2.2.11

El Astillero ( O estaleiro) – documentário de Alejandro Zapico sobre as lutas dos trabalhadores de construção naval

Durante sete anos, Alejandro Zapico, o realizador de El Astillero, assistiu e recolheu imagens das intensas assembleias sindicais em que se decidia o futuro laboral de colegas de trabalho, às mobilizações e aos confrontos com a polícia. O documentário termina com o ingresso e posterior saída da prisão dos líderes sindicais do estaleiro, Cándido González Carnero y Juan Manuel Martínez Morala, a quem foram faltou apoio e solidariedade de toda a população.

Sobressai de todo o filme que a luta dos trabalhadores é mais do que um combate pela manutenção de um emprego, é sobretudo uma luta por outra concepção e atitude para com o trabalho, onde os trabalhadores tenham algo a dizer, até porque passaram muitos anos de vida a trabalhar.

El Astillero - disculpen las moléstias
Dirigido por Alejandro Zapico
Estreia no Festival Internacional de Cinema de Gijón em Novembro de 2007

Sintra em Transição - o próximo encontro está marcado para dia 5 de Fev. às 16h.



Está a nascer cheio de força o movimento Sintra em Transição. A segunda reunião vai acontecer no próximo Sábado, às 16h, em Almoçageme.

O local para a reunião será novamente o Centro Tinkuy, em Almoçageme. Queremos para a 3ª reunião encontrar um espaço mais amplo, capaz de acolher o crescente número de participantes do Movimento!

Sugerimos para esta reunião um modelo que envolva:

Capacitar. Facilitando mais informação sobre o movimento de Transição.

Partilhar. A visão, as ideias e o trabalho de todos os grupos formados na 1ª reunião.

Motivar. Possibilitar a partilha, dando voz aos presentes.

Mobilizar. Agendar nova reunião e sincronizar os participantes com os grupos formados.

Sugestões? Enviem um email para sintraemtransicao@gmail.com

Existem muitas novidades, ideias e projectos para apresentar! Será por certo uma reunião muito útil e animada!

http://sintraemtransicao.blogspot.com/

Para participar no movimento Sintra em Transição é necessário residir, trabalhar ou ter uma ligação ao concelho de Sintra.

Para colaborar com o movimento necessita de fazer o seguinte:

1) Enviar um email para sintraemtransicao@gmail.com com os seus dados (nome, contacto, localidade), especificando o grupo de trabalho com que pretende colaborar

2) Enviar um email ao coordenador do grupo de trabalho que escolheu.

3) Ter conhecimento dos princípios do movimento (disponíveis em breve) e acima de tudo... ter entusiasmo

Lançamento do livro Pontes de Mudança de Sofia Vilariques e Edgar Silva ( dia 3 de Fev. às 20h.), em defesa de sociedades sustentáveis e solidárias

Amanhã, dia 3 de Fevereiro, realiza-se a apresentação pública e o lançamento da obra "Pontes de Mudança" de Sofia Vilarigues e Edgar Silva, 1º título da Colecção Ecologia Profunda da Antagonista Editora.
A sessão de lançamento irá decorrer amanhã, dia 3 de Fevereiro, às 20:00 na livraria Les Enfants Terrible (Cinema King), na R. Bulhão Pato, nº 1-B (Roma-Areeiro, junto à estação dos comboios).

Os autores estarão presentes na sessão de lançamento.

Sinopse da obra:

Esta obra surgiu da necessidade de avaliar realidades actuais e procurar respostas, na perspectiva da interligação verificada entre a crise social e a crise ambiental.

Emergiu da perspectiva de que a realidade social (como a natural) não é nem será nunca estática. E de que a actual globalização económica é insustentável, em termos ambientais e sociais: não considera a interligação estreita entre a humanidade e o ambiente natural (que formam um todo e como um todo têm de evoluir) e menospreza dinâmicas sociais (não dá resposta às necessidades básicas de cada ser humano, nem às suas necessidades de realização), ao assentar num modelo redutor de crescimento económico.

Estamos hoje, avaliou-se, perante um ponto de bifurcação. A nossa sociedade decai, nas armadilhas da crise actual (social e ambiental), ou emerge em novas formas de ordem.

São necessárias mudanças, que se esboçam, a pensar e implementar. Assumindo a actual orientação possível, concluiu-se, de sociedades sustentáveis e solidárias.

Possíveis através de um pensar-agir com foco não no desenvolvimento mas nas sociedades, nos sistemas naturais e sociais em interacção, em evolução

A partir de uma perspectiva integradora sistémica, da complexidade, considerando os sistemas de que fazemos parte (ecológicos, sociais, culturais, mentais) e que constituem redes, com as suas dinâmicas características.

Multidimensional, também, abrangendo áreas desde a economia à ecologia, à cultura, à informação e à tecnologia.

Abrangendo vários níveis, em interacções entre micro e macro-transformações e agentes de mudança, do indivíduo à organização social ao âmbito planetário.

Possibilitando novas formas de organização e maior complexidade, de organização e comunicação, maior eficiência energética transformadora e de informação.

Pela vida e pela diversidade e portanto ética.

Assumindo a actual orientação possível de sociedades sustentáveis e solidárias.

Inclui entrevistas a: Cristovam Buarque, Eugénio Rosa, Pedro Ferraz de Abreu, Rogério Roque Amaro, Sony Kapoor e Viriato Soromenho-Marques.

Biografia dos autores:

Sofia Gomes Vilarigues, nascida a 1 de Novembro de 1971, natural de Paris - França, licenciada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É consultora na área do ambiente e, no campo do jornalismo ambiental e social, tem colaborado com diversas publicações: Fórum Ambiente, Cadernos de Educação Ambiental, Ozono, Ambiente 21, Água e Ambiente, Escola Informação, Mais Ambiente, Contacto Verde (edição), Jornal Quercus Ambiente.

Edgar Freitas Gomes Silva, nascido a 25 de Setembro de 1962, natural do Funchal - Madeira - Portugal, licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). No campo social, desenvolveu projectos com crianças de rua, no Movimento de Apostolado da Criança - MAC e na "Escola Aberta", e em iniciativas de desenvolvimento local em bairros marcados pelos problemas da ultraperiferia social. Na sequência da intervenção política, foi eleito deputado ao Parlamento da Região Autónoma da Madeira, em 1996. Publicou dois livros sobre questões do desenvolvimento humano e social: "Instrangeiros da Madeira" (2004) e "Repensar o desenvolvimento" (2007).

Será servido um Madeira de Honra no decorrer da tertúlia do lançamento


www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100002045462064
http://eco-fenix.blogspot.com/

Quanto vale um pimento? - Um documentário de Aurora Redón e Arantxa Soroa






Os agricultores queixam-se que se lhes paga pouco, enquanto os consumidores reclamam pelos preços altos. Acontece que os pimentos passam por uma cadeia de distribuição extremamente onerosa que faz disparar os seus preços ao consumidor.

No documentário de Aurora Redón y Arantxa Soroa, as suas autoras acompanham o trajecto de 1Kg de pimentos desde que são colhidos no campo, na província de Ciudad Real, no território do estado espanhol, até à sua chegada ao mercado onde são expostos e vendidos aos consumidores interessados. Através da viagem realizada observa-se como os pimentos passam por diferentes mãos e como o preço não pára de crescer.

Face ao que é observado chega-se à conclusão que o problema está na distribuição. 5 grandes empresas e duas centrais de compras é quem controla o mercado e fixam os preços. Por causa disso que os agricultores procuram agrupar-se para poder negociar em conjunto o preço. Mas a união de esforços não é fácil. Curiosamente, a sua união é censurada pela autoridade que regula a concorrência, enquanto a mesma entidade fecha os olhos à dominação do mercados pelas empresas de grande distribuição.

Uma das atitudes encaradas pelos agricultores para a sua defesa é a chamada dupla etiquetagem, de forma a que os consumidores saibam, quando efectuarem as suas compras, a que preço aqueles produtos foram vendidos pelo produtor, o seu local de origem, e o seu percurso.

Outra atitude será a criação de cooperativas de consumo como forma de eliminar os intermediários da cadeia de distribuição, reforçando a ligação directa entre produtor e consumidor

2011 começou com grandes protestos por todo o mundo (video)


Autonomia Operária – documentário de Orsini Zegrí e Falconetti Peña sobre as lutas autónomas no território do Estado espanhol nos anos 70

Autonomia Operária – documentário (75’) de Orsini Zegrí y Falconetti Peña sobre as lutas autónomas no território do Estado espanhol ao longo dos anos 70. Produção de Espai en Blanc

http://www.autonomiaobrera.net/pages/la-pelicula.php?lang=ES


















Hipermercados? Não, obrigado ( documentário em castelhano e catalão), e as 5 coisas que não sabes sobre os hipermercados

As 3 maiores empresas da distribuição comercial de alimentação no território do Estado espanhol (Carrefour, Mercadona, Eroski) controlam 40% dos produtos da mesa das nossas casas.

As grandes empresas de distribuição ameaçam tornarem-se na única via para o consumo de certos bens, acabando por condicionar fortemente a nossa liberdade e capacidade de decidir o que comprar

5 coisas que não sabes sobre os hipermercados:

1) As grandes cadeias de distribuição dominam a cadeia alimentar
2)Isso não significa que todos comemos melhor; bem pelo contrário, assiste-se a uma transição de um regime alimentar baseado em produtos frescos por outro assente em alimentos processados industrialmente
3) A CIA não é nada comparada com a vigilancia dos hipermercados sobre os nossos comportamentos
4)Os hipermercados não simpatizam com os pobres
5) A variedade de produtos que é tão proclamada pelo hipermercados é uma mentira

http://supermercatsnogracies.wordpress.com/

Os jovens qualificados da classe média estão a abandonar Portugal

Todos os anos, 75 mil pessoas deixam o país. Dispersa pelo mundo, a diáspora portuguesa mostra neste documentário o que pensa e o que sente. São jovens, socialmente bem instalados que emigram para a Suíça, França,Reino Unido ou Estados Unidos da América e que falam da sua experiência fora do país.

Ciclo de cinema sobre a Palestina na Livraria-bar Gato Vadio ao longo do mês de Fevereiro (dias 5,13,19 e 27)

Clicar por cima da imagem para ler em detalhe


Em colaboração com a livraria Gato Vadio, o Grupo de Acção pela Palestina (GAP)
promove um ciclo de cinema sobre a Palestina e o conflito no Médio-Oriente que se prolonga ao longo do mês de Fevereiro.

Apresentação do GAP, por Ana da Palma

Sábado, 5 de Fevereiro, 22h00

Projecção do filme Intervenção Divina, de Elia Suleiman (93')

França/Alemanha/Marrocos/Holanda/EUA, 2002

Legendas em Português

Nazaré: depois de o Pai Natal ser perseguido e violentamente atacado por um grupo de crianças, somos apresentados ao dia-a-dia de diversas personagens, através de segmentos curtos e recorrentes. Mais tarde, acompanhamos E.S (Suleiman), nas suas viagens de casa para o hospital, onde visita o pai, mas sobretudo num terreno baldio, junto a um posto de controlo entre as cidades de Ramallah e Jerusalém, onde se encontra com a namorada (Khader). Ele, vindo de Jerusalém, e ela, de Ramallah, estacionam os carros lado a lado e observam a rotina do posto de controlo que se estabeleceu no meio das suas vidas. À realidade contrapõe-se a fantasia.

Elia Suleiman dirige um filme repleto de contra-sensos e de ironias, onde aborda uma situação séria e problemática através de quadros isolados plenos de humor burlesco.

O cinema comunitário do mês de Fevereiro é dedicado ao tema da imigração e das fronteiras ( sessões nos dias 4,11,18,25 de Fev.)


CINEMA COMUNITÁRIO: Calais, Fronteiras e Migração

Quatro sessões de cinema sobre o tema migração! Duas sessões de ficção, duas de documentários, queremos discutir sobre o tema e aproveitar para falar da resistencia e solidariedade, autónoma e directa, da rede No Borders para com os migrantes, mais precisamente em Calais.


A primeira e terceira sessões na CasaViva, a segunda e última no Terra Viva! Sextas-feiras, às 22h00.


4 fevereiro, 22h00 entrada livre na Casa Viva, Praça Marquês do Pombal,167 - Porto



I. Calais - No Border (Documentários)


They are Human Beings, de Matthieu Quillet (61')
França, 2009, Francês com legendas em Inglês.
Calais, entre Junho e Outubro de 2009, este documentário acompanha activistas e migrantes sem papeis desde o inicio do No Border camp até ao desalojo das ultimas okupas e jungles no inicio dum dos invernos mais rigorosos na cidade.


The Hardest Winter in Calais, de Calais Migrant Solidarity (10')
França, 2010, em Inglês
Sobre a situação dos migrantes que dormiam em Calais e arredores no inverno 2009/2010.
http://calaismigrantsolidarity.blogspot.com


Escape from Calais, de Calais Migrant Solidarity (3')
França, 2010, em Inglês
No Borders e United Struggle Project, hip-hop in Calais

Lembrar a revolta do 3 de Fevereiro de 1927 no Porto contra a ditadura militar instaurada pelo golpe de 28 de Maio




A 3 de Fevereiro de 1927 eclodia no Porto uma revolta militar republicana -participada por sectores civis armados -anarco-sindicalistas da antiga CGT, anarquistas, comunistas e outros - contra o regime saído do "28 de Maio", de 1926. A cidade do Porto esteve cercada pelas tropas do governo e foi bombardeada a partir do lado de Gaia.

Esta data e este acontecimentos vão ser recordados por iniciativa da Oficina de História Viva da assoiação TERRA VIVA!AES, Círculo de Estudos Sociais Libertários, AIT-SP (Associação Internacional d@s Trabalhadoras/es -secção portuguesa), e SOV-Sindicato de Ofícuios Vários -Porto.

QUINTA, 3 de Fev.2011 - 21:30h

Sessão de informação e debate aberto: "O 3 de Fevereiro no Porto: os seus heróis,os seus traidores e o "reviralho" - c/ lançamento do projecto "REVOLU(CAN)ÇÃO-2011" ,c/apresentação de canção revolucionária dos anos 20- música e texto
(na nossa sede - Rua dos Caldeireiros, n.º 213 -PORTO -à Cordoaria)


SÁBADO, 5 de Fev.2011 - 14:30 h.

Visita guiada pela "Trilha Histórica do 3 de Fevereiro de 1927"
- c/distribuição de FOLHETO-GUIA a participantes
(encontro às 14:30 h na nossa sede)

Associação Terra Viva - R. dos Caldeireiros, 213 ( perto da Torre dos Clérigos) - PORTO

http://terraviva.weblog.com.pt

Piquenique por uma vida simples e solidária na Quinta dos milagres, Sargaçal, Lagos ( dia 5 de Fev. entre as 10h. e as 17h.)


Piquenique de uma vida Simples e solidária
Sábado, 5 de Fevereiro • 10:00 - 17:00

Local - Quinta dos Milagres, Sargaçal - Lagos
Vamos encontrar-nos, mais uma vez, para conversar e conviver.

Desta vez a ideia é falarmos sobre a criação de uma rede local de entre ajuda. Uma coisa simples: marca-se uma data e lá vamos nós ajudar uma quinta das redondezas, no mês seguinte vamos a outra!

O que trazer: Comida e bebida para partilhar, copos, pratos, talheres.

Até já ;)

www.facebook.com/#!/event.php?eid=157273094322724