19.3.08

O Hot Clube de Portugal faz hoje 60 anos. Viva o jazz!







Foi a 19 de Março de 1948 que Luís Villas-Boas fundou o Hot Clube de Portugal abrindo um espaço próprio para ouvir a grande música que é o jazz com todas as variantes que ela é capaz de oferecer.
Vivia-se um ambiente de claustrofobia ditatorial e toda a novidade, mesmo de carácter musical, esbarrava contra a inércia larvar de um Portugal pasmado. Apesar disso nas décadas seguintes viveram-se por lá momentos únicos com alguns nomes do jazz a marcarem presença e um auditório a mostrar-se cada vez mais ansioso por novas formas expressivas na música mas também na sociedade e na vida em geral. Por lá passaram lendas como Louis Armstrong, Count Basie, Dizzy Gillespie, Sidney Bechet, Vinicius de Moraes, Dexter Gordon...

A estrutura interna do Hot Clube com uma cave pequena estimulava a cumplicidade e a entrega a sensações entre os presentes que se acantonavam para ouvirem a estranha e deliciosa música dos negros... O nº 39 da Praça da Alegria era o ponto de passagem para quem habitava fora do provincianismo dominante. O Hot sempre teve, aliás, uma componente pedagógica, promovendo e organizando cursos de formação e divulgando o jazz.

O Hot Clube de Portugal tem na actualidade ao seu cuidado um vasto espólio que integra fundos doados por sócios , nomeadamente pelo seu sócio fundador Luiz Villas-Boas constituídos por discos, livros, gravações, jornais, cartazes, fotografias, etc. Estes documentos estão a ser tratados, catalogados e preparados para integrarem um futuro Museu do Jazz em Portugal.




Para comemorar o 60.° aniversário, o Hot Clube de Portugal tem um programa que ainda não está encerrado mas onde se destaca a exposição sobre o HCP, a realizar em Maio na Fábrica Braço de Prata. Quanto ao programa de festas e aos concertos, é este, por enquanto, o cardápio para os próximos tempos:

19 de Março Concerto no Cinema S. Jorge, com a Big Band do HCP, que tocará um inédito de Mário Laginha, com a colaboração da cantora Maria João.

20, 21 e 22 de Março às 23:00
Julian Argüelles Quartet
Julian Argüelles sax t
Bernardo Sassetti piano
Bernardo Moreira ctb
Alexandre Frazão bat


27, 28 e 29 de Março às 23:00
Sexteto de Zeca Neves "Future Now"
Jorge Reis sax alto
Nuno Ferreira guitar
Alexandre Diniz piano
Zeca Neves ctb;bx
Carlos Miguel bat
Sebastian Schiriff perc.


6 de Abril
Encerramento da 6.ª Festa do Jazz do São Luiz, em Lisboa, com a actuação da Big Band do HCP e convidados.

10 de Maio
Inauguração de uma exposição sobre o HCP, na Fábrica Braço de Prata, com a actuação do Septeto do Hot Clube de Portugal.

27/28 de Junho e 4/5 de Julho
Recriação dos ballroom dos anos 40, com a orquestra do HCP, no Teatro Municipal do São Luiz. Regresso à era das grandes orquestras de swing, com baile ao som de clássicos de Benny Goodman ou Duke Ellington.

Festas de Lisboa
Participação de combos de alunos do HCP nos elevadores da capital (datas por confirmar).

Website do Hot Clube:
http://www.hcp.pt/calendariogeral.asp