1.2.11

A poesia é muito mais que palavras - Ciclo de debates sobre lutas intermédias e insurreição: 4 debates para desenvolver uma sensibilidade

A poesia é muito mais que palavras - Ciclo de debates sobre lutas intermédias e insurreição
Ciclo de debates sobre lutas intermédias e insurreição: quatro encontros para desenvolver uma sensibilidade

"... a poesia consiste em realizar casamentos e divórcios ilegais entre as coisas..."

Todos os Sábados de Fevereiro, às 16h, em vários espaços de Lisboa e Almada

os debates são seguidos de jantar às 20h, em apoio aos espaços envolvidos e à reprodução e material informativo.


Dia 5, no espaço anarquista terra de ninguém

*Comiso, Itália (1981 - 1983). A luta contra a construção de uma base militar para alojar mísseis-cruzeiro.

Rua do Salvador, 56 (à Rua das Escolas Gerais), Lisboa.

- - - - - - - - - -

Dia 12, na Biblioteca Observatório dos Estragos da Sociedade Globalizada

*Ferrel, Portugal (finais dos anos 70). A luta contra a construção de uma central nuclear.

*Setúbal, Portuga (2000 - 2002). A luta contra a co-incineração na fábrica de cimentos SECIL.

Rua das Janelas Verdes, 13, 1ºEsq (Santos), Lisboa.

- - - - - - - - - -

Dia 19, no Centro de Cultura Libertária

*San Foca, Itália (2001 - 2005). A luta contra o Centro de Permanência Temporária para imigrantes Regina Pacis.

Rua Cândido dos Reis, 121, 1ºDto (Cacilhas), Almada.

- - - - - - - - - -

Dia 26, na Severa

*Debate "Lutas intermédias e insurreição: que relação?".

Largo da Severa, 8 (Mouraria), Lisboa.

A mobilização Geral, livro de Santiago López-Petit, é o tema da conversa com Rui Pereira no Regueirão dos Anjos ( dia 5 de Fev. às 17h.)


Conversa com Rui Pereira sobre o livro de Santiago López-Petit, "A Mobilização Global, seguido de O Estado-Guerra", Porto, Deriva, 2010 (Trad. Rui Pereira)

Conversa com Rui Pereira (tradutor) no

RDA 69 (Regueirão dos Anjos nº69).
Dia 5 de Fevereiro, a partir das 17h.

Palestra Ao Encontro da Natureza-Mãe e oficina sobre o regresso às raizes e a mudança



Ao Encontro da NATUREZA MÃE
Oficina de regresso às Raízes e Mudança
4 de Fevereiro de 2011, 6ªfeira, 19h00

duração aproximada: 2 a 3 horas

“Que tristeza pensar que a Natureza fala e o ser humano não a escuta”
Victor Hugo

O Ser Humano tem vindo a perder muitas das suas ligações ancestrais com a Terra Mãe, juntamente com tradições, conhecimentos e até identidade. Tem vindo a perder ligação ao ciclos ancestrais, à sabedoria dos rios e montanhas, à energia das plantas e da Terra.

O Ser Humano vive cada vez mais em altas torres de cimento e betão, longe do odor das ervas silvestres, e o seu alimento vem de partes distantes do mundo produzido não se sabe por quem e em que condições (ou não é de todo conveniente saber). O ser Humano olha para os outros filhos da Mãe Terra (das espécies não humanas, e também para os seus semelhantes da sua própria espécie) com arrogância e do alto de toda a sua superioridade que não é senão ilusória e nefasta.

O Ser Humano desumanizou-se vivendo cativo de um ego que busca uma constante e efémera gratificação aparente e superfical, quer no mundo dos bens materiais quer na sociedade das aparências e da ganância de poder. O Ser Humano desumanizou-se e, em muitos casos, é também cada vez menos “ser”.

O Ser Humano tem vindo a perder as suas Raízes, e com elas a sua ligação à Terra Mãe que o nutre, cuida e ama incondicionalmente. Por vivemos cada vez mais em cidades desumanizadas, em habitats cada vez mais artificiais, com um estilo de vida cada vez mais artificial, significa que a Mãe Natureza morreu dentro e for a de nós?

A Oficina de “Ao Encontro da NATUREZA MÃE” é uma viagem sem rumo muito definido (como as curvas sinuosas de um rio) ao encontro e de regresso à TERRA MÃE. Como sentirmos, procurarmos e encontrarmos as nossas raízes primoridais mesmo num contexto de tão acentuadas e abruptas mudanças civilizacionais (muitas vezes, talvez, não na melhor direcção). Não há um porquê, um como, há simplesmente um fluir desse magnífico milagre que é o SER.

Numa primeira parte iremos sobretudo reflectir sobre os caminhos que a nossa civilização se encontra a percorrer e numa segunda parte iremos, sobretudo, reflectir nos caminhos que cada um de nós próprios poderá percorrer para ir mais, no nosso próprio dia-a-dia urbano, ao encontro da Mãe Natureza.

Facilitador: Pedro Jorge Pereira
Foi um dos fundadores do núcleo do Porto do Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, entre outras experiências de activismo e voluntariado noutras associações, sobretudo de cariz ambiental, com particular destaque também para a Associação Cultural Casa da Horta.
Editou e publicou através do Programa Capital Futuro do Programa Juventude, o livro “Be the change you want to see”, com um forte carácter pedagógico, destinado à educação ambiental e sensibilização para a importância do voluntariado no mundo actual. Dinamiza frequentemente Oficinas ligadas ao tema e escreve artigos de reflexão/pensamento para diversas publicações digitais e em formato papel.
Dinamiza ainda um projecto na área da alimentação vegetariana natural, designado "Segredos da Horta", dada a importância que alimentação adquire naquilo que é a sua visão do mundo e da consciência que urge desenvolver em cada indivíduo a esse nível.
O blog: http://segredosdahorta.blogspot.com/
Acima de tudo, e antes de tudo, é um ser que procura reencontrar em si mesmo e no seu ambiente exterior esse força sublime, pura e incondicional da própria Mãe Natureza.
OFICINA “Ao Encontro da NATUREZA MÃE”

4 de Fevereiro, 6ªfeira, 19h00
duração aproximada: 2 a 3 horas

Local: ESPAÇO: ESCOLHA HARMONIOSA
Contribuição: 10 euros
Mais informações e inscrições:
http://www.escolha-harmoniosa.pt/

Cinema precário na 1ª quinta-feira de cada mês: no dia 3 de Fev. será projectado o filme Louise Michel


Cinema precário nas primeiras quintas-feiras
Os Precários Inflexíveis vão dar início às sessões de cinema nas primeiras quintas-feiras de cada mês. Os filmes escolhidos partilham várias dimensões da realidade das vidas precárias - despedimentos, migrações, exploração, discriminação...

Na "Primeira 5ª" - 3 de Fevereiro, às 21h30 na LxFactory- teremos a oportunidade de ver

Louise-Michel, de Benoît Delépine, Gustave de Kervern, França, 2008, 94m.

Sinopse: O que fazer face a um despedimento colectivo? Louise, recém-desempregada, parece ter encontrado a solução: juntar o dinheiro das indemnizações de todos os trabalhadores e pagar a um assassino a soldo para liquidar o ex-patrão. Com a ajuda de Michel, um "especialista" em segurança, o plano é colocado em marcha. Mas num mundo de outsourcing, sucursais e multi-nacionais, chegar ao patrão pode ser mais complicado do que inicialmente previsto.

Local: LxFactory
R. Rodrigues Faria 103, Edifício 1, 4.º andar, Lisboa
(15E, 18E, 201, 203, 714, 720, 724, 727, 732, 738, 742, 751, 756, 760)


http://www.precariosinflexiveis.org/

Egipto é uma ditadura social-democrata ( Mubarak e o seu partido, NPD, pertencem à Internacional Socialista)


EGIPTO é uma DITADURA SOCIAL-DEMOCRATA – Mubarak pertence à Internacional Socialista do Sócrates, Tony Blair, e outros conhecidos Sociais-democratas.

O ditador egípcio Mubarak e o NPD (National Democratic Party ), o seu partido totalitário, pertencem à Internacional Socialista, da qual fazem parte Sócrates e o seu Partido Socialista Português, o Partido Trabalhista inglês de Tony Blair, ex-primeiro-ministro e reconhecido criminoso de guerra, o espanhol Zapatero e o seu PSOE, bem assim todos demais partidos sociais-democratas europeus e de todo o mundo.
Por isso não é de estranhar que a 29 de Janeiro de 2011 a Internacional Socialista decidiu não expulsar o NPD egípcio.


http://www.facebook.com/pages/Expel-the-NDP-from-the-Socialist-International-now/185528718146023