3.11.08

Dia internacional de acção contra a comercialização da Educação ( 5 de Novembro): por uma educação pública, gratuita, livre e emancipadora


Let's get organized and unite in our struggle for Free and Emancipating public Education.

O apelo para a realização de um dia internacional de acção contra a comercialização da educação é dirigido a todas organizações e grupos de professores e de estudantes e visa congregar esforços e energias na luta pela educação pública, gratuita, livre e emancipadora.


O próximo dia 5 de Novembro, dia internacional contra a comercialização da educação, serve o propósito maior de promover uma consciência reflexiva sobre esta luta a nível mundial.

Estudantes activistas de diversos países que lutam contra as taxas e as propinas
insuportavelmente cada vez mais caras, assim como a crescente influência do mundo empresarial e das multinacionais sobre o ensino e a educação, procurando dessa maneira obter benefícios, senão mesmo a pura e simples privatização das escolas, tomaram a iniciativa de fazer um apelo internacional para a realização de uma jornada a favor da educação pública, gratuita e emancipatória.
O apelo foi lançado pelo The International Students Movement for Free and Emancipating Education e destina-se a lutar contra a comercialização da educação e das escolas

Neste preciso momento estudantes de vários países estão a lutar contra mercantilização da educação e a privatização das escolas e das universidades. Itália, França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, mas também no Chile, no Canadá, na Nova Zelândia, etc.


Na Europa o chamado «processo de Bolonha» serviu para vários governos começarem a atacar a educação como um direito e um bem público, de livre acesso para todos.

Estão previstos pelo menos as seguintes acções e iniciativas em vários países:


* Local news reporter will cover protest (walk-out of classes) at the University of Kentucky (U.S.A.)
* SDS (Students for a Democratic Society; U.S. of A.) will launch a national week of education and outreach on Nov.5th

(http://illvox.org/2008/10/02/sds-national-week-of-education )
* A huge demonstration (aiming for 10,000 participants) is planned in Ontario (Canada); other provinces are organizing demonstrations as well + collecting signatures for a petition (70,000 after 6 weeks).
* Various groups across Germany (at least 5 cities so far) are preparing acts of protest; for example a flashmob in Mainz
* Various faculties at the Buenos Aires University (Argentina) are preparing protests --- a general assembly is being organized for Nov.3rd
* Demonstrations are planned in various cities across Turkey and Croatia
* Newcastle University Students' Association (NUSA) and Student Rep Council of the University of Sydney (both in Australia) will organize some protests on a smaller scale
* Activists will rally in Skopje (Macedonia) to protest.

Mas outras acções vão realizar-se em vários países:
* Spain
* Liberia
* England
* France
* Philippines
* Israel (maybe)
* Columbia
* Chile



Organizações que já deram o seu apoio ao Dia internacional contra a comercialização do ensino:

Canadian Federation of Students - Ontario (CFS); [Canada]
Canadian Federation of Students - Manitoba (CFS); [Canada]
Regenbogen/ Alternative Linke (Hamburg); [Germany]
AStA der TU Darmstadt - students representative body (Darmstadt); [Germany]
AStA der Philipps Universität Marburg - students representative body (Marburg); [Germany]
AStA der Universität Mainz - students representative body (Mainz); [Germany]
Arbeitskreis kritischer Studierender (Kiel); [Germany]
SDS's Student Power for Accessible Education Campaign; [U.S.A.]
Youth for Community Academic and Development Services (YoCADS); [Liberia]
Reclaim the Uni; [Manchester, United Kingdom]
Campaign for commercial free Education; [Ireland]
New Democratic Youth (Yeni Demokratik Gençlik - YDG); [Turkey],
New Democratic Youth; [France] &
New Democratic Youth Europe (Yeni Demokratik Gençlik - YDG Avrupa)
attac France ; [France]
Bologna Section ffzg (Zagreb); [Croatia]
Filozofski fakultet
Sindikat Učenika i Studenata (Zagreb); [Croatia]
Newcastle University Students' Association (NUSA); [Australia]
National Union of Students in the Philippines (NUSP); [Philippines]
Universidad Catõlica del Maule (UCM); [Chile]
Movement for Social Justice - Lenka; [Macedonia]
Socialist Student Union - Kentucky University; [U.S.A.]



Consultar para obter mais info: aqui


Na Europa o chamado «processo de Bolonha» serviu para vários governos começarem a atacar a educação enquanto direito e bem público, de livre acesso para todos. Na sua sequência os sistemas de educação, muito especialmente, do ensino superior estão a ser invadidos por uma lógica e por interesses empresariais espúrios. Aparentemente o dito processo de Bolonha visa melhorar o reconhecimento internacional da carreiras e dos títulos universitários, e incrementar a mobilidade dos estudantes, mas a verdade é que sob essa aparência o que realmente está a contecer é o fomento da concorrência entre as varias escolas de ensino superior, o que se vai reflectir consequentemente na selecção e hierarquização das escolas, instituições, professores e diplomas.


A comercialização da educação converte as universidades em empresas e os estudantes em meros consumidores ( esqueçam a democracia e a participação nos órgãos de gestão). Outra consequência perversa é a divisão e hierarquização das escolas, umas para as élites, e outra para simples fins ocupacionais da futura mão-de-obra desqualificada.

A educação é um assunto demasiado importante para ficar à mercê das chamadas forças de mercado e dos agentes económicos e interesses privados. A educação é um direito de todos.

Lutamos também por uma educação emancipadora, por um ensino-aprendizagem que promova o espírito crítico dos cidadãos, o que obviamente não é, de todo, do interesse dos poderes instalados que, preferem antes, fomentar um pseudo-ensino<7aprendizagem>

Não aceitamos que os sistemas educativos tenham por finalidade produzir «capital humano», que as escolas funcionam numa lógica empresarial, e que os seus alunos e professores mais não sejam que «recursos» oraganizacionais.

Somos, sim, seres humanos e cidadãos e, por isso, rejeitamos totalmente a privatização e a comercialização da educação. Reivindicamos a educação como direito inalienável numa sociedade democrática, ao alcance de todos. Educação e formação ao longo da vida deve prevalecer face às tentativas de a converter em simples profissionalização dos seus principais interessados.


Recursos de coordenação da nossa luta


No Facebook.com há um grupo com cerca de 2.600 membros que se inscreveram sob o lema “International Students Movement for Free and Emancipating Education” :

(http://www.new.facebook.com/group.php?gid=24722765003)


Há também uma lista de discussão, onde os estudantes dos diversos países podem divulgar as suas lutas e partilhar informações:
https://lists.riseup.net/www/info/international_students_movement


email:
international_students_movement@lists.riseup.net


Ligações:

http://unefangers.free.fr/guppy/

http://www.emancipating-education-for-all.org/

http://www.commercialfreeeducation.com/

http://www.educate4free.com/




Manifestação dos estudantes do ensino básico e secundário - 5 de Novembro - por todo o país e em todas as escolas



Em Lisboa: 10h00 todos no Marquês Pombal
ou
às 10h30 em frente ao Ministério.



No Porto a Manif realiza-se pelas 9h30 e a concentração é na Avenida dos Aliados.


VAMOS todos à Manif !






http://directoresnao.blogspot.com/

Objectivos da Plataforma:


- Desevolver uma campanha de Informação no maior número de escolas do País no sentido de alertar todos os colegas para o perigo deste Modelo de gestão das escolas ( com os sinistros directores).


- Desenvolver a Luta Estudantil necessária para Obrigar a Ministar da Educação e o Governo a desistir da aplicação deste Modelo.


- Alertar e consciencializar os estudantes em geral e as suas organizações representativas ( Associações de Estudantes) para o perigo que significa a aplicação do novo Modelo.


- Dar a conhecer e desmascarar os Objectivos do novo Modelo de Gestão das Escolas.


Contactos:


Vera Nunes ( Conselho Pedagógico Sec. de Camilo Castelo Branco) - 919 193 448


plataformaestudantil@gmail.com


Luis Baptista ( Porta-Voz da Plataforma Estudantil) - 926 854 208

Concentração de professores em Almada (amanhã, dia 4, às 17h30, na Praça da Liberdade) pela suspensão imediata desta avaliação burocrática.

Concentração de professores em frente ao governo civil da Guarda contra a prova de ingresso para os novos professores




Somos um conjunto de professores contratados colocados no distrito da Guarda. Procuramos divulgar e organizar iniciativas que visem revogar a prova de ingresso na carreira docente. Nosso contacto:
professoresasfixiados@gmail.com

A obesidade como símbolo do capitalismo em estado terminal




A obesidade não é senão o resultado de um modelo louco de desenvolvimento, direccionado para a acumulação desenfreada dos lucros e dos privilégios de uma oligarquia prepotente e cínica que não olha a meios para manter e reproduzir o seu enorme poder.

Não se pretende, longe disso, estigmatizar as pessoas obesas, mas antes ver no seu corpo martirizado a metáfora do capitalismo na sua fase terminal. Com efeito se a acumulação de calorias reflecte a acumulação exponencial do capital , a obesidade da população dos países capitalistas dominantes, a bulimia dos mercados financeiros, a hipertensão bolsista, a bolha imobiliária são bem os sintomas ameaçadores de enfarto sistémico que pesa sobre o capitalismo à beira do colapso.






Debate sobre a Revolução de Outubro ( nesta 5ª feira, dia 6 de Nov. às 21h. no bar-livraria Gato Vadio)


O debate sobre a Revolução de Outubro de 1917, organizado em conjunto pela Terra Viva/CESL(Círculo de Estudos Sociais Libertários)/AES e Gato Vadio, realiza-se quinta-feira dia 6 de Novembro às 21h.


Serão exibidos excertos dos filmes "Reds" e do documentário "Maknho e a Ucrânia" que visam estimular a discussão:



Programa:
"Reds" (21h15)
"Maknho e a Ucrânia" (22h15)
Debate (23h15)




Livraria-bar Gato Vadio,

Rua do rosário 281

Porto




Organização: Terra Viva e Gato Vadio.

O sling para as mães andarem com os bebés


Um sling é um modo de transportar bebés num pano, de forma natural, simples, carinhosa e confortável.

O modelo de sling que faço (pouch sling) é um dos mais simples.

Consiste numa espécie de tubo de pano com uma bolsa (pouch sling) e é um modelo simples de usar, permitindo pôr e tirar o bebé com bastante facilidade e rapidez.

Não é ajustável, tornado-se assim muito confortável e seguro pela ausência de argolas, nós, etc.

Pode ser utilizado para transportar bebés desde o nascimento até mais ou menos aos 2/3 anos, ou até as suas costas.

Não é indicado cozinhar perto de fogões ou outras fontes de calor, andar de bicicleta, automóvel, etc, com um sling. Há que ter em conta um certo bom senso na sua utilização, portanto.

O bebé não está 'preso' mas sim aconchegado a nós e envolvido com o pano, de modo a permitir-nos dar colo e continuar utilizar os dois braços em diversas actividades domésticas ou em passeio.

Para fazer ( ou encomendar) um sling, consulte:
http://slingandobebes.blogspot.com/

Informação obtida por via de :
http://agricabaz.blogspot.com/

45º aniversário da Unicepe.

Felizmente, um dos objectivos da sua constituição, em 1963, de através da divulgação do Livro Livre lutar contra a ditadura obscurantista, foi ultrapassado com a Revolução de Abril. Mas outros, por exemplo a oposição à selvajaria da actual economia mundial (cf. Jean Ziegler, filósofo Suiço, in Império da Vergonha), que desrespeita o livro e manipula a informação, continua de pé.

E, fundamentalmente, o objectivo de manter a Unicepe como um lugar de afectos. Sente-se aqui a grande alegria dos reencontros de amigos.

Para isso, o veemente apelo que fazemos a cada um dos Associados:
- actualize a sua quota (continua a ser de 7,50 euros anuais);
- procure na memória amigos que aqui encontrava e traga-os de volta: verá que a alegria será grande;
- angarie um novo associado (filho, neto, sobrinho, primo, amigo, vizinho): ele ficar-lhe-á agradecido;
- faça aqui todas as suas compras de livros;
- disponibilize-se para renovar os Órgãos Sociais nas eleições em Dezembro próximo.

Saudações cooperativistas,


UNICEPE - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, CRL
Praça Carlos Alberto 128-A
4050-159 PORTO
Telefone: (+351) 222 056 660
Telefax: (+351) 222 088 582

Unicepe@net.novis.pt
www.unicepe.com

O caminho para Guantanamo passa na 3ª feira ( dia 4) na casa-viva

O caminho para Guantanamo, de Michael Winterbottom
v.o. Inglês, com legendas em Português (90')

3ª feira , 4 novembro, às 22h00
Entrada livre

Quando os pais de Asif lhe encontraram uma noiva no Paquistão, ele mais três colegas partiram de imediato de Birmingham para Islamabad. Com tempo, resolveram atravessar a fronteira para ajudar na evacuação do Afeganistão dias antes da invasão Ocidental em 2001. Na confusão da guerra foram capturados pelas forças da Aliança do Norte e vendidos às tropas dos EUA como terroristas.
Entre Janeiro de 2002 e finais de 2004 permaneceram na base militar de Guantanamo, sujeitos a intermináveis interrogatórios, sessões de tortura e isolamento. Quando não mais se poderia justificar as falsas acusações, foram eventualmente libertados com um frio pedido de desculpas e nada mais.

Nesta produção de Michael Winterbottom são reconstituídos todos os passos e peripécias que os famosos Tipton Three tiveram de atravessar na sua longa caminhada de regresso a Inglaterra. O documentário venceu o Urso de Prata no Festival de cinema de Berlim e continua a ser a mais detalhada e controversa analise à violação sistemática de direitos Humanos no notório Camp X-Ray, na Baía de Guantanamo, em Cuba.

Iniciativa e programação:
cinemacomunitario.blogspot.com

Ciclo de cinema sobre «Berlim: reconstrução crítica» ( 4 a 7 de Nov. no Passos Manuel)

CICLO DE CINEMA no Cinema Passos Manuel ( 4-7 NOV)

O Ciclo de Cinema apresenta um conjunto óbvio de quatro filmes incontornáveis, pontos de referência na linha da história de Berlim, que serão analisados e contextualizados por intelectuais apaixonados pelo cinema e pela cidade.

4 NOV 21h30
BERLIM, SINFONIA DE UMA GRANDE CIDADE
Walter Ruttmann, 1927
Analisado por Nuno Portas

5 NOV 21h30
GERMANIA, ANNO ZERO
Roberto Rosselini, 1947
Analisado por Abílio Hernandez Cardoso

6 NOV 21h30
ASAS DO DESEJO
Wim Wenders, 1987
Analisado por Pedro Barreto

7 NOV 21h30
BERLIN BABYLON
Hubertus Siegert, 2001
Analisado por Hubertus Siegert


http://www.cineclubefdup.blogspot.com/