24.3.06

Sublevação indígena no Equador contra o TLC (Tratado de Livre Comércio)







Desde há 15 dias atrás que as populações indígenas do Equador se rebelam contra o TLC, o Tratado de Livre Comércio, entre o seu país e os Estados Unidos. Contestam-no frontalmente e chamam-lhe depreciativamente de Tratado de Livre Colonização.
O governo dá mostras de bastante nervosismo e lançou já uma brutal repressão sobre os manifestantes indígenas que, de todas as partes do território, se dirigem para Quito, a capital, a fim de se reunirem com milhares de indígenas que se encontram há dias em frente ao edifício do Congresso Nacional.
O governo enviou milhares de militares para as ruas e impôs o recolher obrigatório, e declarou o estado de emergência mas sem efeitos práticos porque parece que tais medidas não pararam os protestos populares por todo o país.

El Pueblo Unido, nunca sera vencido!

Ler ainda o texto:
www.infoalternativa.org/amlatina/equador005.htm

Mais info:

Coca-Cola rouba água às populações



A Coca Cola é a empresa de bebidas maior do mundo e, segundo as suas próprias fontes, utilizou no ano de 2004 mais de 283.000 milhões de litros de água.
O problema tornou-se mais agudo em países como, por exemplo, a Índia, onde a população se tem manifestado contra a apropriação privada daquele recurso vital pela empresa multinacional norte-americana.

Conjunto mundial de campanhas , em vários países, contra a Coca –Cola.:

http://www.ciepac.org/otras%20temas/campanas/boicot-coca/links.htm



Notícia que nos chega do Brasil:

Hoje, no dia da Água, ao abrir o jornal Folha de S. Paulo pela manhã, me deparo com uma propaganda institucional de meia página da Coca-Cola Brasil, com o título “Água limpa. Este é o projecto de uma empresa que sabe que a água é a base da vida.” E o texto:

“A Coca-Cola Brasil utiliza biliões de litros de água por ano para fabricar seus produtos. E como a água é um bem comum, a Coca-Cola Brasil criou o Programa Água Limpa. Para ser ter uma ideia da dimensão deste programa, basta dizer que 1 bilião de litros de água são poupados a cada ano, o suficiente para abastecer, anualmente, uma cidade com 25 mil habitantes. Isto quer dizer que a média de consumo é de 2,4 litros de água por litro de bebida, uma das menores do mundo. E estamos nos tornando cada vez mais eficientes, graças à conscientização e aos modernos métodos de gerenciamento do uso da água. Mas a racionalização não é o único objetivo. O Programa Água Limpa também trata 14 biliões de litros de água utilizados em seu processo de produção, que por sua vez são devolvidos aos rios e lagos para preservar e melhorar a qualidade dos mesmos. A Coca-Cola Brasil apenas dá um exemplo do que é possível fazer, para que outras empresas-cidadãs façam o mesmo. O futuro agradece.”


Marketing Verde

Tudo isso não passa de falácia, de “marketing verde”, muito em voga na iniciativa privada e nos governos. O que acontece é que essa empresa, símbolo e modelo do império, da alienação e da violência, é uma instituição que desrespeita os direitos humanos e o meio ambiente em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. É uma empresa mentirosa, imoral e corrupta.

Água não é negócio

O Brasil é um dos países mais ricos em água doce do mundo, e a Coca-Cola, juntamente com Nestlé e Danone, já são proprietárias de imensas fontes de água mineral no Brasil. Especialistas dizem que essas empresas já detêm 90% das fontes de água mineral do mundo. Comenta-se que a Coca-Cola já ganha mais dinheiro com a venda da água do que com a venda de refrigerantes. Não é por acaso que a venda de água engarrafada cresce a cada ano em todo mundo.

Resistir e Atacar

Não consuma Coca-Cola, Pepsi-Cola... Recuperemos uma consciência alimentar! Sejamos consequentes no discurso e na prática! Expulsemos a Coca-Cola das escolas, universidades, centros culturais... Em algumas universidades dos EUA e centros de educação na Inglaterra, Irlanda e Canadá, já são proibidas a comercialização do refrigerante. Não deixemos que a Coca-Cola roube nossa água, polua nossos rios e lagos.

Campanha Internacional Contra a Coca-Cola

Visite, secção em castelhano,
http://www.killercoke.org/ O site da campanha irritou tanto a empresa, que ela criou seu próprio site em resposta, além de comprar diversos endereços cibernéticos parecidos como killercoke.com e outras variações que levam a outro site defendendo a Coca-Cola.

Não deixe de ler “Isso Sim É Real”, do ex-executivo da Coca-Cola, o brasileiro César Azambuja, o livro revela as práticas ilícitas, desmandos e crimes cometidos pela transnacional ao redor do mundo para manter o monopólio do mercado de refrigerantes. Azambuja também publica diariamente artigos e denúncias contra a Coca-Cola ao redor do mundo no seu blog.

moésio R., el pececito chuva de fogo