais queridas, mas a sua música continua presente, ainda e sempre…



Lhasa de Sela (27 de Setembro de 1972-1 de Janeiro de 2010) foi uma cantora nascida na pequena cidade de Big Indian, no estado de Nova Iorque, em 1972, e tendo-se mudado para o Quebec, Canadá.
Sua ascendência era de um lado mexicana e de outro americano-judeu-libanesa. Filha de um professor, não convencional, que percorria os EUA e o México, difundindo o conhecimento, e de uma fotógrafa. Assim, passou sua infância, de maneira nomada, junto com seus pais e suas três irmãs.
A sua obra musical mescla tradição mexicana, klezmer e rock e é cantada em três idiomas : espanhol, francês e inglês.
Faleceu a 1 de Janeiro de 2010, em Montreal, Canadá, vítima de cancro da mama.

Discografia
• 1998 - La Llorona (Audiogram/Atlantic)
• 2003 - The Living Road (Audiogram/Nettwerk)
• 2009 - Lhasa



http://lhasadesela.com/

Livro que fala de Lhasa
www.editionstextuel.com




LHASA - LA CELESTINA




De cara a la pared



Entrevista a Lhasa em 2003




El Pajaro (live Napoli, 2005)







Participação em 1999 de Lhasa num espectáculo do Cirque Pochéros juntamente com mais três suas irmãs, e onde ela canta pela primeira vez a canção La marée haute




Lhasa de Sela (HQ) Pa'Llegar a tu Lado
Festival d'été de Québec, le 9 Juillet 2005.





La Confession (live)

GERMINAL : um jornal anarco-sindicalista de Setúbal - texto de Álvaro Arranja


GERMINAL : um jornal anarco-sindicalista de Setúbal

Por Álvaro Arranja (Licenciado em História)


No início do século XX, o jornal setubalense Germinal foi o ponto de encontro dos sectores operários mais radicais, com predomínio da tendência anarco-sindicalista.


Em 4 de Outubro de 1903 surge em Setúbal o jornal Germinal[1], um dos mais importantes periódicos setubalenses dos inícios do século XX. A industrialização da cidade, ocorrida a partir dos finais do século XIX, criou em Setúbal uma concentração operária receptiva aos ideais socialistas, anarquistas e republicanos. Por outro lado, desde 1855 muitos jornais surgem em Setúbal, sendo bastante rica a história da imprensa setubalense deste período. Neste contexto, o Germinal surge como o porta-voz dos sectores mais radicais, onde predomina a inspiração dos ideais anarquistas

O jornal, com periodicidade semanal, tem como redactor Martins dos Santos. A partir do n° 51 tem o subtítulo "Semanário Defensor dos Oprimidos" A escolha da palavra Germinal como titulo também é significativa. Germinal, mês do calendário republicano instituído durante a Revolução Francesa, é também o título do famoso romance de Émile Zola, no qual os trabalhadores surgem como principais personagens. A obra de Zola é, nesta época, lida e divulgada em todos os meios de esquerda em Portugal.

Aurora da justiça

Na primeira página do primeiro número do jornal, França Borges explica o significado da palavra: "luta, revolta, destruição do passado, morte da iniquidade, construção do futuro, aurora de justiça, é isto que nos deixa ver esta palavra simples como todas as palavras de grande significado – Germinal”.

Ainda no n.º 1, o jornal fala da morte de Émile Zola, referindo que "Paris está solenizando o aniversário da morte deste glorioso romancista. Ao cemitério de Montmartre espera-se que hoje vão mais de 60.000 pessoas prestar homenagem ao grande lutador".

Acreditando no poder da educação como arma emancipadora, em Janeiro de 1905 o jornal anuncia a criação do Centro de Instrução Germinal, no qual existirá uma Escola Primária e se realizarão conferências. Na primeira página de 29 de Janeiro de 1905, observa-se a seguinte notícia: "Deve realizar-se brevemente a sessão inaugural do Centro de Instrução Germinal, logo que a inauguração se efectue, começa a escola a funcionar. O Gabinete de Leitura já se encontra aberto".

Exemplo das ideias radicais defendidas pelo jornal, são os vários números dedicados ao Dia do Trabalhador. Assim, logo em 1904, o Germinal considera, com lamento, que: "O operariado da região portuguesa não se revolta. Consente que o aviltem, que o escarneçam, que o roubem sem protesto. Não abandona as oficinas; pede por favor ao patrão para se mostrar revolucionário. A sentença de Marx (A emancipação dos trabalhadores deve ser obra dos próprios trabalhadores) é planta que não se consegue aclimatar em Portugal”.

No Germinal de 30 de Abril de 1905 a mesma atitude é reafirmada: "A jornada do 1º de Maio não é de festa antes é de luta. Não será com hinos e foguetes que os modernos escravos se libertarão da tutela aviltante da burguesia exploradora e sanguinária. Muito ao contrário os proletários só pela acção revolucionária conquistarão os seus direitos".

A propósito do militarismo, a primeira página do número dedicado ao 1°de Maio de 1906, expõe claramente os princípios libertários. "O soldado é um escravo. O quartel é um cárcere. Vai para as fileiras pela violência. Assim se firma a disciplina. Quem a mantém não é o amor pátrio é o medo do superior".

Por Bocage – revoltado e oprimido

No número comemorativo do Centenário de Bocage, o jornal proclama o direito de "reivindicar para a causa social, o imortal autor". Nesse mesmo número desenvolve as razões que o levam a encontrar na obra de Bocage, semelhanças com as posições do jornal. Sublinha que Bocage personifica “a poesia de sátira e de revolta contra os costumes e instituições da época: o Elmano Sadino soube causticar com a energia da sua autoridade de poeta consagrado, todos os que devido à corrupção mereciam ser atingidos pela dentada mordaz dos seus epigramas e das suas sátiras". Invoca para o poeta "o qualificativo de revoltado", sendo disso "provas mais que eloquentes as perseguições do Santo Ofício e ainda mais as de Pina Manique". Cita em apoio das posições anti-clericais, comuns a anarquistas e republicanos um verso de Bocage:

"Frades não fiz, de frades não preciso,
Quando o mundo souber o que são frades
Há-de extingui-los, se tiver juízo".

Num artigo intitulado "Em Honra de um Revoltado", um dos colaboradores do jornal reivindica Bocage para a causa popular, denunciando participações oportunistas nas comemorações. O poeta é o "eterno revoltado e por isso eterno perseguido", sendo merecidas "todas as homenagens que à sua memória se prestem". Mas essas homenagens "que as prestem só os que amam a liberdade como ele a amou, e de forma alguma os que, se ele vivesse hoje, seriam capazes de atirar com ele para as inóspitas plagas da África ou Oceânia, como inimigo da sociedade e perturbador das digestões laboriosas". Deve ser o povo a honrar" a memória de Bocage, o povo a que ele pertencia, o povo com quem ele viveu, o povo para quem escreveu (...) e mais ninguém".
Ainda a propósito do Germinal e do C
entenário, o poeta setubalense António Maria Eusébio, o Calafate, figura muito popular da cidade, calafate de profissão, a quem Guerra Junqueiro tinha prefaciado o livro “Versos do Cantador de Setúbal", esclarece em verso a verdadeira natureza do Centenário.

"De Bocage o centenário
Também é do Germinal
É do rico, do proprietário
É da nobre comissão,
É do governo da nação
De Bocage o centenário;
É do pobre operário,
Do artista, oficial
Tendo fama em Portugal
É de todos sem diferença
Se é de toda a imprensa
Também é do Germinal”

Após o 5 de Outubro de 1910, o Germinal esclarece a sua posição face ao novo regime. Afirma ter prestado serviços à República «enquanto ela foi uma aspiração revolucionária». Declara estar a seu lado «se a audácia de alguns vencidos quiser afogar a obra da revolução. Mas só isto e apenas isto (...) São para o nosso ideal, todo o afetuoso entusiasmo».

Em Julho de 1911, Martins dos Santos, o grande impulsionador do Germinal, abandona o lugar de director e sai do Grupo de Propaganda Germinal, proprietário do jornal. O jornal interrompe a sua publicação, surgindo em 1 de Agosto de 1911 com n.º 1 da II série. Nesta 2ª série, surge como editor e redactor principal José Carlos Rates[2], operário conserveiro de Setúbal e uma das principais figuras do movimento operário português na I República. Em 1913 o Germinal surge irregularmente, cessando no fim deste ano a sua publicação.

Álvaro Arranja
[1] Germinal, semanário, Setúbal, I série, 1903-1911 (369 números publicados), II série, 1911-1913 (83 números publicados). O seu primeiro editor foi José Artur Quaresma (1876-1957), nascido em Setúbal, barbeiro. A sua loja foi um importante centro de reuniões libertárias, sendo ele preso por diversas vezes. Seu filho, Jorge Quaresma, anarquista como o pai, foi também preso várias vezes durante a ditadura salazarista. Igualmente anarquista, o seu sobrinho António Augusto Quaresma, preso no “18 de Janeiro de 1934”, foi seviciado e deportado para o forte de Angra do Heroísmo, onde permaneceu 2 anos.

[2] - José Carlos Rates, redactor principal do Germinal na sua II série, era operário conserveiro e secretário da União dos Sindicatos de Setúbal. Foi um dos fundadores da União Operária Nacional (Congresso de Tomar, 1914), transitando em 1919 do sindicalismo revolucionário para o bolchevismo. Aderiu à Federação Maximalista Portuguesa, estando ligado aos primórdios do Partido Comunista Português.



Fonte: http://setubaleoanarcosindicalismo.blogspot.com/

À noite o Zeca - cantar Zeca Afonso na Casa da Madeira ( dia 9 de Janeiro às 21h30, com entrada livre, na cidade do Porto)


Há mais vida para além do PIB - colóquio organizado pela ATTAC ( 16 de Janeiro de 2010)


Há mais Vida para Além do PIB
Colóquio organizado pela ATTAC Portugal, com o apoio do SPGL e do Le Monde diplomatique - edição portuguesa



ATTAC abre o debate público em Portugal sobre a medida e os indicadores de desenvolvimento e qualidade de vida

Data: Sábado, 16 de Janeiro de 2010
Hora: 15:30 - 18:30
Local: Biblioteca Museu República e Resistência
Rua: Rua Alberto Sousa, nº 10A - Bairro do Rego
Lisboa, Portugal



Colóquio com os economistas:

* Gualter Barbas Baptista activista do GAIA e investigador do ECOMAN - Centro de Economia Ecológica e Gestão do Ambiente – FCT/UNL
* José Castro Caldas CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
* Luis Francisco Carvalho ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
* Manuela Silva Professora Universitária (aposentada)
* Susana Peralta - Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa






Desenvolvido no contexto da Grande Depressão dos anos 30 e da II Guerra Mundial, acompanhando a ascensão da macroeconomia keynesiana, o PIB tornou-se um dos mais conhecidos indicadores económicos. O seu elevado grau de disponibilidade e de comparabilidade, entre países e ao longo do tempo, transformaram o PIB na medida privilegiada do sucesso das economias e das sociedades, em termos do discurso académico, mas também ao nível do debate político e da atenção mediática.

No entanto, há muito que foram sendo notadas as limitações do PIB, quer como medida da produção e do crescimento económico, quer, sobretudo, como indicador de qualidade de vida ou de bem-estar. A discussão sobre as insuficiências do PIB e a necessidade de o substituir ou complementar com outros indicadores tem ganho crescente relevância, tendo merecido a atenção de organizações como a ONU, a União Europeia ou a OCDE – particular destaque merece, neste contexto, a iniciativa do Governo Francês que conduziu à elaboração de um relatório sobre o tema, recentemente publicado, coordenado pelos conhecidos economistas Joseph Stiglitz e Amartya Sen. Neste âmbito, as propostas têm convergido na necessidade de incluir as dimensões da sustentabilidade social e ambiental dos processos económicos, reflectindo a crescente saliência destas questões no debate público.

A discussão sobre o PIB constitui uma oportunidade para reflectir sobre os objectivos que as nossas sociedades, mais ou menos ‘desenvolvidas’, podem e devem prosseguir, bem como sobre os valores que estão subjacentes às escolhas com que nos deparamos. Este é um debate que não pode ficar confinado à dimensão técnica dos ‘especialistas’. A participação alargada da sociedade na definição dos padrões de orientação e avaliação dos caminhos por onde passará o nosso futuro colectivo é, desde logo, uma elementar exigência democrática.

Feda - cd com poesia dita por A. dasilva O.


Poesia dita por a. dasilva o.
Com inéditos.
edições mortas


CD - exemplar nº14, assinado pelo autor.
2009.
€ 15,00.



à venda, entre outros locais, na Livraria Utopia:
Rua da Regeneração, 22 (à Praça da República)
4000-410 Porto
Contactos
222083526 968352292
livrariautopia@gmail.com
http://livrariautopia.blogspot.com/