28.9.07

Festival O Gesto Orelhudo em Águeda (26 Set. até 6 de Out.) com um óptimo programa que inclui Leo Bassi (actua dia 3)


A d'Orfeu Associação Cultural leva a efeito a 6ª edição do Festival O Gesto Orelhudo de 29 de Setembro a 6 de Outubro em Águeda
O Gesto Orelhudo é um festival que marca as suas propostas pelo mais insólito e inusitado humor músico-teatral.
Esta edição acolhe 16 espectáculos diferentes.
Toda a informação referente a este festival pode ser consultada em www.dorfeu.com
http://www.dorfeu.com/


Espaço d\'Orfeu e Cine Teatro São Pedro Águeda


Sáb 29 Set GRANDE ABERTURA

21h45 Cine-Teatro São Pedro
The First Vienna Vegetable Orchestra (Áustria)
[B] 6Eur com venda prévia

Inusitado concerto de música contemporânea com vegetais!


The First Vienna Vegetable Orchestra abre, em grande estilo, a programação do 6º Festival O Gesto Orelhudo. Surpreendem pela originalidade: pepinos, pimentos, cenouras, couves e abóboras são apenas alguns dos vegetais que esta invulgar orquestra transforma em instrumentos. \"The First Vienna Vegetable Orchestra\" reúne um naipe de músicos austríacos de alta formação, sendo um deles também cozinheiro. Só usam vegetais frescos e de boa qualidade na suas actuações, para garantir a afinação e resistência dos... instrumentos. Por isso, no próprio dia do concerto, no mercado semanal de Águeda, vão ser adquiridos os legumes e hortaliças que, depois de transformados, deliciarão os ouvidos dos espectadores à noite. No final do espectáculo, os instrumentos acabarão numa bela sopa oferecida ao público (daí o cozinheiro).



23h45 tenda Espaço d’Orfeu
Jukebox, Trukitrek (Espanha/Brasil)
[B] gratuito

Anões cantores (quase) humanos apresentam um repertório internacional digno de qualquer “jukebox”!

Jukebox é uma super-animação dentro um convencional teatrinho de fantoches. Um vertiginoso “musical” de canções internacionalmente conhecidas, com um toque humorístico tão próprio dos Trukitrek. Os manipuladores conseguem dar as mais irresistíveis expressões a estes anões cantores, pois a cabeça dos bonecos é a do próprio actor.

Mestres nesta técnica de animação, os Trukitrek apresentam no dia seguinte, domingo à tarde, o seu espectáculo mais aclamado, “Unforgetable”, a encerrar a grande Tardada Orelhuda. No sábado à noite, Jukebox é o aperitivo.



Dom 30 Set TARDADA ORELHUDA PARA TODA A FAMÍLIA

14h00-19h00 Espaço d’Orfeu
[B] 2Eur bilhete individual / 5Eur bilhete familiar (pais e/ou avós com crianças em número ilimitado)


15h00 Concerto para Pássaros e outros Palradores
Miudagem e passarada desde sempre se entenderam. Espectáculo de interacção garantida!

15h45 Monólogo a Duas Vozes
Lenga-lengas e trava-línguas em palco, para divertir gerações dos netos aos avós.


16h30 Chico Lua & Cia., Beto Hinça (Brasil)
Os instrumentos são marionetas nas mãos das marionetas! A festa quer orquestra assim.

17h15 Bebés com Música
Uma experiência vibrante para as orelhas dos pequenotes. Músicas do mundo em compasso bebé.

18h00 Unforgetable, Trukitrek (Espanha/Brasil)
Divertido cartoon ao vivo. Fantoches quase humanos numa história com tanto de amor como de humor.



Seg 01 Out DIA MUNDIAL DA MÚSICA

21h45 Tenda Espaço d’Orfeu
Slampampers (Holanda)
[B] 3Eur

Música & humor num espectáculo de (r)ir às lágrimas!


De regresso ao festival que lhes deu a estreia em Portugal, os Slampampers regressam para repetir o estrondoso êxito do ano passado. Uma extravagância de quatro musicómicos, num espectáculo cheio de peripécias, inesperadas acrobacias, interacção com o público e ilimitada energia. Uma impressionante paródia em cima do palco, por um quarteto hilariante que circula por festivais em todo o mundo. Desta vez, o público já os conhece: estes holandeses são completamente doidos!



Ter 02 Out

21h45 Tenda Espaço d’Orfeu
Sempre ao Lonxe, Mofa & Befa (Galiza)
[B] 3Eur

Impagável espectáculo da mais louca companhia galega da actualidade!


Cada espectáculo que estes galegos resolvem criar é um upgrade aos seus próprios limites de non-sense, loucura e magnífica parvoíce. Neste delirante exercício cómico (talvez sem querer, mas mesmo muito cómico), os Mofa & Befa esforçam-se por apresentar um estudo muito próprio sobre as características étnicas e sociais de toda a série de gente que povoa a Península Ibérica. De forte conteúdo musical, esta obra ficou à beira de ser uma ópera de bons costumes se tem obtido subsídio estatal. Como não há notícia de tal ter sucedido, os géneros vão do rock à tarantela passando pela rumba e outros que tais, com direito a encore. É desejo do elenco que os espectadores saiam da sala sentindo-se mais próximos dos seus semelhantes de outras paragens e também um pouco mais inteligentes. Quanto mais não seja, mais inteligentes que os próprios actuantes.




Qua 03 Out

21h45 Tenda Espaço d’Orfeu
Instintos Ocultos, Leo Bassi (Itália/EUA)
[B] 3Eur

Águeda vai rir como nunca riu. Intrigante cómico ameaça a paz cultural da cidade!


Leo Bassi é famoso pelas suas extravagantes actuações a solo. Tão depressa faz malabarismos circenses como brinda o público com chocantes e inesperados discursos. As suas provocações (em palco ou na plateia) pretendem despertar as pessoas da letargia, convertidos que estamos todos em sujeitos passivos a cada dia que passa. O humor de Leo Bassi, de fina ironia, é forte mas não é corrente. É um provocador, um grosseiro impertinente. Para ele, o palco é um tempo de antena, é a desculpa para poder criticar e estabelecer uma luta à sua maneira, contando com a rendição incondicional do público. Ver um espectáculo deste cómico é uma experiência única: uma barrigada de rir e umas quantas inquietações para levar para casa.

De origem italiana, mas com sangue e cidadania de várias partes do mundo, Leo Bassi descende de uma família de artistas de circo que remonta a seis gerações. Este fascinante homem que chega agora ao “O Gesto Orelhudo” viu-se desde sempre, na pele de artista, envolvido em estratagemas para surpreender o público: uma ocasião, fazia um espectáculo para tropas americanas em cenário de guerra e combinou uma intervenção aérea do inimigo em plena actuação, para susto de morte dos... espectadores. Outra vez, em que se feriu em palco, ouviu ovacionar a entrada em cena dos bombeiros, com os espectadores convencidos que se tratava de mais uma encenação. Lançou tartes à cara de vários governantes na América e na Europa, recebeu ameaças de bomba aos seus recentes espectáculos em Madrid, foi detido várias vezes por causa de polémicos espectáculos por todo o mundo.

Em “Instintos Ocultos”, Águeda vai rir como nunca riu.
Cada espectador jamais será a mesma pessoa depois de ter visto Leo Bassi.


Qui 04 Out


21h45 Tenda Espaço d’Orfeu
Novecentos, Peripécia Teatro
[B] 3Eur

O regresso de uma companhia que nos espanta com a genialidade de cada nova criação.

“Novecentos” é o nome de um pianista excepcional que nasceu e nunca desceu do paquete que cruzava o oceano entre a Europa e a América no início do século XX. Foi encontrado bebé, dentro de uma caixa de limões, em cima do lustroso piano do salão de baile do navio. Aí cresceu, foi adoptado e educado pela tripulação. Uma madrugada, ainda menino, foi encontrado rodeado de passageiros em silêncio e de pijama, sentado ao piano a tocar não se sabe que música… não era jazz, eram dez “jazzes” juntos, tocados todos de uma vez! Assim nasceu a lenda do pianista do Oceano, tão famoso no mar como em terra, mesmo sem nunca a ter pisado.

Esta adaptação de Peripécia Teatro - na linha do melhor teatro visual, como no brilhante “Ibéria” que o público do Gesto Orelhudo já viu - , junta a espontaneidade dos contadores de histórias, a ironia dos entertainers, o humor inocente dos clowns e a versatilidade dos transformistas. Em cena, dois grandes clarinetistas tocam à época, numa partitura interpretada em dinâmica cumplicidade com os actores. A não perder!



Sex 05 Out


21h45 21h45 Cine-Teatro São Pedro
Ferloscardo, Cotão Associação Cultural / Centro Cultural de Belém (co-produção)
[B] 4Eur (inclui o espectáculo seguinte)

Espectáculo de circo contemporâneo, visualmente soberbo, com música ao vivo.

Este espectáculo não podia faltar no Festival “O Gesto Orelhudo”! Ferloscardo é do que a produção nacional contemporânea melhor tem feito ao nível da fusão do novo circo com dança, teatro e música. A magnífica concepção cenográfica de Ferloscardo, marcada por pêndulos de corda com lâmpadas na ponta, inspira-se no misterioso imaginário do velho circo, em que as sombras definem o que o público pode ou não ver. A vida do espectáculo está na luz que fica e na luz que vai, num jogo de presenças e ausências de magnífico efeito visual.

A inspiração ribatejana dos criadores traz à cena objectos como pedras, paus ou ovos, que convivem com objectos de circo e com os dois corpos. Ferloscardo é um circo novo, tão novo que já não é bem circo, mas novo circo. Imperdível!


23h45 Tenda Espaço d’Orfeu
Deolinda
[B] 2Eur (ou gratuito com bilhete do espectáculo anterior)

Recital castiço de um projecto musical ‘very’ lisboeta!

O seu nome é Deolinda Lisboa e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural da Lisboa castiça, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Inventa as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida dos vizinhos. Vive com dois gatos e um peixinho vermelho. Canta no Gesto Orelhudo na sexta ao fim da noite para quem a quiser ouvir.



Sáb 06 Out ENCERRAMENTO DO FESTIVAL

21h45 Cine-Teatro São Pedro
PaGAGnini, Yllana (Espanha)
[B] 4Eur

A grande música clássica no encerramento do festival! E o humor, com a vossa licença.

Recital de música clássica por uma quarteto de cordas que se deixa desafiar pelo imprevisto e pelo absurdo. As regras de um recital são postas em causa a cada novo compasso, de forma vertiginosa, pelo virtuosismo destes quatro grandes instrumentistas. O humor é fundamentalmente visual e físico, num surpreendente (des)concerto de obras clássicas com versões disparatadas ou com absurdas e intermináveis cadências. Fica-se com a sensação que os instrumentistas poderiam ser tudo menos obscuros violinistas perdidos num mar de cordas e pautas amarelecidas com o tempo.

PaGAGnini é uma criação dos “Yllana”, a companhia humorística madrilena que já apresentou “Rock & Clown” num anterior Gesto Orelhudo. Voltam a Águeda para fechar em grande a 6º edição do festival!



23h45 Tenda Espaço d’Orfeu
Mu
concerto no âmbito do OuTonalidades 2007
[B] gratuito

O festival fecha com ritmos festivos pela noite dentro!

A música dos Mu inspira-se nos sons das várias culturas musicais europeias, do leste ao ocidente, através da comunhão festiva de instrumentos de todo o mundo.