14.2.10

Eu não sou cúmplice - campanha contra a violência no namoro




No fim-de-semana do Dia d*s Namorad*s, a UMAR realiza uma acção de sensibilização contra a Violência no Namoro, no âmbito da campanha Eu Não Sou Cúmplice.

A referida acção vai realizar-se nos seguintes jogos de futebol:

- Paços de Ferreira-Sporting, no estádio do Paços de Ferreira, no dia 12, Sexta-feira, a partir das 17 h 30
- Benfica - Belenenses, no estádio do Benfica, no dia 13, sábado, a partir das 16h
- Leixões-Porto, no estádio do mar, dia 13, Sábado, a partir das 18h


Estas actividades têm o apoio da Liga de Futebol.

A campanha Eu Não Sou Cúmplice já evidenciou a sua energia, mobilizando motards, punks e, agora, público ligado ao futebol.


O GATA - Grupo de Activismo e Intervenção pela Arte (UMAR Porto) estará no jogo Leixões-Porto onde, a partir das 17h, desenvolverá uma acção centrada na interacção com as pessoas à entrada do estádio.

Estamos curios*s! queremos saber o que é que numa relação,
-mereceria um cartão amarelo;
-mereceria um cartão vermelho;
-e o que é que seria um golo?



Podem também participar dando as vossas respostas aqui:

Querem enterrar um momento forte da liberdade: o Carnaval independente de Saint Roch foi proibido pelo município de Nice!!!


O Carnaval independente de Saint Roch festeja este ano 20 anos. Trata-se de uma iniciativa popular e festiva, totalmente gratuita, que anualmente reúne velhos e jovens, artistas, músicos, pintores, fanfarras, companhias de espectáculo de rua, actores e grupos de teatro que defendem as tradições culturais populares. A festa termina normalmente com um jantar de rua onde cada qual é convidado a trazer a sua pequena contribuição gastronómica.

Na falta de espaços para desenvolver as suas actividades, os jovens da região de Nice aproveitam esta altura do ano para reapropriarem-se da rua. A origem deste Carnaval popular radica nos jovens squatters que há 20 anos foram expulsos dos seus espaços. Actualmente o Carnaval tem como principal ponto de apoio o Hangar
Nux Vomica que permite aos artistas abrirem-se à cidade, assim como aos habitantes misturarem-se com os artistas.
Este ano o Município de Nice, sob um pretexto inteiramente artificial e com as habituais desculpas da necessidade de prevenir a insegurança, decidiu proibir a organização do Carnaval independente de Saint Roch.

Depois da proibição dos artistas de rua na cidade de Nice, esta constitui mais uma medida anti-cultural que atinge directamente o mundo dos artistas e da cultura.


Fonte:
aqui

Ver ainda:




Apelo a favor da utilização dos Transportes Colectivos




A dívida do sector público dos transportes tem um valor total de quase 15 mil milhões de euros. É indiscutível que os mesmos são imprescindíveis para o funcionamento do país. A sua sustentabilidade só pode ser garantida com um aumento do número de utilizadores.

Perante esta situação, e face à crise que vivemos, optar pelo uso dos Transportes Colectivos é uma atitude que revela bom senso e patriotismo!

Nos últimos anos tem-se assistido a uma diminuição acentuada do nº de utilizadores, acompanhada com um crescimento desmesurado do uso de automóvel particular.

É certo que os Transportes Colectivos no nosso país (especialmente em Lisboa e Porto) têm sido alvo de grandes queixas, mas cabe a todos lutar pela sua melhoria através de fortes movimentos reivindicativos dos seus utentes.

Em geral, nos inquéritos sobre o motivo pelo qual as pessoas não utilizam os TC, a falta de qualidade dos mesmos é quase sempre apontada como o maior problema, mas os mesmos inquiridos, quando questionados sobre quando foi a última vez que os utilizaram, invariavelmente esta resposta é "há muito tempo".

A contabilização dos custos do uso do automóvel individual, é na maior parte dos casos, muito enganadora. As pessoas tendem a fazer as contas apenas ao custo do combustível, e pontualmente ao custo do estacionamento ou das portagens. Mas pecam em deixar de fora, os custos com seguros, oficinas, desvalorização do carro, etc. Se seguirmos o que está fixado em tabela no Diário da República, este valor aproxima-se mais dos 0,40€/Km, o que remete o uso do automóvel para um custo muitíssimo superior ao uso dos Transportes Colectivos.

Somos o 3º país com mais automóveis per capita - tendo em conta que o nosso PIB é dos mais baixos, este resultado é no mínimo absurdo.

O tráfego automóvel nas cidades atingiu valores gigantescos, as infra-estruturas para o mesmo, rasgaram o espaço urbano, destruindo-o! Hoje em dia, nas grandes cidades, já quase não se vêem crianças na rua - o espaço foi ocupado por vias, estacionamentos, e a manta de retalhos sobrante, não é apelativa.

A eficiência energética dos transportes colectivos, é também bastante superior à do automóvel individual, e quanto mais gente utilizar os TC, mais eficientes eles se tornam - traduzindo-se numa acentuada redução de emissões poluentes.

Combine o uso dos TC, com outros modos suaves, como sejam andar a pé ou de bicicleta.
Quando mesmo necessário, desloque-se de carro até à entrada das cidades, e depois faça o restante percurso fazendo uso dos Transportes Colectivos.

É um também problema de saúde: o uso do automóvel individual, é também responsável por hábitos de vida mais sedentários, e Portugal tem visto a sua posição face à restante Europa a piorar neste aspecto: somos o país com mais obesidade infantil ( 37% da população tem excesso de peso e 14.5% é obesa).


Não se pede aqui, o abandono por completo do automóvel - apenas o uso responsável, e estritamente necessário do mesmo.

Por si, pelos seus, por todos nós, - use os Transportes Colectivos.

Com estes objectivos foi criado no Facebook um grupo específico responsável pelo apelo para que todos utilizem os Transportes Colectivos (TC), em detrimento do automóvel individual.
Ver AQUI

Carnaval de Resistência (16 de Fev., a partir das 18h. na Associação Crew Hassan, em Lisboa)


CARNAVAL de RESISTÊNCIA
16 Fev. - 3ª f - a partir das 18h @ Crew Hassan - Lisboa
Festa Benefit do grupo SambAcção

Workshop de Percussão
Jantar Vegetariano
Concertos
DJ's

Entrada c/ Workshop e Música - 3 sambas
Jantar c/ Bebida - 5 sambas



A banda SambAcção faz parte dos Ritmos de Resistência, uma rede internacional de bandas de samba que partilham uma orientação política comum e que fazem uso do samba em manifestações e iniciativas de acção directa.

Somos uma rede internacional activista anti-capitalista que usa samba como uma forma de fazer acção política. Usamos tactical frivolity (criação de um ambiente colorido, festivo e extravagante), inspirados pelo carnaval, para confrontar e criticar os sistemas de dominação e apoiar directamente todas aqueles que lutam contra a exploração, discriminação e opressão. Rejeitamos qualquer falsa oposição entre militância e formas criativas de resistência. Mesmo que sejamos bandas diferentes, operando de uma forma descentralizada, esforçamos-nos por maximizar a participação no nosso processo colectivo. Vem connosco! Temos muito para batucar!

Organizamos esta festa benefit com o objectivo de angariar fundos para comprar novos instrumentos e reparar os actuais.

Vem divertir-te no Dia de Carnaval ao som do Samba, e apoia-nos. Queremos continuar com o Samba e com a Acção!


Se não podes vir, escuta em:
http://twitter.com/radiohassan

Mais informação:
http://www.crewhassan.org
http://ritmosresistencia.pt.to
http://www.myspace.com/mickmengucci

Entrudo em Lazarim (13 a 16 de Fevereiro de 2010)


Em Lazarim a tradição do Carnaval ainda é o que era. Sinónimo de folguedo, máscaras e soltura, o Carnaval celebra-se entre comadres e compadres que envergam máscaras típicas feitas artesanalmente em madeira de amieiro por homens da Vila. .

O Entrudo é precedido pela Semana dos Compadres e das Comadres, as duas associações que tentam reunir fundos para os festejos e que vão preparando, em completo segredo, as quadras destrutivas do testamento que será lido na Terça-feira Gorda.

Na Terça-feira Gorda as ruas de Lazarim enchem-se de gente para ver passar o desfile das máscaras e participar na folia. Ao início da tarde os mascarados começam a aparecer em pequenos grupos misturando-se com a multidão.

http://casadopovodelazarim.com.sapo.pt/

Ler a reportagem e textos já publicados neste blogue. AQUI

Carnaval vadio no bar-livraria Gato Vadio ( dia 15 de Fevereiro, às 22h.)


Carnaval Vadio

Música Celta com DJ Little Brother – Pista de Dança Vadia

Segunda-feira, dia 15 de Fevereiro 2010

Rua do rosário 281, Porto

Entrada 1,5 Gatos*


Lembre-se que a cachaça não é água e que o pior do carnaval é ele estar na moda desde que entrámos na CEE e aparecer de fininho todos os dias às 8h da noite em sua casa!


*O valor da entrada reverte para a bolsa-projector. Ao contribuir para a compra do projector dá um passo inexorável para desmascarar o carnaval do quotidiano…


http://gatovadiolivraria.blogspot.com/
Livraria-bar Gato Vadio
Rua do rosário, 281 – Porto
telefone: 22 2026016
email: gatovadio.livraria@gmail.com