2.5.07

Eles querem construir 4 barragens no Rio Paiva!!!

Notícia retirada de:
http://www.mruim.blogspot.com/

Ver ainda:
http://groups.google.com/group/riopaiva
( Grupo de cidadãos determinados a defender a preservação do vale do Rio Paiva, que é parte integrante da Rede Natura 2000, contra qualquer projecto que ponha em causa o frágil e valioso ecossistema da maior riqueza natural da região.

e-maiL
riopaiva@googlegroups.com


Segundo notícias vindas a público está de regresso a ameaça de serem construídas uma série de barragens num dos mais bonitos rios portugueses: nada mais nada menos que o Rio Paiva. O projecto é antigo mas parecia enterrado. Acontece que os interesses económicos parecem não desistir em levar por diante os seus propósitos, agora com a novidade de serem apoiados – pasme-se! – por uma equipa do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, liderada pelo professor Aníbal Traça de Almeida, apresentou um estudo onde se conclui que "não há tempo a perder" e que se deve avançar rapidamente para a construção de 14 Barragens nos Rios Paiva (4), Côa (3), Vouga (3), Mondego (3) e Ocreza (1), e que produzirão cerca de 2 biliões de kWh/ano de energia eléctrica, segundo a edição de 27 de Abril do JN.

Aníbal Traça de Almeida, em entrevista ao JN, usa argumentos ambientais para justificar a importância da construção destas barragens, dizendo que elas evitarão a emissão de 700 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, e que serão importantes para minorar os efeitos das cheias, secas, e fogos florestais!!!!

Ou seja, defende a destruição do meio ambiente para defender o meio ambiente!!!! Alguém acredita nisto??!


Já conseguimos impedir a construção de 1 barragem.
Também conseguiremos impedir 4!

Para apreciar a beleza do rio Paiva e zonas adjacentes:

http://www.carqueija.blogspot.com/


Um golpe mortal ao Parque Natural de Montesinho?

Empresa quer investir 800 milhões de euros em parque eólico em Bragança

A Airtricity Energias Renováveis, empresa de capitais irlandeses e portugueses, anunciou que pretende investir 800 milhões de euros na construção de um parque eólico em Bragança, em pleno Parque Natural de Montesinho.A nova empresa - que quer entrar no mercado português da energia, produzindo e vendendo directamente ao consumidor – resulta de uma parceria entre a Airtricity irlandesa e portuguesa Enerbaça-Energias Renováveis. Luís Pinho de Sousa, presidente da Enerbaça, diz que o parque eólico poderá produzir entre 400 a 600 megawatts (MW) de energia, o suficiente para "alimentar entre 15 a 20 cidades" como Bragança, que tem cerca de 20 mil habitantes. Luís Pinho de Sousa e o presidente da Airtricity, Paul Dowling, tencionam ter a funcionar "o primeiro aerogerador dentro de um a dois anos", embora ainda não esteja concluído o processo que permitirá avançar com o projecto.


Terrenos do projecto em pleno Parque Natural de Montesinho
No entanto, o projecto está dependente de estudos e autorizações, nomeadamente ao nível ambiental, já que será desenvolvido em pleno Parque Natural de Montesinho, que se arrisca assim à sua completa descaracterização e abastardamento.

Consultar: