22.10.08

Dia Nacional de Luta dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário ( 5 de Novembro): A Escola e a Educação estão piores! Ministra para a RUA

A ESCOLA E A EDUCAÇÃO ESTÃO PIORES !
Ministra para a RUA !




Está a ser organizado para o próximo dia 5 de Novembro um Dia Nacional de protesto do estudante, iniciativa que a Plataforma Estudantil «Directores Não» tenciona integrar e dinamizar, fazendo dessa jornada um dia histórico na Luta Estudantil dos alunos do ensino secundário.

O Dia Nacional de Luta vai ser vivido em todo o país, com acções em várias escolas e cidades. Em Lisboa vai haver uma manifestação regional, mas o mesmo deverá acontecer no Porto, Coimbra e, provavelmente, noutras capitais de distrito.

Entretanto, há quem não espere pelo Dia de Luta. É o caso de alunos de três escolas secundárias do concelho de Odivelas, que estão esta quarta-feira em greve e dirigem-se para o Ministério da Educação (ME) para protestar contra o novo estatuto do aluno. Os alunos juntaram-se na estação do Metro de Odivelas para se dirigirem ao ME.

A Luta é o Caminho!

O ano lectivo começou há pouco mais de um mês e o protesto Estudantil já se faz sentir ; são já muitas as escolas e os estudantes que protestam contra os directores nas escolas, contra o novo regime de faltas e contra a falta de condições materiais e humanas. Protesto contra o ministra da educação e a sua política educativa, protesto por uma escola mais justa e por uma educação ao serviço de todos .

Aqui ficam alguns exemplos das Lutas desenvolvidas na última semana :

Escola Secundária de Luísa de Gusmão - 15 / 10 / 2008

Os alunos da Escola Secundária Luísa de Gusmão, em Lisboa, encerraram a escola a cadeado e manifestaram-se em frente às instalações contra a falta de professores. Segundo os alunos, o Conselho Executivo da escola já pediu ao Ministério da Educação que colocasse os professores em falta na escola o que não aconteceu nem na primeira nem na segunda fase de colocação de docentes.Os alunos mantiveram-se frente ao portão da Luísa de Gusmão até cerca das 12h desta quarta-feira, partindo depois para as instalações da Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL) onde vão tentar ser recebidos. A escola acabou por ser aberta às 9h depois de os bombeiros terem cortado as correntes e os cadeados que os alunos aí tinham colocado durante a madrugada.


Escola Secundária de Sobral de Monte Agraço - 14 / 10 / 2008

Os alunos da escola secundária do Sobral de Monte Agraço encerraram a escola a cadeado e estão a recusaram-se a ir às aulas em protesto contra o novo regime de faltas."Estamos em greve porque segundo a nova lei das faltas, se faltarmos por doença temos que fazer uma prova com a matéria que não demos e se chumbarmos perdemos o ano", disse Catarina Augusto, aluna do 10º ano.

Escola Secundária de Odivelas - 15 / 10 / 2008

A grande maioria dos alunos da Escola Secundária de Odivelas está esta manhã em greve contra o novo Regime de Faltas que consideram vai prejudicar os estudantes.A greve está a decorrer de forma pacífica, com algumas centenas de alunos nos passeios junto à escola acenando cartazes.A greve foi ideia de um grupo de seis alunos, segundo nos explicou Anete, de 16 anos e uma das organizadoras, que começaram a enviar SMS a outros colegas e colocaram na escola duas grandes faixas de pano a convocar a greve. Segundo pudemos verificar a grande maioria dos alunos aderiu a esta greve, embora muitos outros preferissem ter aulas pelo que algumas turmas funcionaram.


A Luta continua !
Dia 5 de Novembro - Dia Nacional de Luta de todos os Estudantes !



A Plataforma Estudantil é um movimento de estudantes do ensino Básico e Secundário e tem como principal objectivo a Luta por uma escola democrática e sem directores (novo modelo de gestão das escolas) e por uma educação verdadeiramente publica e de qualidade.

Defendemos que as nossa opiniões e propostas têm de ser tidas em conta na definição da politica educativa, pois, em última instância nós somos o alvo dessa mesma politica.



Os estudantes do ensino básico e secundário reiteram mais uma vez que continuarão na Luta:

- Contra os directores nas escolas e por um modelo de gestão das escolas verdadeiramente democrático.

- Contra o Estatuto do aluno e contra o novo regime de faltas criado pelo estatuto.

- Contra a falta de professores, funcionários e por melhores condições materiais nas escolas.

- Por um modelo de avaliação escolar mais justo, pela valorização da avaliação continua e contra o excessivo peso dos exames nacionais.

- Por um acesso mais justo ao Ensino Superior.

Dia 5 de Novembro é dia de LUTA de todos os Estudantes !!!

A Plataforma Estudantil «Directores Não» tem gabinete de atendimento e de reuniões na B.O.E.S.G. (em Lisboa)

A Plataforma Estudantil «Directores NÃO!» pode a partir da próxima semana realizar reuniões, debates e receber colegas estudantes num local com mais condições e de uma forma mais organizada.

Para isso estabeleceu uma parceria com a B.OE.S.G, uma biblioteca localizada em Santos ( em Lisboa), que nos cedeu um espaço para a Plataforma.

Gabinete de atendimento Plataforma Estudantil:

Rua das Janelas Verdes 13 - 1º esq.(Santos)

Todas as Quartas-Feiras, entre as 15h30 e as 18h00.

Mais infos contactar:

926 854 208
912 952 917

http://directoresnao.blogspot.com/




Objectivos da Plataforma:
• Desemvolver uma campanha de Informação no maior número de escolas do País no sentido de alertar todos os colegas para o perigo deste Modelo.

• Desenvolver a Luta Estudantil necessária para Obrigar a Ministar da Educação e o Governo a desistir da aplicação deste Modelo.

• Alertar e consciencializar os estudantes em geral e as suas organizações representativas ( Associações de Estudantes) para o perigo que significa a aplicação do novo Modelo.

• Dar a conhcer e desmascarar os Objectivos do novo Modelo de Gestão das Escolas.


Contactos:
• Vera Nunes ( Conselho Pedagógico Sec. de Camilo Castelo Branco) - 919 193 448

• Luis Baptista ( Porta-Voz da Plataforma Estudantil) - 926 854 208



Actividade da Plataforma
• 24 de Outubro Reunião/Debate " 5 Novembro Dia Nacional de LUTA" -- Rua das Janelas Verdes nº 13 1 ºEsq

• 5 Novembro- Dia Nacional de Luta de todos os Estudantes



Não ao Novo Modelo de Gestão Escolar!
Chefes e directores, não queremos NÃO Senhor!