26.4.08

Pela solidariedade internacional dos trabalhadores - 1º de Maio libertário


O único anarquista ( a propósito do livro anarquismo urgente de Edson Passetti)

O único é um anarquista que deixou de ser reformador social.
Vive na associação combatendo desigualdades, conservadorismos, os ismos que engrandecem autoridades superiores, os seus íntimos e os devotos das obediências.

O único é um insurgente que não impede as experimentações de outros anarquistas, ao contrário, incentiva-as. O seu alvo é obstruir absolutos e confirmar éticas potencializadoras e intensificadoras de liberdades.

Anarquizar os anarquismos! Eis um fluzo de riscos constantes e veementes na história do presente. Ultrapassando limites, vivendo limiares.



DE:
O anarquismo urgente, de Edson Passetti
Edições Achiamé - 2007

http://www.livrosachiame.blogspot.com/

http://www.nu-sol.org/

Ecopista unirá Galiza e Portugal (33 km entre Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Laza) e amanhã abre o percurso pedestre de Tresminas


Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Laza, na Galiza, vão ficar unidas através de uma ecopista com 33 quilómetros, um projecto que vai aproveitar parte da desactivada Linha do Corgo.

A ecopista aproveita o ramal ferroviário do Corgo entre Vila Pouca de Aguiar e Chaves, estendendo-se depois pela margem do rio Tâmega até Laza.
Ao longo da via serão instalados equipamentos de apoio, nomeadamente estacionamento para bicicletas e infra-estruturas sanitárias, prevendo-se ainda a recuperação e adaptação de estações, apeadeiros ou pontes e a aquisição de equipamento de apoio virtual, como audioguias e sistemas de GPS.


Note-se que hoje já existe uma ciclovia entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas de 6 Km, tendo uma grande frequência e adesão da população



Rede Municipal de Percursos de Vila Pouca de Aguiar


A Rede Municipal de Percursos de Vila Pouca de Aguiar inclui 14 percursos pedestres de pequena rota (PR), um percurso pedestre de grande rota (GR), um percurso equestre (PE) e um percurso cicloturístico (PC), completando a mais extensa rede de trilhos sinalizados, a nível nacional. Com esta infra-estrutura, pretende-se fomentar o conhecimento do território e a valorização dos recursos naturais e sócio-culturais, promovendo, simultaneamente, a conservação do património viário tradicional.




Aprentação do Percurso pedestre das Minas de Tresminas ( Vila Pouca de Aguiar)


Na Festa da Primavera – Culto da Deusa Romana Nabiae

Apresentação de Percurso Pedestre Ecológico

Junto ao Complexo Mineiro de Tresminas


No dia 27 de Abril de 2008 será feita a inauguração de um percurso pedestre guiado no Complexo Mineiro Romano de Tresminas, concelho de Vila Pouca de Aguiar, num vale de elevada beleza paisagística, no fundo do qual se localiza a pitoresca aldeia de Ribeirinha.
O percurso intitula-se “Natureza e História dos Romanos em Tresminas” e procura dar a conhecer aos visitantes o rico património arqueológico, paisagístico e biológico que actualmente observamos e o que existiu no tempo da ocupação romana. Biólogos e arqueólogos procurarão mostrar-lhe, não só o interior das galerias, como toda a zona envolvente de uma forma diferente, chamando a atenção para pormenores que normalmente nos passam ao lado.

A data escolhida tem em conta o mês em que os romanos celebravam a Primavera e faziam o culto à Deusa Nabiae. Esta era a deusa mais importante no norte da Lusitânia e fertilizadora da natureza, das águas, das fontes, dos rios e dos bosques.

O culto de Nabia é actualmente relacionado com “região afundada entre montanhas”, podendo estar ligado à mineração, especialmente porque uma das inscrições de Três Minas, local de “covas entre montes”, por excelência, é dedicada a Nabiae.

O passeio guiado inicia-se às 10h no parque de estacionamento das minas romanas. Os primeiros três km no sentido descendente, permitem a visita a uma das Cortas e Galerias, e culminam na aldeia de Ribeirinha para um piquenique de confraternização; segue-se a segunda parte do percurso no sentido ascendente, depois do almoço, para visita a outra das Cortas, de regresso ao início do percurso.

A participação no passeio é gratuita e o piquenique campestre, às 13H, na aldeia de Ribeirinha, terá o valor de 10 euros. As inscrições estão abertas até ao dia 24 de Abril, através dos números 936076979 (Duarte Marques) ou 259433146 / 918120257 (Clara Espírito Santo e Sandro Freitas).


Tema: Festa da Primavera – Culto da Deusa Romana Nabiae
Local: Minas Romanas em Tresminas, concelho de Vila Pouca de Aguiar
Data: Domingo, 27 de Abril de 2008

Hoje pode-se ver um documentário seguido de debate sobre a Venezuela ( no Porto é na Casa Viva às 15h.)

Porto, às 15h.
Casa Viva no Porto
Praça Marquês de Pombal, nº 167 - edifício velho ao lado da Igreja


Lisboa, às 15h.
Biblioteca-Museu República e Resistência
Rua Alberto de Sousa, nº10 -
metro cidade universitária


Em discussão estarão temas como as conquistas sociais em matéria de educação, alfabetização, saúde, os conselhos comunais, o controlo operário, a autogestão, o socialismo do século XXI e o poder popular.

Iniciativa do colectivo Tirem as Mãos da Venezuela, organização de solidariedade revolucionária ligada à campanha internacional Hands Off Venezuela.

O 25 de Abril de 1945 marca o derrube do fascismo em Itália

Em 25 de Abril de 1945 os guerrilheiros (partisanos) anti-fascistas italianos libertam Milão da ocupação nazi-fascista. Um pouco por todo o norte de Itália a população insurge-se e criam-se zonas livres mesmo antes da chegada das tropas dos exércitos aliados. As tropas nazis não têm outra solução que não seja bater em retirada levando consigo os seus apaniguados italianos colaboracionistas.