9.5.05

Videovigilância nos autocarros



Cada autocarro dos serviços públicos de transporte dos STCP têm 3 câmaras de vídeo. O interior começa a ser filmado logo que o motor é ligado e só se desliga 10 minutos depois do autocarro ser desligado.. Em caso de incidente o motorista acciona um alarme, com ligação directa ao Centro de Controle,instalado no 10º andar da torre das Antas onde está a sede da empresa. As gravações são guardadas 30 dias. Caso não se justifique, as cassettes são apagadas. As imagens podem, entretanto, ser recolhidas pela polícia que as poderá usar como meio de prova.
Esclarecimento suplementar: a entrada de funcionamento deste sistema careceu de autorização prévia da Comissão Nacional de protecção dos dados.

Fonte: JN de 9/5/2005

Portugal produz 29 milhões de toneladas anuais de resíduos industriais

Portugal produz 29 milhões de toneladas anuais de resíduos industriais, dos quais 254 mil são resíduos perigosos.
Segundo a Estratégia Nacional de desenvolvimento sustentável aprovada pelas entidades governamentais, até 2010 Portugal deverá gerar menos 12,1% do peso de resíduos industriais e menos 20,7% de resíduos industriais perigosos.
Será suficiente, pergunta-se?

Morte de cão tem um bónus de 2% na nota do exame no Reino Unido



Os candidatos ao diploma dos colégios ingleses, ou nível A, correspondente ao final do ensino secundário, terão direito a 2% de bónus se lhes tiver morrido o cão, gato ou peixe no dia da prova. Se tiver sido no dia anterior, ganham 1%.
As novas regras estabelecidas pelo Conselho de Exames prevêm ainda que uma alergia vale 2%,uma enxaqueca 1%, uma crise de asma, ter partido uma perna ou sido testemunha de uma drama valerá 3%. Já a morte de um familiar merecerá um 4% de bónus na nota do exame.
Espantoso, não é?

Mais uma denúncia contra a futura A24 em construção



A construção da A24 que ligará Vila Real a Chaves foi objecto de nova denúncia, desta vez por motivo do seu traçado ir afectar áreas integradas no Sítio da Rede Natura 2000 entre Alvão-Marão.

Estão a destruir o Cabedelo ( Gaia) para construir molhe$$




Segundo notícias vindas a público a construção de molhes na zona do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, na foz do rio Douro, e defronte da Cidade do Porto, está a causar danos irreversíveis nesta zona, que é um parque natural que devia ser salvaguardado face aos apetites imobiliários da construção civil.

Caretos



Realizou-se em Podence, Macedo de Cavaleiros, neste fim de semana o I Encontro dos Caretos, uma manifestação tradicional de cultura popular. Estiveram presente 5 grupos de caretos: os de Podence e Lagoa ( do concelho de Macedo de Cvaleiros), Ousilhão ( de Vinhais) e os de Salsas e Varge ( concelho de Bragança).
Recorde-se que em Podence existe já a Casa do Careto que visa preservar a história desta tradição popular que consiste num ritualde formação de mascarados por altura das Festas dos Rapazes em Trás-os Montes