8.4.10

Apresentação de um documento histórico sobre as Fontes e Chafarizes da cidade do Porto ( dia 15 de Abril no Arquivo Histórico Municipal do Porto)


O Departamento Municipal de Arquivos da Câmara Municipal do Porto promove no próximo dia 15 de Abril, pelas 15:30h, mais uma sessão da iniciativa intitulada “O Documento do Mês”.
Esta actividade, que acontece todas as terceiras quintas-feiras de cada mês, traz para fora das estantes documentos caracterizadores da nossa memória e do nosso passado cultural.

A sessão será apresentada por Rute Reimão, que destacou como documento base desta apresentação: “A Memória das Águas que vem para as fontes desta cidade…, do Padre Baltazar Guedes de 1669.
A autora focará a responsabilidade da Câmara na gestão das águas públicas, percorrendo algumas Fontes e Chafarizes da cidade, com destaque para as emblemáticas Fontes das Virtudes e da Colher, ambas construídas no século XVII.

Para participar apenas tem de fazer a sua inscrição através do e-mail
ou ainda através do telefone 222060423.

Saiu o nº 27-28 da Utopia, revista anarquista de cultura e intervenção



Já se encontra disponível nos locais habituais o último número da Utopia, revista anarquista de cultura e intervenção, editada pela Associação Cultural A Vida. Trata-se, desta vez, um número duplo ( nº27-28) relativo ao ano de 2009.

Mais uma vez a revista Utopia presenteia-nos com um conjunto variado de textos e documentação com inegável interesse para todos quantos sentem afinidades com as ideias e as práticas do anarquismo. Textos que pretendem ser, como se escreve no editorial da revista, «uma reflexão, que pretendemos continuar, sobre as ideias anarquistas no mundo de hoje», pelo que não é de estranhar a presença de um autor como Foucault ao longo de muitos dos textos da última edição da revista.

Do índice da revista destacam-se, desde logo, dois dossiers de leitura obrigatória: um sobre Mundos Urbanos e Vidas nas Cidades, e outro sobre Anarquia/Pós-Anarquismo?, com originais e traduções de textos que visam problematizar aqueles temas.
Referência especial merece , sem dúvida, o dossier sobre o pós-anarquismo, uma vez que supomos ser a 1ª vez que uma publicação escrita portuguesa trata desta temática.

Um artigo de José Tavares sobre o Trabalho, e outro de Christian Ferrer sobre a Semana de Janeiro de 1919 em Buenos Aires, na Argentina, ocupam também um lugar de destaque neste número duplo da revista Utopia

A publicação termina com a habitual rubrica da Crítica de Livros, e a referência ao desaparecimento de diversos militantes anarquistas, como Abel Paz, Luiz Andrés Edo e Edgar Rodrigues, a cuja vida e obra são dedicados textos bastante esclarecedores por parte de José Maria Carvalho Rodrigues e Marcolino Jeremias..

A revista Utopia mantém a qualidade e o interesse a que nos habituou, ao longo dos anos, confirmando-se mais uma vez como uma voz inigualável no campo do anarquismo em Portugal.