3.7.09

Opressão e revolta: documentários sobre o Irão seguido de debate com cidadãos iranianos na livraria-bar Gato Vadio ( hoje, dia 3 de Julho, às 22h.)


Hoje, dia 3 de Julho, na Livraria-bar Gato Vadio vão ser projectados dois documentários de realizadores iranianos, Dreams of Silk (realizado por Nahid Rezai/2003), e Tehran Has No More Pomegranates, com realização de Massoud Bakhshi's/2007, após os quais se seguirá um debate sobre a actual situação no Irão com a participação de cidadãos iranianos.

Sexta-feira, dia 3 de Julho, 22h

Gato Vadio
Rua do rosário, 281 – Porto
telefone: 22 2026016
email:
gatovadio.livraria@gmail.com
http://gatovadiolivraria.blogspot.com/


Entrada Livre


“A opinião pública global e, principalmente, um conjunto dos intelectuais de esquerda, inspirados por acontecimentos recentes no Médio Oriente e na Europa de Leste, interpretaram essencialmente os protestos de massa no Irão como mais uma versão das bem conhecidas, recentemente inventadas, revoluções com nomes de cores, neoliberais, apoiadas pelos EUA, como a Geórgia e a Ucrânia. Mas foi esse o caso no Irão?”, Morad Farhadpour e Omid Mehrgan. (ver na íntegra em blog
Infinite thought ).


“Qualquer que seja o desenlace, é decisivo ter em conta que estamos a testemunhar no Irão um grande evento emancipatório que não cabe no enquadramento da luta entre liberais pró-ocidentais e fundamentalistas anti-ocidentais”, Slavoj Zizek. (ver na íntegra em Support for the Iranian People 2009 )


Opening Sequence of Tehran Has No More Pomegranates


A próxima Feira de Trocas promovida pelo Gaia (associação ecologista) é já no dia 5 de Julho na Junta de Freguesia de São Nicolau


É já no próximo domingo!

Feira de Trocas, desta vez com espaço dedicado à troca de brinquedos!
Depois de terminada a feira e arrumadas as trouxas, sessão de cinema, com
OS RESPIGADORES E A RESPIGADORA, de Agnès Varda
a partir das 18h30


A partir de um célebre quadro de Millet, o filme de Agnès Varda é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos respigadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas (detritos, sobras) que os outros não querem ou deixam para trás. A respigadora, nesse sentido é Agnès Varda, que experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, se quer assumir como uma "recuperadora" das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que portanto deixam para trás.

Primeiro domingo de cada mês, das 15h às 18h
Espaço Multiusos da Junta de Freguesia de S. Nicolau
(Rua Nova da Alfândega nº 25)

F e i r a d e T r o c a s



O quê?
Roupa, livros, bugigangas,comidas, bebidas, cortes de cabelo, aulas de jardinagem,... Tudo o que tenhas a mais ou gostasses de oferecer!

O que levar?
Uma feira para trocar tudo:
Boa disposição, curiosidade e vontade de partilha! Traz o que tiveres a mais e vem encontrar o que te faz falta!


Porquê?
É uma forma de reciclagem Para reduzir o lixo Para poupar dinheiro Porque o valor das coisas não está no preço, mas no uso que lhes damos Para construir um mercado local, feito por tod@s Para valorizar aquilo que podemos fazer e oferecer Para reavivar hábitos esquecidos
Para conhecer @s vizinhs do lado Para animar a tarde de domingo!


Em parceria com a Casa da Horta e a Junta de Freguesia de S. Nicolau