4.3.11

Carnaval vadio - festa e baile de máscaras( dia 7 de Março às 21h30) com entrada livre


CARNAVAL VADIO - Festa de Carnaval / Baile de mascaras (dia 7 de Março, às 21h30)
Livraria-bar Gato Vadio - Rua do Rosário, 281, Porto

Junte-se a nós , dia 7, segunda-feira à noite, a partir das 21h30, e ajude-nos a provar que, ao contrário das ideias feitas, para as pessoas se divertirem imenso não precisam de gastar quase dinheiro nenhum! Apenas de estarem juntas.

O Carnaval é a festa das festas!. É a celebração da abundância e do gozo nas vésperas do sacrificio asceta. Nela, tudo é permitido! Desde a brincadeira inocente à pequena vingança .
Até mudar a aparência para mais facilmente mostrarmos quem somos.

Manifestação anticapitalista (5 de Março às 15h. no Príncipe Real) -Não queremos esta economia

Lar​go da Severa, Mou​raria 21h

Entretanto, hoje, 4 de Março, pelas 21h. as Jornadas AntiCapitalistas prestam homenagem a Valentina, revelando ao mundo os seus diários secretos: «Querido diário, eu, Valentina, aqui descrevo sem pudores os meus mais selvagens sonhos. Tudo começou quando o Agente Silva me convidou para um café no Califa para discutir comigo a ameaça da extrema-esquerda à segurança nacional. A tarde era chuvosa e húmida mas ainda assim quente. Mal cheguei e vi o Agente Silva a beber um abatanado senti um golpe forte no peito…”.

Aparece na da Barbuda (Largo da Severa, ao Martim Moniz), para o lançamento da fanzine “Diários Secretos de Valentina”. Uma história de devaneio, traição e ódio

Entrudo de Lazarim, de 6 a 8 de Março: não percam - Carnaval de aldeia genuíno, e ambiente convivial de festa


Em Lazarim comemora-se um dos mais típicos carnavais do país. Para além do desfile das tradicionais máscaras de Lazarim, criadas por artesãos locais, um dos momentos altos destes dias é a leitura dos testamentos dos compadres e das comadres.

Em Lazarim a tradição do Carnaval ainda é o que era. Sinónimo de folguedo, máscaras e soltura, o Carnaval celebra-se entre comadres e compadres que envergam máscaras típicas feitas artesanalmente em madeira de amieiro por quatro homens da aldeia. As máscaras são sempre diferentes de ano para ano e cabe aos seus portadores idealizarem as vestimentas que as acompanham. O Entrudo é precedido pela Semana dos Compadres e das Comadres, as duas associações que tentam reunir fundos para os festejos e que vão preparando, em completo segredo, as quadras destrutivas do testamento que será lido na Terça-feira Gorda. No Domingo Gordo à tarde começa a grande folia. Os caretos vão chegando, cada um com o seu disfarce. Tocam as bandas, reúnem-se os carros alegóricos, dançam os ranchos folclóricos, desfilam os gigantones. Na Terça-feira Gorda as ruas de Lazarim enchem-se de gente para ver passar o desfile das máscaras e participar na folia. Ao início da tarde os mascarados começam a aparecer em pequenos grupos misturando-se com a multidão.

Depois do desfile os compadres e as comadres: uns de papel colorido, recheados de pólvora e foguetes que são imolados pelo fogo no final da festa e outros de carne e osso que, ao lerem o testamento, se "defrontam" numa luta verbal de rimas onde não falta a malandrice e as tiradas picantes. As pessoas aglomeram-se debaixo de uma varanda para ouvir a leitura do testamento. A rapariga lê o testamento do Compadre e o rapaz o da Comadre. A rivalidade entre sexos serve como principal pano de fundo à libertinagem linguística. Terminado o "ajuste de contas" e imolados os bonecos, prossegue o cortejo até ao local onde o fogueteiro dá por encerrado o Entrudo. Ao entardecer realiza-se o concurso de máscaras e atribuem-se os prémios aos artesãos mais talentosos. Depois é altura de saborear o tradicional o caldo de farinha, a feijoada e o vinho. Há quem pense que o Carnaval tenha origens romanas, tendo adquirido diversas variantes ao longo dos séculos.

http://casadopovodelazarim.webnode.com.pt/

O Entrudo nas Aldeias Transmontanas ( Podence e Santulhão) a 6,7 e 8 de Março



Ainda resistem em Portugal algumas celebrações do Entrudo que mantêm a sua singularidade e tradição. Em Trás-os-Montes salientam-se pelo menos duas localidades em que a festa do Entrudo ainda é o que era: Podence e Santulhão.

Em Podence, pequena aldeia situada a poucos quilómetros de Macedo de Cavaleiros, ninguém se atreve a opor às iras dos Caretos. Apenas as Matrafonas (raparigas disfarçadas de homens e vice-versa) são poupadas à sumária justiça carnavalesca, assaz singular no caso da aldeia transmontana: os demónios mascarados lançam-se ao assalto das moças e encostando-se a elas, ensaiam uma dança um tanto erótica, agitando a cintura e fazendo embater os chocalhos que trazem pendurados contra as ancas das vítimas. Na investida bárbara que faz ecoar por toda a aldeia o alarido dos chocalhos e o tropel surdos dos passos, os Caretos levam tudo pela frente, indistintamente. Não conhecem entraves ou proibições: subir às varandas, trepar aos telhados ou correr pelo Largo da Capela. Tudo vale para «chocalhar» e misturar o tilintar dos chocalhos com os risos das raparigas.

Já em Santulhão, aldeia do concelho de Vimioso, a tradição é outra e os mascarados desfilam pelas ruas da aldeia, atirando farinha uns aos outros inclusive aos transeuntes que tentam escapar a tamanha algazarra. A festa espalha-se por toda a localidade, cumprindo-se uma tradição antiga que vai passando de geração em geração. A rebeldia dos mascarados é consumada com um concurso de máscaras e com o julgamento e queima do Entrudo, que encerra as festividades do Carnaval.
http://www.aepga.pt/portal/PT/60/default.aspx

Uma actividade conjunta entre a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) com:

Caretos de Podence (http://caretosdepodence.no.sapo.pt/)

Freguesia de Santulhão (
www.santulhao.net)

PROGRAMA

Domingo, dia 6 de Março

ENTRUDO CHOCALHEIRO
Podence, Macedo de Cavaleiros

10h00 - Barraquinhas, Mostra e Venda de Produtos Regionais.

10h30 - Passeio Micológico.

11h00 - Passeio de Burros (AEPGA, www.aepga.pt)

14h00 - Leilão Chocalheiro.

14h00 - Passeio Pedestre MONTEPIO - Trilho dos Caretos.

15h00 - Animação de rua, “Toca a Bombar” e “The River Brass Band”.

15h30 - Caretos à Solta.

16h00 - Teatro de rua, “ComoDEantes”.

17h00 - Inauguração Oficial do Evento.
- Exposição de Fotografia. “ Os Caretos e o Povo”.

17h30 - Merenda á Transmontana.

18h00 - Bailarico Popular, “Diatónicos”.


Segunda, dia 7 de Março

ENTRUDO CHOCALHEIRO
Podence, Macedo de Cavaleiros

10h30 - Passeio de Burros – “Do Careto ao Azibo”.

10h30 - Raid Fotográfico.

14h30 - Barraquinhas, Mostra e Venda de Produtos Regionais.

15h30 - Gincana de Burros.

16h30 - Luta de Touros.

19h30 - Noite Gastronómica (Feijoada no Pote).

21h30 - Pregão Casamenteiro - Casamentos.

22h00 - Noite da Máscara Mágica com desfile enigmático.

22h30 - Queimada.

23h00 - Concerto Tradicional - “Bailenda” e “Roncos do Diabo

Programa completo do Entrudo Chocalheiro em:

www.caretosdepodence.no.sapo.pt
www.facebook.com/pages/Caretos-de-Podence/229759826113?v=wall


Terça-feira, dia 8 de Março

ENTRUDO DE SANTULHÃO
Santulhão, Vimioso

12h00: Almoço-Convívio

14h00: Carnaval Tradicional na Aldeia de Santulhão

Arruada tradicional com gaita, caixa e bombo em que os mascarados percorrem as ruas da aldeia desafiando tudo e todos para a festa do Carnaval

17h30: Julgamento e queima do entrudo no largo da aldeia

18h30: Lanche regional
Fim dos festejos carnavalescos.