18.3.08

Trabalhadores em greve em Sines fizeram frente no passado dia 6 à repressão das forças da GNR

Gritando «25 de Abril sempre, fascismo nunca mais» e «a luta continua», os trabalhadores da ETAR da Ribeira de Moinhos não vergaram à carga da GNR.

Foi no passado dia 6 de Março e a greve durava já um mês .

As duas dezenas de trabalhadores da estação de tratamento de águas residuais - propriedade da Águas de Santo André (do grupo público Águas de Portugal), concessionada à Sisáqua (do grupo Consulgal/IPG, liderado por José Goes Ferreira, accionista de referência do Millenium BCP) - continuavam a bater-se pelos mesmos objectivos que já os levaram a fazer, no ano passado, 12 dias de greve: melhores salários, melhores condições de segurança e mais protecção para os trabalhadores de turno.


O piquete de greve tentou (e conseguiu) impedir que um camião de transporte de cereais fosse carregar lamas perigosas acumuladas na ETAR.

Como explicou o Sindicato da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás do Centro, Sul e Ilhas, aqueles trabalhadores ganham pouco mais que o salário mínimo nacional, e a exigência de uma remuneração mínima de 800 euros até fica abaixo do que na região recebem outros profissionais com funções semelhantes.
Mas, refere o Sinquifa/CGTP-IN, a Sisáqua é uma empresa intermediária, cujos lucros dependem da diferença entre o que recebe da Águas de Santo André e o que gasta com os trabalhadores... Razão mais que bastante para se compreender por que a concessionária persiste em manter os baixos salários, recusar dois operadores por turno e não melhorar as condições de trabalho e de protecção ambiental.

Já não é tão facilmente explicável a posição da Águas de Santo André e da holding Águas de Portugal, bem como do Governo. Perante os trabalhadores, a empresa até se comprometeu a pressionar a Sisáqua para que fossem satisfeitas todas as reivindicações dos operários, mas isso não teve consequências práticas.
Os serviços ditos mínimos, impostos por despacho dos ministérios do Trabalho e do Ambiente, apenas vieram agravar a tensão. A pressão exercida sobre os trabalhadores, mais recentemente, procurando responsabilizá-los pelos riscos ambientais ligados ao prolongamento do conflito, também não abre portas a uma solução.

Os trabalhadores e o sindicato exigem que a Águas de Santo André tome posse da ETAR e do pessoal, apoiados pelas autarquias locais de Sines e Santiago do Cacém, e os presidentes destes municípios exigem uma intervenção do ministro do Ambiente, mas este veio anteontem lavar as mãos nesta matéria.

Em tais circunstâncias, como referia o comunicado sindical no início da greve, só resta aos trabalhadores lutar. Contavam e contam com um movimento de solidariedade, que reuniu sexta-feira duzentas pessoas num jantar e que promoveu uma acção pública junto à ETAR.


A carga da GNR sobre os trabalhadores da Sisáqua foi repudiada pelos sindicatos que exigiram a imediata retirada da força policial e a averiguação do que ali ocorreu. O sindicato do sector notou que, «depois das cargas vergonhosas verificadas na Valorsul, a vergonha repete-se nas Águas de Santo André, curiosamente, outra empresa de capitais públicos», e considerou «sintomático que, mais uma vez, as forças de segurança se ponham ao lado dos patrões, contra os trabalhadores».


Note-se que face ao ocorrido o Ministério da Administraçâo Interna já solicitou um inquérito à Inspecção Geral da Administração Interna a fim de averiguar o abuso de poder e as ilegalidades cometidas pelas chamadas «forças da ordem» da GNR !

Fonte da notícia: jornal Avante



Ver o vídeo da carga da GNR sobre os valentes trabalhadores em greve em Sº André ( Sines)



Sessão sobre a vida, a obra e a época em que viveu Cesare Pavese ( hoje às 19h. no Instituto Italiano de Lisboa, com entrada livre)


As canções e o jazz dos anos Trinta e Quarenta, adaptadas por instrumentos populares como o acordeão e o clarinete, evocam os locais onde Pavese ambienta os seus romances.

As poesias de Lavorare stanca alternadas com as reflexões de Il Mestiere di vivere e com os últimos versos de Verrà la morte e avrà i tuoi occhi marcam o percurso de um homem que, nos seus versos e nos seus romances, representou as ansiedades e as esperanças de uma atormentada geração.

Participação de
Giorgio Merati – clarinete
Carmelo Torre – acordeão
Carlo Mega – representação e encenação


Sessão hoje, terça-feira, 18 de março de 2008, às 19h.
Local: IIC Lisboa

Entrada livre


Cesare Pavese (Santo Stefano Belbo, 9 de setembro de 1908 — Turim, 27 de agosto de 1950) foi um not´vael escritor e
poeta italiano.

"Cesare Pavese nasceu em Santo Stefano Belbo, nas Langhe (províncea de Cuneo) em 1908, tendo-se mudado ainda em criança para Turim, donde se ausentou sempre apenas durante pouco tempo: passou um ano na prisão em Barcaleone (Reggio Calabria), comprometido por amigos políticos; passou algum tempo em Roma em trabalho para o editor Einaudi, de quem foi um dos mais eficazes conselheiros editoriais; suicidou-se em Turim em 1950. A sua tese de licenciatura foi sobre Walt Whitman e já não era um desconhecido quando em 1936 publicou Lavorare stanca: tinha já publicado e continuaria a publicar estudos sobre literatura norte-americana clássica e contemporânea, reunidos num volume (La letteratura americana e altri saggi) publicado postumamente em 1951. Traduziu Daniel Defoe (Moll Flanders), Dickens, Melville (Moby Dick e Benito Cereno), Joyce (Dedalus), Sinclair Lewis, John dos Passos, Gertrude Stein."


Para mais informação:

http://www.centrostudipavese.it/

http://www.italialibri.net/autori/pavesec.html

http://www.parcoletterario.it/it/autori/pavese.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Cesare_Pavese

http://it.wikipedia.org/wiki/Cesare_Pavese

Cursos de cultura italiana ( literatura, cinema, ópera e arte )


Instituto Italiano de Cultura de Lisboa
Rua do Salitre 1461250-204 Lisboa - Portugal
tlfs: 351 213884172 - 351 213882458
fax: 351 213857117


Horário Secretaria:
Manhã: de Seg a Sex das 09h30 às 12h00
Tarde: de Seg a Qui das 15h30 às 17h30


Horário Biblioteca
Manhã: de Seg a Sex das 10h30 às 13h00
Tarde: de Seg a Qui das 16h00 às 19h00



Curso de História do Cinema Italiano

Filmes e realizadores dos anos 70
O Curso visa ilustrar uma década de cinema italiano, o dos anos Setenta, uma época especial caracterizada por grandes mudanças políticas, culturais e sociais, das contestações estudantis à afirmação do aborto e do divórcio, da revolução sexual aos “anos de chumbo”, aos delitos e à mafia...

Encontramos tudo isto numa cinematografia um tanto opaca, marcada por um geral refluxo e por um novo conflito, o de ar televisivo recentemente liberalizado. O objectivo do curso é a revisão do contexto histórico, político, social e cultural da década em análise compltando-o com a análise de alguns filmes, dirigidos por realizadores consagrados como Antonioni, Rossellini, Fellini, Visconti, Pasolini, e também por realizadores principiantes como Moretti, Piscicelli, assim como por autores que contribuiram para a ampla afirmação de novos géneros cinematográficos como o “spaghetti-western”, o “poliziottesco”, o policial psicológico e o filme de suspense ou a comédia erótica do B-movie.

No final de cada aula será projectado um filme

PROGRAMA

12 de Março de 2008
Apresentação do Curso
As histórias e os eventos importantes desta década

19 de Março de 2008
LE SVOLTE DEI MAESTRI E I PADRI: Luchino Visconti e a sua solidão
“Gruppo di famiglia in un interno” – 1974

2 de Abril de 2008
A “Trilogia da Vida” de Pasolini
A dilatação da dúvida – Antonioni “Professione Reporter” – 1975

9 de Abril de 2008
Inovação e engano de Fellini
O pôr-do-sol das ilusões dos irmãos Taviani “Roma” – 1972

16 de Abril de 2008
A procura obsessiva de Marco Ferreri e Bellocchio
O período criativo de Ettore Scola “I nuovi mostri” di Monicelli, Scola e Risi – 1977

23 de Abril de 2008
TRA LE NUOVE SFIDE DELLE “GIOVANI” LEVE: O início de Moretti e o Amelio televisivo
“Ecce bombo” – 1978

30 de Abril de 2008
De Citti a Piscicelli
“Immacolata e Concetta l’altra gelosia” di Piscicelli - 1979

7 de Maio de 2008
O cinema necessário de Carpi
“Corpo d’amore” - 1972

14 de Maio de 2008
IL CINEMA DI “GENERE”: A mistery story de Avati e Dario Argento
“La casa dalle finestre che ridono” di Pupi Avati - 1976

21 de Maio de 2008
A marcha do Ragionier Ugo...
“Fantozzi” di Luciano Salce - 1975

28 de Maio de 2008
O lado cómico do spaghetti-western
“Lo chiamavano trinità” di Enzo Barboni– 1970

4 de Maio de 2008
A génese do poliziottesco italiano
“Roma a mano armata” di Umberto Lenzi – 1976

N.B. Os títulos dos filmes poderão sofrer alterações

Docente: NEVA CERANTOLA de 12/03/2008 a 04/06/2008
Quarta-feira, 18h30-20h30
Sala Cinema (24 horas)
Preço: 180,00 Euros

Informações
Data: quarta-feira, 12 de março de 2008 - quarta-feira, 4 de junho de 2008
Horários: 18h30-20h30
Local: IIC Lisboa
Organização: IIC Lisboa




Curso de Literatura Italiana


A finalidade do Curso é aproximar o aluno aos clássicos da literatura italiana, através da leitura, análise e interpretação de textos poéticos e narrativos.

O programa prevê o estudo da lírica de Giacomo Leopardi (Recanati, 29 giugno 1798 – 14 Napoli, giugno 1837) e da poesia contemporânea de Giuseppe Ungaretti (Alessandria d’Egitto, 8 febbraio 1888 – Milano, 1 giugno 1970), Eugenio Montale (Genova, 12 ottobre 1896 – Milano, 12 settembre 1981) e Umberto Saba (Trieste, 9 marzo 1883 – Gorizia, 25 agosto 1957).
Serão também analisados alguns contos de Giovanni Verga (Catania, 2 settembre 1840 – Catania, 27 gennaio 1922), de Luigi Pirandello (Agrigento, 28 giugno 1867 – Roma, 10 dicembre 1936), de Cesare Pavese (Santo Stefano Belbo, 9 settembre 1908 – Torino, 27 agosto 1950) e de Antonio Tabucchi (Pisa, 24 settembre 1943).

Docente: GIANLUCA MIRAGLIA
de 10/03/2008 a 09/06/2008
Segunda-feira, 10h00-12h00
Sala Cinema (24 horas)
Preço: 180,00 Euros

Informações
Data: segunda-feira, 10 de março de 2008 - segunda-feira, 9 de junho de 2008
Horários: 10h00-12h00
Local: IIC Lisboa
Organização: IIC Lisboa
Em colaboração com:




Curso de História da Ópera

I GRANDI MAESTRI DEL XIX E XX SECOLO

A ópera lírica ocupa um lugar relevante no património cultural italiano e representa um capítulo importante na história da música globalmente entendida.

Basta dizer que è precisamente em Florença, Itália, que nasce a ópera lírica no século XVI e a partir daqui a arte do “bel canto” difundir-se-á por todo o mundo.

O curso tem a finalidade específica de fornecer aos interessados e apaixonados pela Ópera, uma satisfatória bagagem cultural que permita uma maior e melhor compreensão desta forma de arte musical e vocal através da análise dos temas principais ligados à Ópera lírica: a história da ópera, os estilos, os compositores, os intérpretes, etc.

Concretamente, neste curso as aulas abordarão os grandes compositores do século XIX e XX: Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini.

Biografias, tramas, libretos, audição, perfil histórico e relacionamentos com temas inerentes ao mundo da Ópera.

Docente: GRAZIA DI VENERE de 12/03/2008 a 04/06/2008
Quarta-feira, 11h00-13h00
Sala Cinema (24 horas)
Preço: 180,00 Euros

Informações
Data: quarta-feira, 12 de março de 2008 - quarta-feira, 4 de junho de 2008
Horários: 19h00
Local: IIC Lisboa
Organização: IIC Lisboa



Curso sobre «As vanguardas artísticas italianas: o Futurismo »

O Futurismo surge em Milão em 1909 graças a um grupo de artistas e letrados. O manifesto teórico que redigiram é publicado em Paris no jornal “Le Figaro” no mesmo ano, porque a capital francesa é considerada o centro da cultura artística da época.

A situação artística italiana no início do siculo XX é bastante marginal em relação às grandes investigações que por toda Europa, e sobretudo em Paris, se estão a desenvolver.

Num clima estagnante e académico, onde os jovens artistas que desejam estar actualizados no seu tempo se devem mudar para Paris, a origem de um movimento de vanguarda como o futurismo assume o valor de uma verdadeira declaração de guerra, de uma total ruptura com o passado e de uma abertura para novos campos de pesquisa e de linguagens inéditas.

Os futuristas analisam e experimentam de forma radical as mais variadas linguagens e técnicas alcançando surpreendentes resultados na pintura, na escultura, na arquitectura, na poesia, no teatro, na música e também na fotografia.

Durante o curso será analisada a corrente futurista italiana nos seus diversos campos de intervenção, sem porém esquecer de olhar para as vanguardas artísticas que, paralelamente, nascem noutros países europeus.

Docente: ELISABETTA MAINO de 1/04/2008 a 24/06/2008
Terça-feira, 19h00-21h00
Sala Cinema (24 horas)
Preço: 180,00 Euros

Informações
Data: terça-feira, 1 de abril de 2008 - quinta-feira, 26 de junho de 2008
Horários: 19h00-21h00
Local: IIC Lisboa
Organização: IIC Lisboa

Ada - Festival em acção de artes performativas e de novos media ( 10 a 12 de Abril pelas ruas do Porto)


http://www.adafestival.com/
http://www.adafestival.blogspot.com/

AdA é um festival de artes performativas que cruzam a fronteira entre artes visuais, música, dança e teatro. A primeira edição deste evento acontecerá no Porto, Portugal de 10 a 12 de Abril de 2008.

O festival, acontecerá nas ruas, praças, parques e praias da cidade do Porto de 10 a 12 de Abril 2008 todos os dias das 10:00 às 23:00 no formato de uma viagem a pé.


O conceito deste Festival em Acção está aberto a diferentes perspectivas:

- Aberto a diferentes formas de expressão artística, porque as acções apresentadas demonstram abordagens distintas à performance, através da dança, teatro, musica e artes visuais;

- Aberto a um publico informal, porque grande parte das acções acontecerão em espaços públicos como ruas, praças, parques e praias, todas elas gratuitas e parte destas com a participação necessária do publico;

- Aberto a novas ideias e aos novos meios (new medias), porque acredita na arte enquanto linguagem universal em progresso permanente e a performance permite-nos expressar as nossas ideias de forma mais imediata;

- Aberto ao Mundo, porque que os participantes do festival têm origem em diferente países europeus, como Áustria, Espanha, Eslováquia, França, Itália, Holanda, Polónia, Suiça, Turquia e as próximas edições do AdA festival acontecerão nestes ou noutros países.

- E aberto ao pensamento critico e construtivo: recordando a historia, mapeando o presente e pensando nas futuras formas performativas e sobre o seu impacto na sociedade. É por este motivo que a conferência PAST/ACTION/CUT! e a exposição ACTION IN THE BOX farão parte do AdA festival


O programa do festival inclui mais de 30 acções e 48 participantes de 10 países Europeus .

Parte deste evento é a conferência PAST/ACTION/CUT ! sobre o passado, presente e futuro das artes performativas - com a participação de professores das artes visuais e performativas, de Espanha, Eslováquia e Portugal – que terá lugar no auditório da Reitoria da UP a 10 de Abril 2008 às 18:00h.

A exposição ACTION IN THE BOX mostra trabalhos de vídeo que exploram a relação entre a acção e a sua documentação e será inaugurada já a 27 de Março 2008 no espaço cultural do Plano B.

O encerramento desta exposição e de todo o festival acontecerá com um churrasco, djing e acções no interior e exterior do Plano B a 12 de Abril 2008 das 21:00 até tarde na noite, ou cedo de manhã.

AdA convida-vos a uma viagem de três dias de caminho explorando a cidade do Porto através de intervenções performativas e visuais de jovens artistas que trabalham nas áreas da dança, música, teatro e artes visuais. Esta é uma redescoberta da cidade, dos seus pontos-chave como a Praça da Liberdade e da Batalha, e das suas áreas naturais como o Jardim do Palácio de Cristal e a praia na Foz mas também pátios e caminhos escondidos na Ribeira.

As pequenas mostras ao ar livre serão gratuitas e contam com uma audiência activa!

O programa é compacto e colorido: desde a construção de pirâmides com cadeiras durante o tempo de fazer um café, à sinfonia musical feita com 10 quilos de batatas fritas, o desafio público para tocar a ponta do nariz com a língua, ou uma performance de seis escaladores unidos por uma corda.

Acções com humor vão encontrar temas poéticos como um concerto de piano para dez peixes de aquário, uma peça de teatro improvisado sobre viagens, ou esquiar na praia da foz, mas também temas sociais e dramáticos como o retrato coreográfico de Lucrécia Borgia, expressão corporal da violência doméstica, ou o questionamento do papel da mulher na sociedade.


Programa de 9 a 13 de Abril 2008

10. Abril. 08 Quinta - Feira:

10:00-11:00 - Prç. Batalha (lado TNSJ) – Michaela Depetris (ITL) – Cadeiras (45m) [2]
11:00-11:30 - Prç. Batalha (esplanadas) - Anne Lienhardt & Mathilde Benignus (FR) – Voyage (25m) [3]
11:30-11:45 - Prç. Batalha (lado Igreja S. Ildefonso) - Maria João Floxo (PT) – A Máquina do Sexo (15m) [4]
12:00 - Cantina de FBAUP - almoço
14:00-14:45 - Percurso: Prç. Batalha – Rua 31 Janeiro – Estação S. Bento – Otávio Luiz (BR) - Débora de Castro (45m) [5]
15:00-15:30 - Prç. da Liberdade – Viera Kucera – Screen test poems (2h) [6]
15:45-16:30 - Campo Mártires da Pátria (Centro Português da Fotografia) – Sirin Kocak (TUR) - Baloons (40m) [7]
16:30-17:15 - Praça Gomes Teixeira – Manuela São Simão (PT) - Playing Artists (45m) [8]
18:00-20:00- Reitoria, Aula Magna - Conferencia “PAST/ACTION/CUT!”
20:00 - Concha d'Ouro Restaurante – jantar
22:00-22:45 - Praça de Gomes Teixeira – Nuno Oliveira (PT) – Reciclagem (40m) [9]
22:00-01:00 - Praça de Parada Leitão - Acção no interior (casa privada) público no exterior - Joanna Marquardt (POL) - Untitled [10]

11. Abril. 08 Sexta - Feira:

10:00-12:00 – Palácio Cristal, Praça do Rossio - Bartolomé Ferrando (ESP) - workshop de performance (1/2h) [11]
10:00-12:00 – Palácio de Cristal, em frente à Biblioteca – Viera Kucera (SUI)– (Repetição) Screen test poems (2h)
10:00-12:00 - Palácio de Cristal, largo da cafetaria - Daniela Krajcova (ESL) – (Antecipação) Portraits for free (2h)
12:15-12:30 - Cantina de Faculdade de Letras UP- Xavier Alcácer Sanchis (ESP) - Parapapa (15m) [12]
12:30 - Cantina de Faculdade de Letras - almoço
15:00-15:20 - Jardim Mota Galiza – Andrea Brandão (PT) – Take a chance on me (20m) [13]
15:45-16:30 - Palácio de Cristal, ringue – Manuel Espino (ESP) - Barra del 7 (45m) [14]
16:30-17:15 - Jardim Palácio Cristal, frente da praça do Rossio – Guillermo Lucas (ESP) - Distância (30m) [15]
17:15-17:30 – Palácio de Cristal, junto ao lago - Liliana Marques (PT) – Coração com Defeito (15m) [16]
16:30-19:00 – Largo da Maternidade - Sheila Toledo (ESP) – 102-07 Despejado (15m) [17]
17:00-20:00 – Largo da Maternidade – Cláudia Padoan (ESP) – Sem Titulo (40m) [18]
19:00 – Cantina de Faculdade da Farmácia - jantar
21:00-21:30 – Praça Carlos Alberto – Sara Stefanuci (ITL) – Tradiciones y performans (30m) [19]
21:45-22:30 – Campo Mártires da Pátria (CPF) - Dávid Pascual (ESP) – Concierto para 1 pianista y 10 peces (45m) [20]
22:30-23:15 – Jardim da Cordoaria – Gabriella Todaro (ITL) - Máscaras (40m) [21]

12. Abril. 08 Sábado:

10:00-10:15 - Terreiro da Sé – Mariana Amorim (PT) – Borgia (15m) [22]
10:15-11:00 – Percurso: Terreiro da Sé – Prç. Ribeira – Tania Garcia (ESP) – De vuelta a los sentidos (30m) [23]
11:00-11:30 - Prç da Ribeira – Daniela Krajcova (ESL) – Portraits for free (2h) [24]
11:30-12:00 - Prç. da Ribeira - João P. Correia & Susana Madeira (PT) – Casa me queres, Casa me feres (30m) [25]
12:00 - Ribeira almoço
14:30-14:45 - Rua Nova da Alfandega (frente da Igreja S. Francisco) – Mariana Amorim (PT) - Borgia (15m) [26]
15:00 - percurso de eléctrico - Igreja São Francisco – Passeio Alegre
16:00-16:15 - Praia da Foz – Michaela Nociarová (SLV) – Aquabela (15m) [27]
16:30-17:00 - Forte S. João Baptista da Foz – Stefan Papco (SLV) - Climbing Contest (30m) [28]
17:15-17:45 - Praia da Foz – Oto Hudec (SLV) - Skier (45m) [29]
20:00-22:00 – Rua Conde de Vizela, Plano B - churrasco
22:00-22:30 - Plano B - Mariana Amorim (PT) - Borghia (30m) [30]
22:45-23:30 - Plano B - Catarina Miranda (PT) - Please, carry me to the door! /VARIAÇÖES DE PENUMBRA (30m) [31]
23:30-24:00 - Plano B - Mathieu Bohet (FR) – Lizard (30) [32]
24:15-24:45 - Plano B - Alex Riener (AUS) – To Look On Time In Time (30m) [33]



A exposição ACTION IN THE BOX, redescobre a relação entre acção e a sua documentação apresentando vídeos de participantes do AdA festival em acção.

A acção, momento de expressão livre, capturado pela câmara, será colocada dentro da caixa: a caixa, o espaço da galeria muitas vezes denominado white cube, mas também a caixa como a tv, o computador ou o leitor de dvd.

ACTION IN THE BOX, estará aberta ao público de 27 de Março 2008 a 11 de Abril 2008, no espaço de exposições do Plano B. A inauguração será também o momento de apresentação das criações de Cristiana Rocha e Areias Movediças.

Através das obras a exposição vai explorar:
- a relação entre a acção directa e a sua existência no mundo digital
- a relação entre espaços informais para performance (p.ex. a rua) e o espaço das instituições culturais (p.ex. galerias, teatros)
- as questões como: Qual é a obra final? A acção naquele exacto momento? Ou, o vídeo/foto capturada durante a performance? Existem limites para a manipulação dos registos (imagem ou som)?


Estas ideias serão também discutidas na conferência PAST/ACTION/CUT! a 10 de Abril durante o AdA festival em acção.

A exposição ACTION IN THE BOX pode ser vista de 27 de Março a 12 de Abril 2008, no Plano B, Rua Cândido dos Reis.

Chã das Eiras - novo espaço de animação cultural no Porto apresenta a Kumpania Algazarra ( dia 20)




Programação para os próximos dias na CHÃ Das EIRAS

19 mar, qua
23h BASIC CONVENTIONS dj

20 mar, qui
23h00 KUMPANIA ALGAZARRA concerto + BOMBASTIC THURSDAYS (Portal do Reggae): Jah Vibration ft Romanu & Sattaman dj

21 mar, sex
23h00 DOPO + AQUAPARQUE concerto+ ET dj

22 mar, sáb
23h00 KAPATAZ concerto (apresentação do álbum Nada a Temer)+Kid Flames - Hipe - Ontem Soundsystem dj

23 mar, dom 18h00
MIGUEL MARTINS 3IO concerto

24 mar, seg 24h00 1000€ dj


A Eira é uma associação. Como tal, pretende e procura associados.
Fichas de inscrição na Rua Chã, 127; Porto
(secretaria e/ou bar, conforme as horas


http://chadaseiras.blogspot.com/
www.myspace.com/barrabassoundsystem
barrabassoundsystem@gmail.com
938612863 (Inês Guedes)
931147485 (Nuno Cabral)



Cha das Eiras
Porto, Sé - Rua Chã 127, Portugal

e-mail: barrabassoundsystem@gmail.com




OBJECTIVOS E ATRIBUIÇÕES da BSS (Barra Sound System)
BSS é uma Associação Cultural que visa organizar e promover encontros de âmbito cultural; promover acções de formação de jovens, tendo em vista a sua integração soció-profissional, nas áreas culturais; promover o intercâmbio e cooperação com associações e organismos, nacionais e estrangeiros, que prossigam os mesmos objectivos; promover intervenção sociocultural, tendo em vista a (re)inserção social de crianças, jovens e adultos, através de actividades, lúdicas, recreativas e pedagógicas


http://chadaseiras.blogspot.com/



Apelo para inundarem de emails o jornal Expresso em apoio à jornalista precária, dispensada, depois de ter pedido a sua passagem a efectiva

Apelo para inundarem de emails o jornal Expresso em apoio è jornalista precária que pediu a sua integração no quadro dos funcionários efectivos da empresa, e de seguida foi dispensada depois de 9 anos de trabalho a recibo verde! (mais informação aqui)


Até o Expresso, jornal da burguesia «esclarecida» (....!!!???...), recorre ao trabalho precário, violando a lei quando trata anos a fio como trabalhadores temporários ( ou com contrato a prazo) aqueles trabalhadores que efectivamente são trabalhadores a tempo inteiro.


Expressem a vossa indignação perante a perseguição a uma jornalista precária no semanário "EXPRESSO".



APELAMOS A UMA INUNDAÇÃO DE E-MAILS SOLIDÁRIOS PARA OS SEGUINTES ENDEREÇOS


Director director@expresso.pt
Multimédia
multimedia@expresso.pt
Cartas cartas@mail.expresso.pt
Cidadão Repórter
cidadaoreporter@expresso.pt


Exemplo de uma mensagem enviada em apoio à jornalista precária do jornal Expresso que foi dispensada só por ter pedido a sua integração nos quadros dos funcionários efectivos da empresa:

As situações de trabalho precário, são abusivas e atentatórias dos direitos dos trabalhadores. Muitas empresas utilizam estas artimanhas, para os seus desmandos e coação sobre o trabalhador.
Um jornal como o Expresso, apesar do prestígio da empresa, não se coibe de fazer o mesmo! A tão falada responsabilidade social, é apenas para " inglês ver ". Situações como esta deveriam ser penalizadas, mas infelizmente neste país kafkiano, tudo é permitido!
Os leitores, que julguem por si, eu já dispensei a leitura do Expresso há um ano, para mim perderam a credibilidade e seriedade e por isso, perderam um leitor assíduo! Manifesto-me solidário com a Isabel Oliveira a jornalista em causa, e com todos os outros que se encontram nas condições de trabalho precário, sendo na verdade trabalhadores a tempo inteiro das empresas aonde trabalham.
Atentamente,

Assinatura
(pode conter mais elementos de identificação, como profissão, etc)

Vamos defender o programa de rádio «Lugar ao Sul», dedicado à etnomusicologia e cultura popular

Ajude a defender o programa LUGAR AO SUL!
Ajude a defender o serviço público de rádio!
Exija que a taxa do audiovisual que lhe cobram na factura de eletricidade seja bem utilizada!
Não se acomode! Exerça o seu direito à indignação!
Nesse sentido, não deixe de escrever para os endereços abaixo apresentados!
joao.almeida@rtp.pt

Não é obrigatório que envie um texto muito elaborado. Uma mensagem com uma ou duas frases serve perfeitamente.
Por exemplo:

"Queremos o LUGAR AO SUL com duas horas!"

É altura de exigirmos que nos tratem com mais respeito e consideração!

Muito obrigado pela sua colaboração. E passe palavra!

Informação sobre o Programa de rádio Lugar ao Sul:
www.alquimista.net/htm/public2.htm#lugar


Informação sobre o Assunto:

A Antena 2 acaba de ser objecto de mais uma remodelação na sua grelha de programas, apesar de ainda há poucos meses a actual direcção ter afirmado que a mesma estava estabilizada. Deduz-se, portanto, que esta súbita mudança resulta de algum "puxão de orelhas" do novo conselho de administração aos inquilinos da direcção de programas pelo facto das "reformas" introduzidas no canal com o consequente acréscimo orçamental não terem correspondido a um aumento de audiências, que era o objectivo n.º 1 da anterior administração que mandatou e deu carta branca à actual direcção. Olhando para a nova grelha, fica bem à vista o desinvestimento em programas de autor e a opção por simples alinhamentos musicais alargados, certamente muito mais baratos, mas completamente aleatórios e sem a mínima coerência editorial (ao contrário do que acontecia no espaço "Até Bach", cuja extinção se lamenta), sendo que agora os programas de autor são transmitidos, na sua maioria, ao fim-de-semana e uma única vez.
O que, deve dizer-se, é uma decisão perfeitamente errada e falha de razoabilidade: não por passarem ao fim-de-semana mas pela simples e óbvia razão de não serem repetidos noutro horário, de modo a ficarem ao alcance de pessoas com diferentes disponibilidades de escuta. Neste aspecto, mudou-se de cavalo para burro! E, já agora, quanto custou a campanha que anda aí a correr com música de Bach?

Ora, um dos programas de autor que podia ouvir-se ao fim-de-semana, mais concretamente ao sábado, era justamente o aclamado e premiado Lugar ao Sul, da autoria de Rafael Correia que, e inexplicavelmente, foi agora eliminado da grelha. Porquê? Não foi certamente por falta de audiências pois é sabido que o programa tem um auditório vasto e fiel. E também não foi, com certeza, devido às reclamações dos ouvintes mais ortodoxos da rádio clássica que acham que o programa não é adequado ao canal. Porque se fosse este o motivo, por maioria de razão teriam também desaparecido os programas "Império dos Sentidos", "Raízes", "Fuga da Arte" e "Vias de Facto", que foram alvo de uma contestação bem superior e que apesar disso continuam em antena.
E diga-se, em abono da verdade, que aqueles programas, em especial os dois últimos, são claramente bem mais aberrantes na Antena 2 do que o "Lugar ao Sul", no qual Rafael Correia incluía por vezes justamente música de compositores eruditos (Vivaldi, Mozart, etc.).
E tratando-se de um programa de inegável interesse cultural – do ponto de vista antropológico, etnomusical e de diversas formas da literatura tradicional – a sua exclusão do canal cultural da RDP só se explica à luz da conhecida hostilidade de Rui Pêgo face ao programa, que assim desautoriza o seu adjunto João Almeida que nele apostara em Janeiro de 2006.
É bom não esquecer que uma das primeiras medidas de Rui Pêgo, no início do seu mandato como director de programas das antenas nacionais da RDP, em 2005, foi precisamente a amputação do "Lugar ao Sul" em metade do seu tempo de emissão nas manhãs de sábado da Antena 1. Em face dessa infeliz e descabida decisão, a inclusão de meia hora (depois alargada para um hora) de "Lugar ao Sul" na grelha da Antena 2 teve o mérito de vir ao encontro dos desejos do vasto auditório do programa, mitigando, de alguma forma, o corte sofrido na Antena 1.
Nesta ordem de ideias, a medida agora tomada por Rui Pêgo não pode deixar de ser encarada como uma atitude desrespeitosa e revanchista face aos inúmeros ouvintes do programa e, igualmente, ao emérito profissional que é Rafael Correia.
Ora, a mim enquanto ouvinte que contribui com a taxa do audiovisual e com impostos para o chorudo salário que Rui Pêgo recebe no fim cada mês, cumpre-me lembrar-lhe que não é pago para ter na rádio pública (apenas) os formatos ao jeito do seu umbigo e mandar às urtigas os programas e autores que não aprecia, ainda que tenham o afecto do público. E sendo o "Lugar ao Sul" um programa de grande popularidade e agrado, abrangendo todos os estratos sociais, e sendo, ao mesmo tempo, um exemplo paradigmático de serviço público – duas coisas que nem sempre andam a par – não posso deixar de apresentar o meu veemente protesto por mais este vil ataque.
Agora, o mínimo que se deve exigir é que o "Lugar ao Sul" volte a ter duas horas de emissão nas manhãs de sábado da Antena 1. Como aliás sempre teve, antes de Luís Marques, com o aval de Almerindo Marques, ter tomado a desastrosa decisão de colocar um indivíduo como Rui Pêgo na direcção da estação de serviço público.

Nota: Existe um grupo na internet destinado a congregar os ouvintes do "Lugar ao Sul" e, bem assim, os amantes de música portuguesa e de poesia (popular e erudita): o Grupo de Amigos do LUGAR AO SUL.

"Seja bem-vindo quem vier por bem!"


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