6.1.10

Cantar as Janeiras pelas tascas da Mouraria (dia 9 de Janeiro, das 15h. às 18h.)


http://www.renovaramouraria.pt/



Sábado, 9 de Janeiro de 2010

15:00 - 18:00


Local: Mouraria

A Associação Renovar a Mouraria e a Casa da Achada - Centro Mário Dionísio vão realizar-se as Janeiras da Mouraria, com o objectivo da recuperação das tradicionais Janeiras.


Este ano iremos percorrer as tasquinhas do bairro ao som de Gaiteiros e do Coro daAchada...É caso para se dizer que serão umas Janeiras renovadas pela música e pelas preciosas iguarias que estas tasquinhas nos oferecem...

Sábado, dia 9, a partir das 15 horas, com a Rua do Capelão como ponto de encontro.

Mais informações em 922 191 892

Sessões de cinema sobre Zeca Afonso na Casa Viva ( dias 8 e 23 de Janeiro)


80 Anos de Zeca

Zeca Afonso foi escolhido para tema do primeiro Cinema Comunitário de 2010.


Mas encontrar filmografia de Zeca não é tarefa propriamente fácil. Ao que parece, está por fazer o levantamento de imagens filmadas que dele ficaram ou com ele relacionadas. E esta altura, em que se comemoram os 80 anos do seu nascimento, é a ideal para realizar a tarefa.
Enquanto isso não se concretiza, fomos à Internet e da oferta disponível fizemos o programa que se segue e que se insere, também ele, nos 80 Anos de Zeca, uma iniciativa da Associação José Afonso e que envolve várias entidades. Arrancou no dia 2 de Agosto passado e termina no próximo dia 1 de Agosto.

Entretanto, pedimos a quem souber de outros registos de Zeca Afonso que nos comunique, eventualmente nos ceda cópias, pois o programa não está fechado, sobretudo no que respeita à última sessão do mês.

2010 trouxe alterações ao Cinema Comunitário:
a primeira sessão passa a realizar-se à segunda sexta-feira do mês, mantendo-se a segunda sessão no penúltimo sábado. À sexta-feira, começa às 22h00; ao sábado, às 16h00., com conversa final. Este mês, calha dias 8 e 23.


Entrada livre


6ª, 8 janeiro 22h00
Grândola Vila Morena (03:15) senha da Revolução de Abril
Zeca Afonso. Sempre! (0:56) A propósito de Grândola Vila Morena. RTP, 1974.

Não me obriguem a vir para rua gritar (50:10) Documentário da RTP que faz um percurso sobre a vida e obra do músico, contado por quem com ele conviveu.

Venham mais cinco (6:15) Zeca ao vivo no Coliseu de Lisboa, último concerto, 1983.

sábado, 23 janeiro 16h00
Programa sujeito a alterações

Imagens de concerto e atribuição de disco de ouro com Grândola Vila Morena, que bateu recordes de venda logo após o 25 de Abril. (6:22) s/data

Entrevista de Zeca a uma televisão espanhola (9:35) s/data

Rui Pato sobre José Afonso (14:06) Numa iniciativa da AJA, em Coimbra (s/data) o músico Rui Pato fala da sua relação com Zeca e de como, em 1962, com apenas 16 anos, iniciou com ele uma estreita colaboração.

Excerto de entrevista da RTP2 (1’56’’) Zeca dirige-se aos jovens, 10 anos depois da revolução.

3 canções de Zeca ao vivo no Coliseu de Lisboa, no seu último concerto, em 1983: Os Vampiros (4:20) A Morte saiu à rua (3:45) Do Choupal Até à Lapa (3:24)

Para um Coração Inteligente (8:55) Sobre Zeca Afonso. 2007, 20 anos depois da sua morte. Texto de Daniel Abrunheiro, sonoplastia de José Eduardo Saraiva e locução de Sandra Bernardo.



Casa-Viva
Praça marquês de pombal, 167 porto

http://casa-viva.blogspot.com/

Contra o despejo do Centro de Cultura Libertária: Jantar de Solidariedade no Porto (13 Jan)


Contra o despejo do Centro de Cultura Libertária:
RESISTÊNCIA E SOLIDARIEDADE!

O Centro de Cultura Libertária, espaço anarquista existente há 35 anos em Cacilhas, encontra-se ameaçado de despejo pelo proprietário. Após sentença do Tribunal de Almada, emitida no dia 2 de Novembro de 2009, foram dados 20 dias ao CCL para abandonar as suas instalações.

O Centro de Cultura Libertária vive momentos de absoluta incerteza quanto ao seu futuro. Mas uma coisa é certa: faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para dar continuidade ao CCL e para manter o espaço que este ocupa há 35 anos. Para tal precisamos da solidariedade
de todxs xs que se revêem no CCL.

A motivação do proprietário do prédio é clara: despejar uma associação que paga uma renda mensal baixa (51 euros) e cujo contrato só pode ser rescindido através de uma acção de despejo, abrindo assim o caminho à rentabilização do espaço.
O papel do tribunal também é claro: defender o interesse dos proprietários e a propriedade privada, alicerces essenciais deste sistema baseado na desigualdade e na exploração.

Actualmente, o CCL é um dos raros locais anarquistas que se mantém em Portugal, único pela sua longevidade e pelo papel de preservação da memória histórica libertária que desempenha, mas também pela ligação afectiva que gerou em várias gerações de anarquistas, que nele

encontraram um espaço de aprendizagem, de experimentação e divulgação das suas ideias.


O colectivo hipátiA organiza no porto um jantar de solidariedade com o CCL no próximo dia 13 de Janeiro às 20h na Casa da Horta, Rua de São Francisco, 12A Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges.
O jantar custará 12,50 euros.

Será projectado o filme Bab Septa
“Nós não atravessamos fronteiras, as fronteiras atravessam-se entre nós”, é a frase de abertura dum documentário que ouve relatos de gente que persiste no sonho de chegar à Europa, mesmo depois de sucessivas detenções e deportações junto à fronteira, seja pela polícia espanhola
ou marroquina. [...]

Aparece 13 Janeiro 20h na Casa da Horta
Saúde e Anarquia!