3.6.10

Pic-Nic global pelo decrescimento, pela igualdade social e sustentabilidade ecológica, e por uma vida simples e solidária ( dia 6, em Lisboa e Lagos)

Foto da Conferência pelo Decrescimento económico e pela igualdade social e sustentabilidade ecológica realizada em Barcelona no passado mês de Março


No próximo dia 6 de Junho ( Domingo) realiza-se a nível global um Pic-Nic pelo Decrescimento Sustentável e por uma vida simples e solidária por decisão da 2ª Conferência Internacional do Decrescimento económico e pela igualdade social e sustentabilidade ecológica ( The 2nd international conference on economic degrowth for ecological sustainability and social equity) realizada em Barcelona no passado mês de Março.





Em Portugal a acção global pelo Decrescimento vai ter duas realizações, uma em Lisboa e outra no Algarve.


ALGARVE
Mata de Barão São João
Lagos
A partir das 14h


LISBOA
Em Belém, na zona arborizada em frente aos Pastéis de Belém, em Lisboa
A partir das 15h


Tragam comida para partilhar, pratos, talheres (sem ser de plástico por favor) e vontade de conversar


A vida pós-crescimento: por uma economia para todos

Filme realizado por Leah Temper and Claudia Medina, com o apoio da Fundació Autònoma Solidària, e da Universitat Autònoma de Barcelona

A crise económica de 2008 mostra até que ponto o tão propalado crescimento económico dos países assenta em bases falsas, além de não impedir - e até por promover - o desemprego e o aumento da insegurança profissional e económica de todos nós.

A receita dos economistas do sistema é sempre a mesma: crescer, não parar de crescer...!!!

Esta receita é um atentado à economia real. Daí o desenvolvimento de um movimento social que alastra um pouco por todo o mundo e que reivindica o Decrescimento sustentável para relocalizar a economia e torná-la mais próxima das pessoas.

Contacto:lifeaftergrowth@gmail.com

A próxima Feira de Trocas na Junta de freguesia de S. Nicolau, no Porto, realiza-se já no Sábado ( dia 5 de Junho, entre as 15h e 18h.)


A Casa da Horta, no Porto, em conjunto com o GAIA e com o apoio da Junta de Freguesia de São Nicolau realiza mensalmente uma Feira de Trocas. No primeiro Sábado de cada mês podes montar uma banca com coisas que queiras trocar!

Para realizar a Feira de Trocas disponibilizamos um espaço onde as pessoas trocam ente elas produtos, serviços e saberes sem o uso de dinheiro, de uma forma solidária. Esta feira funciona com trocas directas e indirectas.
Nas trocas directas, trocas os teus bens ou serviços com outra pessoa que também queira trocar contigo.
As trocas indirectas acontecem quando alguém se interessa por alguma coisa tua mas não tem nada que te agrade para efectuarem a troca. Então utiliza-se uma moeda fícticia (o Feijão) para permitir a troca: recebes Feijões no valor que deste ao teu produto e podes usá-los para trocar com outra pessoa ou numa próxima feira
Para participares neste evento, deves trazer contigo produtos em boas condições de uso ou oferecer serviços e saberes.Se quiseres montar a tua banca, basta preencheres uma ficha de inscrição e recebes 5 Feijões, que podes utilizar nas trocas indirectas.

Podes inscrever-te na Feira de Trocas no próprio dia (mediante a disponibilidade de mesas no local) ou com antecedência enviando um e-mail para casadahorta@pegada.net , com o teu nome, contacto, e as trocas que pretendes fazer (o que levas e o que procuras).

A feira de Trocas realiza-se no espaço multiusos da Junta de Freguesia de S.Nicolau, Rua Nova da Alfândega nº 25 das 15:00h às 18:00h.

Aparece!

Piquenique auto-organizado na Horta Popular ( hoje, dia 3 de Junho, a partir das 19h., em Lisboa)




Esta semana, o jantar popular é substituído por um piquenique auto-organizado na Horta Popular da Mouraria!
Local: Calçada do Monte, à Graça, em Lisboa.

O que é um Piquenique Auto-organizado?
- Uma refeição comunitária vegana e livre de transgénicos em que cada um traz uma comida e come também as outras comidas!
- Um exemplo de consumo responsável, com ingredientes que respeitam o ambiente, a economia local e os animais.
- Uma oportunidade para criar redes, trocar conhecimentos e pensar criticamente


Nas conversas inspiradas pela bonita paisagem e pelo final da tarde, iremos abordar os trágicos acontecimentos protagonizados por Israel e como pode cada um@ de nós contribuir para uma sociedade pacífica, com sã convivência entre todas as pessoas, etnias, povos